DDS Ergonomia


Hoje, abordaremos sobre o DDS Ergonomia. Confira!

Ergonomia é o cuidado com as condições de trabalho, fazendo com que a tarefa a ser executada se adapte à pessoa e não a pessoa à tarefa. Diferentemente do que muitos pensam, em qualquer ambiente produtivo há riscos à saúde. Por isso, DDS sobre ergonomia é fundamental para conscientizar os colaboradores sobre a forma correta de desempenhar suas tarefas.

O conforto do trabalhador para desempenhar suas funções está diretamente ligado à sua relação com o trabalho. Quanto mais confortável for o desempenho da tarefa, melhor será sua relação com o trabalho. Por isso, a ergonomia é tão importante.

Comumente ela é dividida em três nichos:

  • Ergonomia física: relacionada à atividade física desempenhada pelo trabalhador e suas consequências ao corpo.
  • Ergonomia cognitiva: preocupa-se com processos mentais (percepção, memória, raciocínio).
  • Ergonomia organizacional: trabalha com a estrutura organizacional, política e processos da empresa e os impactos no dia-a-dia dos trabalhadores.

A ergonomia é um conjunto de ações que buscam melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador.

Problemas dos Ambientes Ergonomicamente Despreparados

Quando o ambiente de trabalho não é ergonomicamente adequado, os trabalhadores correm inúmeros riscos, que vão desde pequenas lesões por esforço repetitivo ou excessivo, até acidentes graves.

As lesões por esforço repetitivo (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são as doenças mais comuns relacionadas à falta de ergonomia. Seus níveis de intensidade podem variar de 1 (quando são leves e há cura) até 4 (quando são críticos com dores insuportáveis, comprometimento dos movimentos e sem cura). As lesões podem ser geradas por uso inadequado dos equipamentos, postura incorreta ou até uso prolongado sem pausas ou alongamentos.

Iluminação é outro fator avaliado do ponto de vista ergonômico. Além de causar danos à visão, pode impactar na baixa da produtividade. Ruídos e mudança de temperatura também influenciam na produtividade.

A coluna é uma das partes do corpo que mais sofre com a falta de cuidado. Seja na maneira de sentar, de abaixar e levantar, de erguer ou abaixar objetos, ela é sobrecarregada todo o tempo. Às vezes, movimentos imperceptíveis e rotineiros causam danos irreversíveis. A DDS sobre ergonomia pode ser uma importante ferramenta de prevenção. Através dela é possível ensinar e conscientizar os colaboradores sobre as posturas corretas para evitar lesões.

Ergonomia e Conforto

Para minimizar o risco de lesões e acidentes, você pode tomar medidas simples no seu dia-a-dia:

  • Sente-se com postura ereta. Ajuste o encosto da cadeira para que haja contato entre ele e a parte mais curvada das costas. Se a cadeira tiver braços, regule-os de forma que você não precise ficar com os braços encolhidos ou esticados para usá-los. Sua posição deve ser a mais relaxada possível. Alterne as posições com frequência, evitando ficar muito tempo na mesma posição.
  • Alterne o uso do mouse com o teclado. Isso proporciona relaxamento e recuperação dos nervos e tendões. Evite movimento dos ombros para utilizar o mouse, por isso mantenha-o próximo ao teclado.
  • Caso sua cadeira precise ficar alta para usar o descanso dos pulsos, use um descanso para os pés para apoiar as pernas.
  • O monitor precisa estar posicionado a uma distância entre 45 e 75 cm dos olhos.
  • Muito tempo em frente ao computador causa tensão nos músculos dos olhos. De tempo em tempo, fixe o olhar em um ponto distante para descansar. Evite luz refletindo na tela. Não se esqueça de piscar. Isso irá prevenir uma série de desconfortos e lesões nos olhos.
  • Mantenha a temperatura do local de trabalho agradável. Plantas ajudam a manter o local úmido.
  • Sempre utilize os equipamentos necessários e siga as normas de segurança.
  • Caso esteja fazendo uso de algum medicamento que cause sonolência, não opere máquinas ou realize trabalho em altura.
  • Não ingira bebidas alcoólicas no horário de trabalho.
  • Não deixe nenhum objeto obstruindo a saída da mesa.
  • Sempre que fizer uma pausa, alongue-se.

Seguindo essas dicas, seu ambiente de trabalho ficará muito mais saudável. Faça boas escolhas e garanta sua saúde!


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