A Importância da Educação Ambiental nas Empresas


Saiba a importância da educação ambiental nas empresas.

Primeiramente, é importante entender o que é “Educação Ambiental”. No Brasil existe a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99, que conceitua como sendo os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

As leis ambientais brasileiras são demasiadamente ricas em seu conteúdo e de extrema importância, que como cidadãos devemos conhecer, aplicar, difundir e fomentar o seu contexto.

É indispensável ressaltar e destacar os princípios básicos da educação ambiental que se encontra no artigo 4 da lei:

O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

O pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

A garantia de continuidade e permanência do processo educativo;

A permanente avaliação crítica do processo educativo;

A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

Vale ressaltar que essa Lei é direcionada para a implantação no ensino educacional, traduzindo a questão de educação ambiental, deve ser discutida e difundida entre todas as disciplinas e todas as séries.

Porém, sem desmerecer os valores que estão abarcados nos incisos descritos acima, se a educação ambiental fosse encarada dessa forma e a sociedade aplicasse tais princípios, não estaríamos passando por problemáticas ambientais tão significativas capazes de atingir todos os públicos em diversas esferas.

A nível empresarial, desde a revolução industrial, o meio ambiente tem gemido por tais consequências proferidas do homem. Nos últimos tempos, após o conceito de desenvolvimento sustentável, o governo e o corpo diretivo das empresas buscam desesperadamente atingir metas ou minimizar seus impactos ambientais.

⇒ Leia também: Dicas de Sustentabilidade Ambiental nas Empresas.

Então, cabe a cada indivíduo assumir sua culpa e atitude e agir de forma diferente no que tange a responsabilidade ambiental. Por isso, a educação ambiental nas empresas, traz consigo uma parcela significativa de mudança positiva na sociedade.

A educação ambiental faz parte da política da empresa, quebrando paradigmas, formando cidadãos conscientes, fabricando produtos de qualidade e com menor impacto ambiental, satisfazendo seu público externo.

A educação ambiental nas empresas, traz consigo a ação de cada indivíduo, acompanhe algumas diretrizes:

  • Seja crítico;
  • Seja consciente;
  • Opine;
  • Respeite as leis e normas;
  • Seja um agente multiplicador;
  • Seja um educador;
  • Acompanhe as inovações e mudanças;
  • Participe.

Com ações de educação ambiental nas empresas é possível proporcionar um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida, ambiente mais seguro, amigável, agradável e toda a companhia sai ganhando, proporcionando maior valor a sociedade e de forma indireta, o desenvolvimento sustentável, perfeito para a sociedade e melhor ainda para as futuras gerações.

Não perca tempo, mobilize seu bairro, a sociedade, cobre das autoridades, participe de ações ambientais públicas, enfim, faça a diferença, a educação ambiental depende de cada um de nós.


Veja também

Comentário