DDS Proteção dos Olhos

Hoje, o Diálogo Diário de Segurança – DDS é sobre a proteção dos olhos no ambiente de trabalho.

Proteger os olhos é tarefa primordial no dia-a-dia. Afinal, são eles que nos mostram o mundo. Você já imaginou sua vida sem a visão?

Faça um teste: feche os olhos e imagine sua vida dessa perspectiva. Como seria sua locomoção no espaço onde está? Qual o grau de dificuldade que enfrentaria? Você consegue se lembrar de todos os objetos localizados nesse espaço em que está e situar com precisão a saída? Se você ficou em dúvida, em um desses questionamentos, conseguiu perceber a importância da visão.

Sem a visão, deixamos de perceber cerca de 80% do que nos cerca. Proteger os olhos deve ser uma de suas prioridades e não apenas no ambiente de trabalho.

Dados apontam que 20% dos acidentes registrados, especialmente com equipes de manutenção, envolvem os olhos. É a quinta parte do corpo mais atingida por acidentes de trabalho. Na maior parte dos casos, felizmente são lesões leves e reversíveis. Ainda segundo estudos, 90% dos acidentes poderiam ser evitados se os equipamentos adequados fossem utilizados. Para isso, faz-se necessária a disseminação da informação, pois a informação é a principal arma na proteção dos olhos.

Riscos aos Olhos

Embora o risco desse tipo de acidente exista em todas as profissões, algumas são mais propensas. Trabalhadores da indústria metalúrgica, de mineração, têxtil, transportes, artes gráficas, construção civil, mecânica, marcenaria e indústria química são os mais expostos a sofrer com partículas e produtos nos olhos. Os principais agressores que colocam a proteção dos olhos em risco são: partículas projetadas por esmeril, policorte, serra circular e máquinas de solda.

Mas hoje também aumentou consideravelmente o número de pessoas com a Síndrome da Visão no Computador (CVS), que traz como sintomas ardência, dor de cabeça, visão embaçada e sensação de areia nos olhos. É o famoso cansaço visual, responsável por diminuir em até 20% a capacidade produtiva de um trabalhador.

Principais Lesões Oculares

As principais lesões são:

  • Penetrantes: quando há perfuração do globo ocular, geralmente provocado pro objetos pontiagudos.
  • Contusos: quando o globo ocular é pressionado para dentro da cavidade, normalmente em batidas ou socos, lesionando as estruturas internas do olho.
  • Fratura: quando a órbita ocular é fraturada, há aumento da pressão ocular, causando vários problemas à pessoa.

Proteja seus Olhos

Para quem trabalha muito em frente ao computador, a recomendação é que se realize pausa a cada duas horas trabalhadas. Nesse período de descanso, pisque voluntariamente e direcione o olhar para longe, para uma janela, por exemplo. Outra recomendação de proteção dos olhos é nunca posicionar o computador diante de uma janela. O excesso de luz seria duplicado nesse caso. Porém, não se deve trabalhar em ambiente escuro. O contraste da tela iluminada com o ambiente escuro também faz mal aos olhos.

Para quem trabalha em ambiente propício à liberação de partículas ou produtos químicos, a norma é utilizar sempre óculos de proteção. Os mais utilizados são os óculos feitos com lentes de vidro temperado ou vidros laminados plásticos. Para ser aprovado, o equipamento deve ser confeccionado segundo as normas da ABNT e possuir o certificado de aprovação. Quem faz uso de óculos de grau não está dispensado do equipamento de proteção dos olhos. No EPI pode ser feita a correção ótica necessária ou o uso de óculos de sobreposição (óculos de sobrepor).

Ao utilizar serras e outros equipamentos que gerem partículas, proteja seus olhos com os óculos e também com coifa ou parede, que são um tipo de proteção colocado em cima da serra que limitam as áreas de lançamento das partículas. Essa medida evita acidente com o operador e também com os colegas que estão no entorno.

Em alguns casos, recomenda-se o uso da máscara de proteção total, especialmente contra partículas quentes ou que saiam em alta velocidade.

Procure um oftalmologista para check-up anual e mantenha a saúde dos seus olhos.

Proteja seus olhos cuidando dos seus óculos

Há diversos tipos de protetores: contra radiação luminosa, contra partículas multidirecionais, facial, contra impacto, contra respingos, com lentes escuras para radiações luminosas. Mas todos eles precisam ser usados corretamente e deve-se ter cuidado em sua manutenção.

  • Os óculos devem ajustar-se perfeitamente ao rosto. A haste ou elástico deve mantê-lo firme, mas sem machucar.
  • Ao colocar ou retirar não os segure apenas por uma haste, mas pelas duas ao mesmo tempo.
  • Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio. Não as deixe em contato com qualquer superfície. Use produto desembaçante quando necessário.
  • Não guarde no bolso ou transporte com ferramentas e outros materiais.
  • Não deixe próximo a fontes de calor ou onde possa sofrer respingos de qualquer natureza.
  • Não use óculos com defeitos.

A saúde dos seus olhos não tem preço. Segurança é responsabilidade de todos.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais