DDS Furadeira e Parafusadeira

Hoje, o DDS é sobre a utilização da furadeira e parafusadeira, ambos equipamentos que exigem alguns cuidados. Confira!

As furadeiras e parafusadeiras são equipamentos muito utilizados em serviços de instalações e manutenção.

Há diversos modelos disponíveis no mercado com características diferenciadas para atividades específicas. Para garantir a segurança na operação dessas ferramentas, o operador deve ter lido atentamente o manual de instruções do modelo. Quanto mais recursos, maior deve ser o cuidado com a ferramenta.

No caso da furadeira, a escolha da broca deve ser feita a partir do serviço a ser executado. Evite improvisações para evitar acidentes. Brocas de vídia são indicadas para perfurações em alvenaria. Brocas de aço carbono perfuram madeira. Já brocas de aço rápido perfuram metal.

No caso da parafusadeira, também há vários modelos disponíveis no mercado. Sua principal diferença é em relação à voltagem. Quanto maior a voltagem, maior a potência da parafusadeira. É a potência que determinará a ferramenta mais adequada para cada tipo de serviço. A duração da bateria e tempo de recarga também influencia na escolha do equipamento.

Uso correto da Furadeira e Parafusadeira

Para uso da furadeira ou parafusadeira, a dica mais importante é não aplicar força desnecessária contra a superfície a ser perfurada ou parafusada, pois pode danificar o equipamento e provocar acidente.

Para a furadeira, use sempre broca afiada e não obstrua a saída de ar. Ao inserir a broca na furadeira, mantenha-a desligada e fora da tomada, posicione-a em pé e encaixe a broca no mandril. Alinhe e aperte com as mãos. Depois trave a broca com a chave de mandril nas três posições. Certifique-se de que está bem presa para evitar que se solte durante o serviço.

Sempre segure o equipamento com firmeza e mantendo o eixo desejado. Isso evitará que o furo fique maior do que o desejado, deixando buchas e parafusos frouxos ou que venha a espanar os parafusos.

Máscara, protetor auricular, óculos, avental e calçados de segurança são os equipamentos de proteção recomendados durante a utilização da furadeira.

Passo-a-Passo da Segurança

  • O primeiro cuidado a ser tomado é em relação ao cabo de energia antes de ligar a ferramenta à tomada;
  • Verifique se o cabo não está cortado, danificado ou partido. Isso evitará choque elétrico;
  • Sempre identifique a voltagem da furadeira e parafusadeira;
  • Mantenha o equipamento longe da água e de locais que possam estar molhados, como pias e banheiras;
  • Mantenha os fios longe de objetos cortantes para evitar curto circuito;
  • Evite roupas largas e adornos que possam se enroscar na furadeira e parafusadeira causando acidentes;
  • Mantenha a área de trabalho sempre limpa, organizada e bem iluminada. Esses cuidados reduzem o risco de acidentes.
  • Verifique sempre se o botão liga/desliga está funcionando e mantenha-o sempre desligado quando for colocar a ferramenta na tomada.

Segurança é primordial em qualquer atividade. Cuidados simples fazem toda a diferença na execução das atividades, cuide de sua vida e dos que te cercam.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais