O que é ISO 45001?

Você conhece a ISO 45001? Antes de falar sobre essa norma, é preciso citar a OHSAS 18001, essa você conhece, não é?

Occupational Health and Safety Assessment Services (OHSAS), Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional é uma norma Britânica, criada para ser uma ferramenta com o objetivo de oferecer orientações para organizações que queiram implantar, cumprir e auto-avaliar seu desempenho no que tange os procedimentos de saúde e segurança do trabalho.

Assim como qualquer norma ou lei, são requisitos de cumprimento mínimo, ou seja, é uma grande responsabilidade a empresa adotar uma norma com a intenção de melhorar suas práticas de saúde e segurança, e o que a norma determina é o mínimo a ser cumprido, podendo ser adotadas ações com um potencial muito mais elevado do que está sendo determinado.

Qualquer empresa não importando o nível, número de funcionários ou segmento, pode adotar o cumprimento da norma, são inúmeras vantagens, como competitividade, controle sobre os riscos ambientais existentes, funcionários mais sadios e satisfeitos, qualidade de vida no trabalho, entre outros elementos.

A organização precisa determinar uma política de saúde e segurança no trabalho e objetivos relacionados ao perfil da empresa a tal questão.

O processo é simples, é composto pelo planejamento, implantação e operação, verificação e controle, e por fim, a análise crítica por parte da alta direção da empresa.

A adoção e implantação dessa norma demonstra a preocupação por parte da alta direção com a integridade física de seus funcionários e também terceiros, engloba todo o corpo de membros, ou seja, é de fundamental relevância que os funcionários façam parte e participem das novas práticas.

Toda essa mudança proporciona grandes melhorias e benefícios, como:

  • Melhores práticas de operação;
  • Análise, avaliação e controle dos riscos ambientais;
  • Diminuição no número de acidentes e doenças ocupacionais;
  • Redução de gastos e inatividade;
  • Maior produtividade;
  • Maior participação e motivação dos funcionários;
  • Competitividade por meio da conformidade.

A norma OHSAS 18001 é utilizada ao redor do mundo, porém, o número de acidentes do trabalho tem aumentado drasticamente, com base nisso a International Organization for Standardization (ISO) está determinando um novo padrão de boas práticas de saúde e segurança do trabalho.

Uma comissão de especialistas na área desenvolveu essa nova norma com base nos padrões da ISO 9001 e 14001, sem desconsiderar a OHSAS 18001, entre outras do setor, em especial as da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Houve a necessidade de adequar a nova norma as demais já existentes da ISO em função de muitas corporações adotarem o Sistema de Gestão Integrada (SGI), ou seja, implantar as normas integradas, em conjunto.

A proposta da nova norma ISO 45001 é seguir o padrão do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), sendo:

 O que é ISO 45001? - Blog Segurança do Trabalho

E, por fim, Avaliação e Desempenho e Melhorias, que são as fases onde os auditores internos da implantação e alta direção, devem assumir e tomar as devidas medidas preventivas e/ou corretivas.

O objetivo é diminuir o número de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais por meio da adoção da norma pelo maior número de empresas.

A Norma 45001 está prevista para ser publicada em outubro de 2016. Vale a pena associar e adotar tudo o que diz respeito a diminuição do sofrimento humano considerando o meio ambiente e a economia.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais