Bota de Segurança


Quem não se lembra daquela bota de quando íamos para o jardim de infância?

Mães e avós costumavam calçar as crianças com tais botas com o intuito de proteger os pés, evitando que molhassem e/ou machucassem.

A bota de segurança é um item imprescindível no que tange a segurança no trabalho é conceituada como um equipamento de proteção individual (EPI), portanto um requisito de prevenção.

Como qualquer outro EPI é obrigação do empregador fornecer e um direito e obrigação do empregado utilizar, e o seu uso requer alguns critérios, como:

  • Seu uso é pessoal e intransferível, em hipótese nenhuma utilize bota de outra pessoa.
  • A higienização deve ser adequada.
  • Não deixe a bota molhada.
  • Guarde em lugar livre de umidade e calor excessivo, isso evita a proliferação de bactérias.
  • Nunca use sem meias.
  • Use meias de algodão, evite as sintéticas, pois com o suor dos pés, é grande a chance de adquirir alguma infecção.
  • Utilize a bota apropriada para a função.
  • Ao sinal de desgaste, troque-a.

O uso comum do calçado em geral de segurança pode ser para proteção contra impacto de quedas de objetos, choques elétricos, agentes térmicos, agentes cortantes e escoriantes, umidade proveniente de operações com uso de água, contra respingos de produtos químicos, entre outros.

⇒ Leia também: DDS Óculos de Segurança.

A bota de segurança pode ser utilizada em conjunto com demais EPI’s ou se for o caso, restritamente se não houve necessidade dos demais, pode ser utilizada sozinha.

Assim como os demais EPI’s, o equipamento precisa ter o certificado de aprovação, ao entregar ao funcionário, é necessário receber treinamento adequado, utilizar, armazenar e higienizar de forma correta, nunca levar para casa e quando necessário realizar a troca no setor de segurança da empresa.

Se houve qualquer inconveniente em relação ao conforto, adaptação ou equipamento inapropriado, é necessário comunicar o departamento de segurança e requerer providências imediatas.

Assim como há uma bota de segurança específica para cada atividade, no mercado também é possível encontrar diversos modelos, masculino e feminino, a concorrência oferece tantas opções que há modelos de botas que nem parecem com equipamentos de segurança e sim um item de moda.

Seu uso é indispensável e de extrema importância a utilização adequada. Segurança, qualidade de vida e saúde em primeiro lugar!


Veja também

Comentário