A importância do Capacete de Segurança


Capacete de segurança, como o próprio nome sugere, é um Equipamento de Proteção Individual – EPI para uso exclusivo e proteção da cabeça.

Seu uso é exclusivamente individual, de acordo com as disposições do fabricante e ao treinamento ministrado ao receber esse dispositivo.

Sua finalidade é proteger a cabeça contra choques com objetos que possam cair sobre a cabeça, contra choques elétricos e possíveis quedas com impactos em superfícies rígidas. A cabeça, embora seja uma área rígida, é bem sensível e concussões podem provocar diversos danos a saúde do trabalhador, inclusive de cunho irreversível.

Concussões na região da cabeça podem causar traumatismos cranioencefálico ao qual não chega a provocar hematomas, porém mais tarde podem provocar uma alteração no cérebro, desmaios, confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória, dor de cabeça forte, entre outros sintomas, prejudicando assim, seu bem estar.

Para tanto, como prevenção a um risco tão comum, em especial na área da construção civil, o melhor embasamento é a Norma Regulamentadora nº 06, que trata dos Equipamentos de Proteção Individual, entre eles o capacete de segurança.

Empresas que apresentam riscos ambientais, em seu Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) adotam medidas preventivas para evitar danos e consequências mais graves, sendo assim o mais indicado, o uso de capacete de segurança para proteger essa região.

Contudo, é dever do empregador fornecer e obrigação do empregado usar e usá-lo de maneira correta, conforme o treinamento recebido, manter sua integridade para aumentar seu tempo útil de vida, preservação e eficácia e também manter a adequada higienização.

⇒ Leia também: EPI Danificado ou Extraviado – O empregado é obrigado a pagar?

Seu uso, sendo bem conservação é de longa duração, e alguns requisitos devem ser atendidos, como, verificar se o equipamento possui o Certificado de Aprovação (CA), sendo de fabricação nacional ou internacional e o selo do INMETRO.

É notório a importância do uso do capacete de segurança, cumprir as normas e garantir uma boa qualidade de vida no trabalho, com segurança e evitando possíveis infortúnios.

Alguns fatores que potencializam a importância do capacete de segurança:

  • Protege a cabeça de impactos indesejados;
  • Preserva a integridade da saúde do trabalhador caso o mesmo tenha sofrido algum tipo de impacto;
  • Proteção contra o sol, para os trabalhos externos;
  • Atendimento das normas legais vigentes;
  • Proteção contra choques elétricos;
  • Visitantes em áreas que exijam a utilização do mesmo;
  • Seu uso não é de exclusividade de trabalhadores, a segurança também é garantida para esportistas e indivíduos comuns que necessitem usar para pequenos reparos, por exemplo.

Caso haja qualquer desconforto, equipamento danificado, dúvidas na utilização, o funcionário deve recorrer ao técnico de segurança no trabalho ou ao SESMT imediatamente, onde irá receber orientação ou um equipamento com a mesma eficácia, porém que se adeque ao indivíduo para que seu trabalho continue proporcionando segurança e produtividade.

Portanto o capacete de segurança é um dispositivo indispensável como qualquer outro EPI, então use-o com responsabilidade e garanta sua proteção, saúde e integridade, proporcionando também, felicidade a sua família.


Veja também

Comentário