Os Desafios do Profissional de Segurança do Trabalho

Normalmente, quando se é criança tem-se o desejo de salvar o mundo, em especial, baseando-se nos principais super-heróis, desperta essa fantasia de que se é imbatível e que tem poder de fazer qualquer coisa.

Ser um profissional da área de segurança do trabalho não é diferente, é como ser um anjo da guarda dos funcionários, empresa e meio ambiente.

Porém, como qualquer outro mortal, os desafios estão à frente, até mesmo os super-heróis possuem suas fraquezas e aquele desafio que o tornará mais forte para vencer e quem sabe, conquistar o mundo.

Em tempos de crise e globalização, não basta ser um profissional, é necessário ser – o profissional – para ganhar, manter e/ou crescer no mercado de trabalho, portanto para quem escolher ser um profissional da área de segurança e saúde do trabalho, como o técnico em segurança no trabalho, será necessário enfrentar alguns desafios oriundos da área.

Desafios

Todos nós fomos destinados a enfrentar desafios, desde o nascimento, pois se é retirado da condição de conforto da barriga da mãe para se enfrentar um mundo totalmente novo e diferente do que estava acostumado.

Assim como em qualquer profissão, o profissional de segurança do trabalho irá enfrentar alguns desafios, como:

  • Atualizar-se, sempre. Em especial, por ser uma área totalmente baseada em leis e normas, o profissional precisa estar atualizado, pois as mesmas, sofrem alterações praticamente todos os dias e para ser um bom super-herói é necessário acompanhar as mudanças ocorridas no dia a dia.
  • Gestão de pessoas. O profissional de segurança do trabalho irá atuar diretamente no contato com os indivíduos da empresa e sociedade, da alta direção da empresa, até os vizinhos da edificação e familiares dos funcionários. Portanto, é necessário, gostar de pessoas, ter um bom relacionamento. Afinal, todos gostam do seu anjo da guarda.
  • Boa comunicação. Por se tratar de estar diretamente relacionado com gestão de pessoas, é preciso saber se comunicar bem com todos, falar a língua de cada um, ser paciente, calmo ao falar. É recomendável realizar um curso de oratória, principalmente para os tímidos. Leia mais, assim, é possível aumentar o vocabulário e saber utilizar os conceitos técnicos na hora certa. Linguagem apropriada para a alta direção até o chão de fábrica. Ser desinibido para falar com as pessoas ou realizar treinamentos, palestras, conferências etc.
  • Ser persuasivo. Todo super-herói é persuasivo, por isso toda criança e até alguns adultos, querem ser como seu personagem favorito. Por se tratar de uma área que trabalha muito com prevenção, é necessário se fazer ser entendido, pois o profissional de segurança do trabalho é um educador, um formador de opinião, então a mensagem transmitida precisa ser captada, entendida e executada.
  • Mercado de trabalho. O profissional da área de segurança do trabalho tem uma vantagem em relação a outros profissionais, pois decorrente ao número de funcionários e o grau de risco da empresa, a mesma tem obrigatoriedade legal de contratar um profissional da área, porém vai mais além, é necessário ter amor e paixão pelo o que se faz.

⇒ Leia também: A importância dos Cursos na área de Segurança do Trabalho.

Se você é ou está pensando em ser um profissional da área de segurança do trabalho, vá em frente, desafios, todos nós enfrentamos, mas o importante é como vamos lidar com cada um deles e o legado que deixaremos em cada conquista e ao longo da carreira será indiscutivelmente gratificante. Portanto, Boa sorte!

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais