DDS Trabalho em Equipe


Quando se é criança há um bombardeio de perguntas como, “O que você vai ser quando crescer?”. Isso é ótimo, estimula a criatividade da criança, incentiva a influência dos pais, pois muitos acabam seguindo a profissão do pai ou da mãe.

Mas, uma coisa que não se preocupam, é em relação ao relacionamento, as crianças até que brincam com os amiguinhos, mas conforme vão crescendo, tem a tendência de se isolarem, pois os anos vão passando, os amigos vão mudando de escola, até escolhem profissões diferentes, vão para universidades distintas ou se tornam competidores e concorrentes quando escolhem a mesma profissão.

Porém, aprender a relacionar-se com pessoas é uma tarefa imprescindível para qualquer ser humano. Essa necessidade torna-se ainda muito mais premente no contexto do relacionamento dentro de uma organização.

Contudo, trabalho em equipe não se restringe somente a organização, pois, podemos dizer que trabalho em equipe é um esforço coletivo para se atingir um alvo em comum.

Estamos falando em qualquer tipo de coletividade, como igreja, amigos, família, colegas de trabalho, organizações, associações, entre outros.

Trabalho em equipe, por se tratar de relacionamento entre pessoas de diferentes ideias, etnias, interesses, conhecimentos etc consiste em:

  • Respeito mútuo;
  • Ouvir a opinião dos outros;
  • Aceitar controvérsias;
  • Gerenciar conflitos de interesses;
  • Ter bom senso;
  • Paciência;
  • Filantropia.

O trabalho em equipe é admirado por sua essência, pois o ser humano não foi criado para viver sozinho e fazer parte de um ciclo social ou profissional, permite que, naturalmente o trabalho venha ser desenvolvido de uma forma conjunta.

As empresas buscam pessoas com grande potencial de trabalhar em equipe, pois desde a crise econômica do Japão, não se trabalha mais em unidade e sim como num processo produtivo, um depende do outro para que se consiga finalizar uma tarefa.

O trabalho em equipe também traz motivação para que o grupo alcance objetivos e metas estabelecidos e faz com que todos trabalhem no mesmo sentido, fortalecendo assim a operação e chegando mais rápido aos resultados esperados.

⇒ Leia também: DDS Motivacional.

Trabalho em equipe, apesar de não ser uma tarefa fácil, tem um lema – se ainda não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim.

Trabalho em equipe, requer formar um time, e em um time é possível se identificar líderes, motivadores, criativos, sábios, ativos, passivos, enfim, é possível analisar o potencial de todos e desfrutar a grandeza de cada um.

Trabalhar em equipe é sadio, gera amizades, auxilia no conhecimento, proporciona ascensão, contribui para o alcance de resultados rápidos, mais precisos e sucesso nas realizações pessoais e profissionais.

“Não se atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Filipenses 2:4.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos, e sê sábio”. Provérbios 6:6.

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos”. Gálatas 6:10A.

“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Esforça-te”. Isaías 41:6.

“Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho”. Eclesiastes 4:9.

Trabalhar em equipe significa trabalhar em grupo, então, quando desanimar, faça bem ao próximo e conte com o próximo para lhe ajudar.


Veja também

Comentário