Quem pode emitir o PPP


Tire suas dúvidas a respeito de quem pode emitir o PPP.

Por ser um documento cuja exigência é relativamente recente, o PPP é um formulário que ainda gera muitas dúvidas a respeito de sua emissão.

Confira a seguir quando deve ser preenchido o formulário e quem pode emitir o PPP.

O que significa PPP?

A sigla PPP significa Perfil Profissiográfico Previdenciário. É um formulário que foi criado em 2002 para substituir os antigos SB 40, DISES BE 5235, DSS 8030 e DIRBEN 8030.

O PPP reúne diversos dados sobre a história laboral do empregado, entre dados administrativos, condições ambientais de trabalho, funções exercidas na empresa e outras informações importantes.

Seu principal objetivo é comprovar o direito dos trabalhadores a benefícios da Previdência Social, principalmente aposentadoria especial. O PPP serve também como meio de prova em juízo das condições de trabalho, tanto para o empregado quanto para o empregador, e é usado pelos Ministérios do Trabalho e da Previdência Social em estatísticas e na definição de políticas públicas de segurança no trabalho.

⇒ Leia também: O que é PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)?

Quais empresas devem emitir o PPP?

Segundo o artigo 58 da Lei 8.213/91, todas as empresas devem emitir e manter atualizado o PPP, independentemente da exposição ou não de seus funcionários a agentes nocivos.

Até 2004, os formulários eram exigidos apenas das empresas que poderiam gerar direito a aposentadoria especial em razão da presença de insalubridade ou periculosidade.

O PPP também deve ser emitido pelas cooperativas de trabalho ou de produção, Órgão Gestor de Mão-de-Obra (trabalhador avulso portuário) e sindicato da categoria (trabalhador avulso não portuário).

⇒ Leia também: Quando emitir o PPP.

Quem pode emitir o PPP?

Qualquer funcionário pode preencher o PPP: na maioria das empresas, essa tarefa é designada ao Técnico de Segurança do Trabalho ou ao Departamento de RH.

A assinatura do documento, no entanto, deve ser do responsável legal pela empresa ou por pessoa por este autorizada, com poderes específicos outorgados por procuração.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP deve conter também a indicação dos responsáveis técnicos pelos registros ambientais e resultados de monitoração biológica.


Veja também

Comentários

  1. Lilian

    Olá, gostaria de saber como proceder para preencher o PPP? Existe algum site on line? Como enviar as informações?

    Nunca fiz e não sei nem por onde começar, por favor me ajuda?

    Responder
    1. Danilo Henrique

      Vai no site da Previdência Social e lá tem como baixar o formulário e o passo a passo de como preencher.

      Responder
  2. Carlos Rocha

    Quem são os responsáveis técnicos pelos registros ambientais e monitoração biológica? Pois em uma palestra que assisti aqui na minha cidade no estado de Minas Gerais, foi falado que o técnico em segurança do trabalho, não poderia mais preencher nem colocar seu registro no PPP, sendo apenas feito por engenheiro e médico do trabalho. E aí como fica, o técnico e o Rh podem fazer o preenchimento? e os registros será de quem?

    Responder
  3. silvia de paula

    trabalho há 25 anos em hospital, portando trabalho como insalubre de 25 por cento. E eu tenho direito à aposentadoria especial. A pergunta que eu quero saber é se eu tenho que pegar o ppp nos outros estabelecimentos.

    Responder
  4. Marioly Santos

    Uma pessoa me pediu para que eu faça o PPP dele, que trabalhou como mecânico em uma empresa e a empresa não sabe fazer o documento (PPP). Pergunta: Eu posso me deslocar até essa empresa e preencher o PPP? E quem assina o Responsável pela Empresa ou eu mesmo através de procuração?

    Responder
  5. Marcos Antonio Teles Santos

    Olá, a empresa que trabalhei a mais de 25 anos está a mais de um ano me recusando entregar o meu ppp o que eu faço. Me informarão que o ministério do trabalho poderá me fornecer este formulário do ppp preenchido, isso procede.

    Responder

Comentário