Aprenda a fazer o PPRA de uma Empresa – Passo a Passo


Se você é daqueles que possuem dúvidas acerca da elaboração do PPRA de uma empresa. Então, recomendo que confira essa publicação e saiba como fazer o PPRA de qualquer empresa.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA trata-se da parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR’s, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO previsto na NR-7.

Além disso, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é regulamentado pela norma regulamentadora nº 09 do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo recebe também o título de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Quais empresas devem possuir PPRA?

A obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA é de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independente do número de funcionários e do grau de risco da empresa. Por exemplo: condomínios, hospitais, frigoríficos, padarias, supermercados, etc.

Quem pode elaborar o PPRA?

Conforme o subitem 9.3.1.1 da NR-09, estabelece que:

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

Portanto, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA poderá ser elaborado pelo SESMT, que de acordo o item 4.4 da NR-04 poderá ser constituído pelo Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho, conforme o Quadro II da NR-04 (Dimensionamento do SESMT).

No caso da empresa não ter a obrigação estabelecida pela norma regulamentadora nº 04 de possuir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, essa deverá contratar uma empresa ou profissional, desde que sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-09, para realizar a elaboração, implementação e avaliação do PPRA.

Aprenda a fazer o PPRA de uma Empresa – Passo a Passo

  • Para aprender a fazer o PPRA de uma empresa, por favor, acesse:

Aprendendo a fazer o PPRA de uma Empresa – Passo a Passo.

Gostou da publicação sobre como fazer o PPRA de uma Empresa? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, FacebookGoogle plus. Bons estudos!


Veja também

Comentários

  1. Alfonso luis Mott

    Tenho interesse aprender fazer PPRA na empresa em que estou realizando estágio. Desejo receber instruções de como fazer.

    Responder

Comentário