Como fazer um TCC de Segurança do Trabalho

Confira as dicas de como fazer um bom TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em Segurança do Trabalho e outras áreas.

Fazer um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na maioria das vezes, gera grande dúvida sobre o tema ou quando começar a elaborar o trabalho.

No decorrer do curso, aprendemos uma das coisas mais importantes que é sobre a obediência as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois saber sobre a ABNT é de grande importância para um Técnico em Segurança no Trabalho – TST quando se trata de registrar relatórios referente à certos ocorridos dentro de uma empresa de forma padrão e oficial, assim como para o TCC.

Escolha do tema para o TCC

A escolha de um tema, muitas vezes ajuda o estudante a ter uma boa elaboração do trabalho final do curso, isso ajudará com que você mantenha a calma diante de tantas pessoas, pois é necessário ter domínio e transmitir confiança sobre o que se expõem, assim saberá explicar bem o seu trabalho e a apresentação terá sucesso diante a todos os presentes.

Na escolha do tema é importante considerar o tempo, os recursos, as tendências, a aptidão e a relevância do trabalho para o seu crescimento pessoal, educacional e profissional.

⇒ Leia também: Temas para o TCC em Segurança do Trabalho.

Estrutura do TCC

Todo trabalho dentro das escolas técnicas, como é o caso do curso de téc. de segurança do trabalho, precisam estar dentro do padrão especificado pela ABNT. Na maioria das vezes, o TCC se estabelece da seguinte forma:

  • Capa (obrigatório)  A capa é a primeira parte do seu TCC, é onde estará o tema do seu TCC, o nome do elaborador, nome da escola ou da instituição, o nome do curso, nome da disciplina, etc.
  • Contra Capa (obrigatório)  Também conhecida como folha de rosto, é onde se aplica as mesmas informações da capa, podendo também conter um resumo do perfil do elaborador, com informações um pouco mais detalhadas.
  • Folha de aprovação (obrigatório) – Geralmente constituída pelo nome(s) do(s) autor(es), Título e subtítulo do trabalho; Nota explicativa sobre a natureza e objetivo do trabalho, Data de aprovação e assinatura dos membros componentes da banca examinadora.
  • Dedicatória e Agradecimento (opcional)  É algo opcional do elaborador. Uma dedicatória e agradecimento, serve mais como uma forma de homenagear alguém que lhe apoiou durante o curso, sendo membros de sua família, algum professor ou colega.
  • Epígrafe (opcional) – Trata-se de uma citação ou pensamento pertencente a determinado autor que tenha ou não, alguma relação com o tema do trabalho. Sobre o uso da epígrafe, cabe ao aluno e/ou professor determinar o seu uso.
  • Resumo (obrigatório)  Trata-se de uma síntese sobre tudo o que será tratado ao longo do trabalho, de forma sucinta e clara para que o leitor entenda logo no início do que se trata o texto.
  • Palavras-chaves – De 3 a 5 palavras chaves, separadas por um ponto e virgula (;), que expressem de forma hábil o conteúdo e foco do trabalho.
  • Abstract  Consiste no próprio resumo, porém em língua estrangeira. Geralmente, a língua inglesa.
  • Keywords – São as próprias palavras-chaves, porém escritas na mesma língua estrangeira escolhida para o Abstract.
  • Sumário (obrigatório)  Consiste na lista de todos os títulos e subtítulos utilizados ao longo do texto.
  • Introdução (obrigatório)  Trata-se da apresentação geral do trabalho, em que o autor enfatiza a natureza, os objetivos, as justificativas e a importância da realização do trabalho, assim como a forma que foi elaborado.
  • Desenvolvimento (obrigatório) – Trata-se da parte principal do TCC, pois nela constará detalhadamente todos os experimentos, métodos, recursos e/ou etapas do trabalho.
  • Conclusão ou Considerações Finais (obrigatório) – Será o local em que o autor dará seu parecer acerca do tema do trabalho, os resultados obtidos e/ou esperados, a metodologia aplicada, a contribuição e a importância do trabalho para a sua formação pessoal e profissional, tal como para área de estudo.

*Observação: A introdução, o desenvolvimento e a conclusão, poderão ser subdivididos conforme a natureza e a necessidade do trabalho.

  • Referências Bibliográficas (obrigatório) – Descrever a lista de todas as obras que foram consultadas para a elaboração do TCC, conforme as normas da ABNT, especificamente a NBR 6023:2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração).

Por exemplo:

ZOCCHIO, Á. Política de Segurança e Saúde no Trabalho: Elaboração – Implantação – Administração. São Paulo: Editora LTR, 2008.

  • Glossário (opcional) Lista em ordem alfabética dos termos utilizados no trabalho, seguido de seus conceitos.

Por exemplo:

 Atmosfera Explosiva: mistura com o ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, névoa, poeira ou fibras, na qual após a ignição a combustão se propaga.

– Baixa Tensão (BT): tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

  • Apêndice e/ou Anexos (opcionais) – Caso seja necessário, pode acrescentar o anexo e/ou apêndice. Trata-se de materiais elaborados ou não pelo próprio autor, apenas com o objetivo de fundamentar, complementar e/ou ilustrar aspectos referentes ao trabalho ou assunto. Por exemplo: Formulários, normas técnicas, roteiros de entrevista, imagens, etc.

Revendo seu TCC

Nunca se esqueça de fazer uma revisão em seu TCC. Muitas vezes, a rotina de um estudante é puxada, tendo que trabalhar, ir a instituição de ensino e passar noites em claro para concluir os trabalhos educacionais. Possivelmente, acaba passando um ponto a mais ou uma virgula a menos e isso pode ser um grande erro no dia da entrega do trabalho.

Mesmo o TCC sendo um pouco assustador a princípio, sinta-se a vontade, tente não se estressar, no começo tudo é difícil, mesmo sendo complicado e as palavras não querendo sair, comece e aos poucos você irá ver que não é tão difícil como pensa. Boa sorte e sucesso em sua carreira profissional!

Compartilhe o texto:

6 Comentários

  1. Amei seu post, não sou da área de segurança do trabalho, curso o último período de pedagogia, e ao ler seu texto principalmente sobre a estrutura tcc, seu resumo foi maravilhoso amei, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais