Como pedir Demissão sem prejudicar sua imagem


Quer sair do emprego? Confira 8 dicas para não queimar seu filme nem atrapalhar sua carreira.

Pedir demissão é uma decisão difícil, que deve ser muito bem articulada para não arranhar a sua imagem dentro e fora da empresa. Enquanto uma rescisão amigável pode gerar recomendações e participações em futuros projetos, uma saída turbulenta pode acabar com a sua imagem no mercado.

Preparamos algumas dicas de como pedir demissão sem deixar de manter uma boa relação com seu ex empregador.

  • Pense bem – A decisão de pedir a conta costuma ser irreversível; mesmo que seja possível voltar atrás, o clima na empresa ficará pesado. Portanto, jamais aja por impulso – após uma discussão, por exemplo.
  • Aja com discrição – Comunique a decisão diretamente a seu chefe em uma reunião reservada. Nem pense em fazer escândalo ou intriga com os outros funcionários. E o pedido deve ser feito pessoalmente, nada de telefone ou email.
  • Seja diplomático – Explique o motivo de sua decisão objetivamente, não seja grosseiro e nem faça ataques pessoais: pode ser que o novo empregador ligue para seus ex-chefes pedindo referências.
  • Não faça leilão – Não ameace pedir a conta para conseguir um aumento de salário. Frases do tipo meu salário vai aumentar 50%, mas aceito uma contraproposta prejudicam a imagem do profissional. Se você acha que está ganhando muito pouco, peça um aumento sem fazer ameaças.
  • Negocie a data – Nada de deixar os colegas na mão: negocie uma data para que a empresa possa se planejar e você tenha tempo de solucionar todas as pendências.
  • Sem corpo mole – Até a rescisão você continua sendo funcionário da empresa, portanto não faça corpo mole nem deixe tarefas inacabadas.
  • Ofereça ajuda – É de bom-tom se oferecer para orientar o funcionário que o substituirá. Caso o sucessor não tenha sido escolhido, passe todos os seus projetos e a sua rotina de trabalho para alguém da equipe.
  • Não fale mal da empresa – Falar mal do emprego anterior causa uma péssima impressão em entrevistadores e futuros empregadores. Afinal, quem garante que se um dia você trocar de emprego novamente não fará o mesmo?

⇒ Leia também: Pedido de Demissão – Saiba seus Direitos.


Veja também

Uma ideia sobre “Como pedir Demissão sem prejudicar sua imagem

  1. André Chaves

    Provavelmente a parte mais importante, é a negociação da data e não fazer corpo mole…
    É impressionante o tanto que isso pode prejudicar a empresa e os colegas.
    Infelizmente no Brasil ainda temos uma parcela significativa de empregados que tomam esse tipo de atitude. Mas, como sempre aprendi: o mundo dá voltas. Um funcionário que “sai bem” de uma empresa, tem sempre com quem contar, seja pra indicações futuras, seja pra uma possível reintegração!

    Responder

Comentário