A importância do estágio para a formação profissional


Um bom estágio pode fazer toda a diferença na formação profissional do aluno. Saiba por quê.

A relação de estágio é um instituto relativamente novo no direito brasileiro. A primeira regulamentação data de 1967, em um único dispositivo da Portaria no 1.002/1967 do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que declarava a inexistência de vínculo empregatício entre estagiário e empresa.

A legislação evoluiu com o passar dos anos, chegando até a lei no 11.788/2008, atual responsável pela regulamentação do tema. O principal objetivo da lei é reforçar o caráter educacional (e não laborativo) do estágio, que vinha sendo desvirtuado pelas empresas.

A seguir, saiba mais sobre a importância do estágio na vida profissional do estudante.

O que é estágio

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho por estudantes que frequentam curso superior, educação profissional, ensino médio ou os dois últimos anos do ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).

⇒ Leia também: Jovem Aprendiz e Menor Aprendiz – Qual a Diferença?

Objetivos do estágio

O estágio visa contextualizar a grade curricular, ou seja, possibilitar que o aluno conheça a aplicação prática da teoria aprendida na sala de aula.

Além de preparar os alunos para os desafios do dia-a-dia profissional, o estágio ajuda a fixar o conteúdo das disciplinas e a entender sua importância para a carreira que escolheu.

Importância do estágio para a formação profissional

As vantagens de realizar um estágio vão muito além dos seus objetivos principais. Em primeiro lugar, é uma excelente oportunidade para que o aluno tenha o primeiro contato com a profissão que escolheu e avalie se sua decisão foi acertada.

O estágio também permite antecipar o desenvolvimento e a detecção de habilidades que possam ser úteis na futura profissão. Esse é um fator determinante para que o aluno escolha com mais propriedade e conhecimento em qual área específica deseja atuar.

Outro benefício é a possibilidade de detectar eventuais carências ou deficiências em sua formação acadêmica, enquanto ainda dispõe de toda a estrutura pedagógica da escola/faculdade para supri-las.

Por fim, mas não menos importante, devemos nos lembrar que o período entre o término dos estudos e o início da vida profissional costuma ser bastante conturbado. O estágio ameniza as dificuldades dessa fase e ainda auxilia na inserção do aluno no mercado de trabalho, conseguir uma vaga em uma boa empresa em início de carreira já é complicado em tempos de estabilidade.

A conclusão é que o aluno que opta por fazer estágio durante sua formação escolar só tem a ganhar. Arrisco afirmar que esta pode ser a diferença entre uma carreira promissora e outra fadada ao fracasso.


Veja também

Uma ideia sobre “A importância do estágio para a formação profissional

  1. Cicinato Gonçalves Maciel

    Olá, tudo bem?
    Seguinte; pessoas com idade superior, mais de 40 anos, conseguem estagio?
    Porque apesar de conclusão do curso tecnico, esta dificil conseguir uma vaga, acho que a idade atrapalha, ou não?
    Podem me dar uma luz sobre esse detalhe?
    Att Cicinato Maciel.

    Responder

Comentário