Dicas de Sustentabilidade Ambiental nas Empresas

A consciência ecológica tem levado muitas empresas a repensar seus métodos de trabalho e consumo de produtos. A cobrança da sociedade também desperta a inovação dos locais e garante um planeta mais sustentável.

Pequenas práticas como pintar as paredes de branco, por exemplo, asseguram o desenvolvimento sustentável das empresas através da economia de energia. Outras ações implementadas junto à equipe de produção ou processos de logística e transportes também são importantes para a sobrevivência do planeta.

O termo sustentabilidade nas empresas é composto de três aspectos fundamentais: o social, o ambiental e o econômico. Antes de aplicar os métodos no ambiente de trabalho, o empresário precisa fazer uma pesquisa sobre as condições e produtos ecologicamente corretos que serão utilizados pela sua empresa.

⇒ Leia também: O que é SGA – Sistema de Gestão Ambiental?

7 Dicas de Sustentabilidade Ambiental nas Empresas

Abaixo, listamos dicas de Sustentabilidade Ambiental nas empresas para que a sua companhia contribua com o meio ambiente:

  • Diminua o consumo de produtos descartáveis: Uma empresa com consciência ambiental incentiva sua equipe a utilizar canecas, garrafas e outros utensílios laváveis para a diminuição do consumo e descarte de produtos de plástico. Da mesma forma, é importante reutilizar papéis para rascunho e disponibilizar lixeiras adequadas para a separação do lixo.
  • Faça uma revisão constante: A manutenção das máquinas e a revisão de toda a parte elétrica também é importante para a sustentabilidade de uma empresa. Ligações mal feitas ou máquinas sem manutenção gastam mais energia elétrica, além do risco de causarem um acidente. Opte por lâmpadas de led e aproveite a luz do sol para a iluminação do seu escritório.
  • Reduza o consumo de água: Reaproveitar a água da chuva ou utilizar água de reuso para os banheiros pode ser uma boa alternativa. Torneiras com temporizadores, restritores e regularizadores de pressão também ajudam na economia da água.
  • Busque parceiros: Encontre os fornecedores corretos, que possuam padrões de qualidade e sejam comprometidos com o meio ambiente e com os direitos dos trabalhadores. Busque parcerias locais para a separação e reciclagem do lixo da sua empresa.
  • Envolva todos os empregados: Envolva todos os seus empregados na aplicação das técnicas de sustentabilidade da empresa. Incentive o uso de bicicletas e transportes coletivos para a ida ao trabalho. Se ambos não forem possíveis, estimule a prática da carona solidária no local.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos corretamente: Ao final do expediente, evite deixar os aparelhos eletrônicos ligados ou em stand by. Desligue-os corretamente, evitando o consumo exagerado de energia.
  • Use lembretes e cartazes: Espalhe lembretes e cartazes por toda a empresa para reforçar as ideias e ampliar a divulgação dos métodos sustentáveis que estão sendo aplicados pela empresa.

⇒ Leia também: Produção mais Limpa (P + L).

Lembre-se que, somente a mudança de atitude dos gestores e todos os funcionários, será capaz de ampliar a divulgação sustentável da sua empresa e garantir economia e produtividade.

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Concordo Plenamente com o Sr Jânio Rodrigues, Nos Prevencionistas, devemos sempre sugerir prática mais sustentáveis a Empresa aos Trabalhadores e dar sempre exemplos.

    Forte Abraço !

  2. Muito bom o texto e o blog em geral!
    Sou técnico em segurança do trabalho mais também me formei recentemente em técnico em meio ambiente, onde tive a felicidade ver exaustivamente sobre a preservação do meio ambiente. Práticas ecologicamente corretas, além de trazer economia para empresa, desperta uma consciência ambiental em seus colaboradores que consequentemente levaram essas atitudes pra casa. Só para informação de todos, eu estou a procura do meu primeiro emprego de TST ou TMA. rsrssrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais