Como se comportar em uma entrevista de emprego

Atualmente, conquistar uma vaga de emprego e se recolocar no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Com grandes procuras e poucas ofertas, é necessário estar bem preparado para os desafios profissionais que virão através dos processos seletivos.

A entrevista de emprego é um desses processos que fará com que o profissional dê mais um passo rumo à conquista da vaga desejada. Se sair bem nesta fase é parte fundamental para que você faça parte da equipe da empresa.

Além de mostrar seriedade, profissionalismo e comprometimento, é necessário respirar fundo, manter a calma e organizar suas ideias, numa demonstração de confiança sobre aquilo que está dizendo.

Numa entrevista de emprego, é importante ser verdadeiro e estabelecer um bom contato com o avaliador. Em alguns casos, as empresas realizam as entrevistas individuais e, numa segunda etapa do processo seletivo, as dinâmicas em grupo. Em ambos, o candidato será avaliado desde o primeiro contato com os entrevistadores.

Uma dica importante é pesquisar sobre a empresa para demonstrar mais confiança e interesse pela tarefa que será exercida. Se for necessária alguma apresentação, monte seus slides com calma e treine o seu discurso dias antes da entrevista.

Vestir roupas simples e casuais também é fundamental na primeira apresentação junto ao entrevistador. Evite exageros, nada de roupas muito coloridas ou decotadas (no caso das mulheres) e dispense a camiseta e calça jeans diários.

Planejar o deslocamento até o local da entrevista é outra orientação que faz parte de todo o processo de seleção da empresa. Chegar dentro do horário estabelecido demonstra comprometimento e responsabilidade.

Outras dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego são:

  1. Seja educado e sempre chame o entrevistador pelo nome. Se você tiver dúvidas quanto à pronúncia, pergunte ao intermediador antes de entrar na sala para a entrevista;
  2. Não mastigue chicletes ou balas durante a entrevista e desligue o seu celular;
  3. Olhe nos olhos do entrevistador quando for responder aos questionamentos. Este é um sinal de confiança em si e de determinação;
  4. Não leve outra pessoa para a entrevista de emprego. Se você achar importante estar com alguém neste momento, peça que a pessoa aguarde na sala de espera enquanto você conversa com o selecionador;
  5. Tenha sempre uma cópia extra do seu currículo, além de um bloco de anotações e caneta;
  6. Seja claro e objetivo ao falar sobre você. Concentre-se nas respostas sobre pontos importantes como sua experiência profissional e nível de escolaridade, bem como a participação em cursos e especializações;
  7. Não fale mal dos empregos anteriores. Procure demonstrar os resultados que você trouxe para a empresa;
  8. Seja positivo e enfatize o que poderá fazer de benéfico para a instituição;
  9. Nunca minta ao entrevistador. Esse é o erro mais grave que as pessoas cometem para a conquista do emprego;
  10. Controle o seu tom de voz. Não grite, mas também não fale muito baixo. Outro ponto importante é não discutir pontos de vista com o entrevistador. Lembre-se de que você está lá em busca de um emprego.

Saber se comportar durante uma entrevista de emprego é imprescindível para que seus objetivos profissionais sejam alcançados. Por isso, fique atento aos pequenos detalhes e não se esqueça de estar sempre atualizado sobre a sua área de atuação.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais