Como montar uma CIPA – Passo a Passo


Hoje, abordaremos sobre como montar uma CIPA nas empresas.

Primeiramente, a sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, sendo regulamentada pela norma regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, cujo também recebe o título de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

As empresas que devem montar uma CIPA

Conforme o item 5.2 da NR-05, estabelece que:

5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Dessa forma, todas as empresas devem constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Uma vez que, mesmo as empresas que não se enquadrarem no Quadro I da NR-05 (Dimensionamento de CIPA), deverão designar um responsável pelo cumprimento da norma regulamentadora nº 05. Conforme estabelece o item 5.6.4 da NR-05, descrito abaixo:

5.6.4 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.

Para saber mais sobre as empresas que devem montar uma CIPA, acesse:

Quais empresas devem constituir a CIPA?

Como montar uma CIPA – Passo a Passo

Veja também: 

  1. Cronograma do Processo Eleitoral da CIPA;
  2. Documentos da CIPA – Completo.

Veja também:

  1. Quem pode ministrar o treinamento de CIPA;
  2. Download – Treinamento CIPA;
  3. Download – Certificado CIPA.

⇒ Leia também: Quem tem Estabilidade na CIPA.

Gostou da publicação sobre como montar uma CIPA? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Google plus.


Veja também

Uma ideia sobre “Como montar uma CIPA – Passo a Passo

Comentário