Assessoria e Consultoria – Qual a Diferença?


Entenda a diferença entre assessoria e consultoria e saiba quando contratar cada um destes serviços.

Boa parte dos empresários confundem a figura do assessor com a do consultor e exigem de um profissional a postura do outro, ou então contratam um serviço que não consegue atender às necessidades da sua empresa naquele determinado momento. Saiba qual é a diferença entre os dois serviços e o que eles podem ou não podem fazer pela sua empresa.

O que é Assessoria?

A assessoria funciona como uma assistência de um profissional especializado em determinada área do conhecimento. Sua função é prestar auxílio técnico ao empresário desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço, ou seja, o assessor se envolve operacionalmente com o problema, não apenas identificando problemas, mas também interferindo diretamente nos processos da empresa para solucioná-los.

Como exemplo, podemos citar a assessoria contábil, em que o contador é encarregado de elaborar toda a contabilidade e planejamento tributário da empresa, apenas informando o empresário sobre o andamento do processo. Outro exemplo claro é a assessoria jurídica: o advogado gerencia e toma todas as providências necessárias em relação a ações judiciais envolvendo a empresa, solicitando a atuação do contratante apenas quando for estritamente necessário.

O que é Consultoria?

Consultoria é um serviço que visa o aconselhamento do empresário quanto a ações que podem ser tomadas para identificar ou solucionar problemas gerenciais ou promover melhorias no processo produtivo.

Embora possa analisar todos os aspectos da atividade empresarial, o consultor apenas aponta o caminho e sugere soluções, não interferindo de maneira prática nas atividades da empresa.

Normalmente, as atividades de consultoria envolvem palestras, pesquisas, análises, treinamentos, elaboração de pareceres e outras de cunho puramente teórico.

⇒ Leia também: Como abrir uma Consultoria em Segurança do Trabalho.

Assessoria e Consultoria – Qual a diferença?

A grande diferença entre a assessoria e consultoria é que o consultor aponta soluções, mas não se envolve em sua execução. Já o assessor efetivamente coloca a “mão na massa”, como se o contratante tivesse adquirido um “pacote pronto” para solucionar determinado problema da empresa.

Dessa forma, enquanto a consultoria se concentra nos aspectos teóricos e não garante o resultado prático final, a assessoria tem um viés mais prático.

Quando contratar assessoria e quando contratar consultoria?

A assessoria normalmente é a saída ideal para solucionar um problema específico já identificado pelo empresário e que exige uma solução prática ou para gerenciar um departamento que exija conhecimento técnico em determinada área.

Voltemos ao exemplo do assessor contábil: cuidar da contabilidade da empresa demandaria tempo e um conhecimento técnico que a maioria dos empreendedores não possui. Logo, é melhor delegar essa tarefa a um profissional capacitado.

Já a consultoria é indicada para obter um diagnóstico completo de sua empresa, especialmente quando percebe que algumas melhorias são necessárias, mas não sabe por onde começar.

Contratar um consultor também é uma boa alternativa quando o empresário deseja se alinhar com as tendências do mercado, melhorar a qualidade dos serviços, criar diferenciais para o cliente, adquirir conhecimento prático sobre sua atividade ou mesmo buscar uma visão externa e imparcial sobre a atuação da empresa.


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