Treinamento da CIPA


O Treinamento da CIPA é estabelecido pela norma regulamentadora nº 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978  do Ministério do Trabalho e Emprego.

Desde as empresas que se enquadrem no Quadro I da Norma Regulamentadora nº 05, quanto as empresas que não se enquadrem, devem realizar o treinamento da CIPA. No entanto, as empresas que não se enquadrem no Quadro I da NR-05, deverão realizar anualmente um treinamento para o designado responsável pelo cumprimento dos objetivos da norma regulamentadora nº 05.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como propósito a prevenção dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, de forma a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

É estabelecido ao treinamento da CIPA uma carga horária de 20 (vinte) horas, podendo ser repartidas em no máximo 8 (oito) horas diárias e ser realizado durante o período normal de trabalho da empresa.

O item 5.33 da norma regulamentadora nº 05 estabelece que o treinamento da CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:

a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

Lembrando, que o treinamento da CIPA poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas a serem ministrados.

Download do Treinamento da CIPA

Segue abaixo um simples e prático modelo de treinamento para os membros da CIPA. Para realizar o download, por favor, acesse:

Download – Treinamento CIPA.

Download do Certificado de Treinamento da CIPA

Segue abaixo um simples modelo do certificado de treinamento dos membros da CIPA. Para realizar o download, por favor, acesse:

Download – Certificado CIPA.


Veja também

Uma ideia sobre “Treinamento da CIPA

  1. ISAEL PEREIRA DOS SANTOS

    EU TRABALHO NA EMPRESA SANTOS BRASIL EU EZERSO AFUNÇAO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA DE GRANDE PORTE SO QUE EU ESTOU LUTANDO PELO UMA INSALUBRIDADE A MUITOS ANOS .MAIS ELES NAO QUEREN ENTRA NO ACORDO COM A CLASSE QUE ANTIGAMENTE ELES PAGAVAM ESSE BENEFICIO PARA NOS . HOJE NOS FAZEMOS VARIOS MOVIMENTOS DE MATERIAS QUIMICO COMO CIANULETO-MATERIAS ESPLOZIVOS DO EXERCITO -COMBUSTIVO-E OUTROS MATERIAIS DERIVADO DE PETROLIO.

    Responder

Comentário