Código de Ética dos Técnicos de Segurança do Trabalho

Hoje, abordaremos sobre o código de ética dos técnicos de segurança do trabalho, que apesar de ser bastante importante, muitos profissionais técnicos de segurança do trabalho desconhecem a sua existência.

Em 10 de maio de 1992, foi fundada a Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho que trata-se de um entidade sindical de âmbito nacional.

A Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho – FENATEST, juntamente com integrantes da comissão de ética das instituições representativas da categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho, publicaram o código de ética dos técnicos de segurança do trabalho, como indicativo provisório até a regulamentação do Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

É importante destacar que o presente código de ética dos técnicos de segurança do trabalho não substituí o disposto pela Portaria n.º 3.275, de 21 de Setembro de 1989 do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece as atividades dos técnicos de segurança do trabalho, porém poderá servir de complementação a mesma.

Lembrando, que o profissional do técnico de segurança do trabalho deverá exercer o seu trabalho com competência, zelo, lealdade, dedicação e honestidade, observando as prescrições legais e regulamentares da profissão e resguardando os interesses dos trabalhadores, conforme estabelece a Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego e as suas Normas Regulamentadoras – NRs, bem como as demais legislações prevencionistas.

⇒ Leia também: O que faz o Técnico em Segurança do Trabalho?

O que é Código de Ética?

O Código de Ética pode ser definido como o conjunto diretrizes que orientam e estabelecem procedimentos que o conduz à um caminho de relações justas, posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade em geral.

Download – Código de Ética dos Técnicos de Segurança do Trabalho

O presente código de ética dos técnicos de segurança do trabalho encontra-se disponível no site da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Portanto, para realizar o download do código de ética, acesse abaixo:

⇒ Download – Código de Ética dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Além disso, é importante destacar que trata-se de um código de ética provisório até a regulamentação do Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Fonte: FENATEST – Texto escrito pelo Blog Segurança do Trabalho.

Compartilhe o texto:

4 Comentários

  1. Sou téc. em segurança do trabalho e gostaria de receber todo o material possível para ter conhecimento e poder executar melhor meu trabalho.

  2. Olá! Trabalho alguns anos na profissão como Técnico de Segurança, e me preocupo como os novos profissionais e os antigos estão sendo usados em varias empresas, ondo à aplicação do código de ética profissional, no aspecto interesse do trabalhador não é visto com bons olhos dos empreendedores, sei que devemos gerenciar e aplicar o espirito de prevenção e aplicação das NR´s, mas por ser um técnico atuante, já fui desvinculado de algumas empresas, para mudar tínhamos que ter uma repercussão nacional de nossa classe técnica e o apoio do MTE, para não sermos permitidos desviarmos nossa função regulamentada e digna como qualquer função, mas agregamos à responsabilidade de um trabalho que salva vidas.

  3. estou terminando meu curso de tecnico em segurança faltando apenas uma materia ja posso começar a trabalhar na area pois na empresa aonde eu trabalho precisam de um tecnico….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais