Registro Profissional de Téc. de Segurança do Trabalho

Profissionais que se formam no curso Técnico em Segurança do Trabalho só podem exercer a profissão depois de regularizar sua situação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego através do registro profissional.

Tire suas dúvidas sobre o registro e saiba como solicitar o seu.

O que é Registro Profissional?

Registro profissional é a habilitação exigida para as pessoas que pretendem exercer qualquer profissão regulamentada por lei. É requisito imprescindível para que o profissional possa oferecer seus serviços em território nacional.

O objetivo do registro profissional é manter um cadastro de todos os habilitados a exercer determinada profissão e garantir que os mesmos cumpram as exigências legais.

O registro funciona ainda como uma garantia de que os profissionais que vão efetivamente exercer a profissão são qualificados, com isso dificulta, por exemplo, o uso de diplomas falsificados.

Portanto, oferece vantagem tanto para a empresa (que tem a certeza de estar contratando um profissional qualificado) quanto para o técnico em segurança do trabalho (que tem sua profissão valorizada).

Quanto custa o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Não há custo para obtenção do registro profissional de Técnico de Segurança do Trabalho.

Como solicitar o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Como o Técnico de Segurança do Trabalho ainda não conta com um conselho profissional próprio, o registro é elaborado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para solicitar o registro, é necessário acessar o site: www.sirpweb.mte.gov.br/sirpweb, preencher o formulário online com os dados solicitados e imprimir as duas vias do documento.

O preenchimento é bastante simples, mas caso haja dúvidas, o MTE disponibiliza um manual para auxiliar o usuário, para realizar o download, acesse: Manual de Usuário do SIRPWEB.

Depois, é necessário dirigir-se a uma Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, levando as duas vias da solicitação acompanhadas dos documentos exigidos. Após o processamento da solicitação, o registro é transcrito diretamente na CTPS do profissional.

Quais documentos são necessários para fazer o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Para solicitar o registro, o interessado deverá apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social e os seguintes documentos, em cópias autenticadas:

  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Documento de identidade com foto (RG, carteira de habilitação ou outro);
  • Certificado de conclusão do curso Técnico de Segurança do Trabalho ou Supervisor de Segurança do Trabalho.

Não existe prazo de validade para o certificado de conclusão de curso, podendo o profissional portador do documento solicitar o registro quando quiser.

Consultar a situação do Registro Profissional

Você pode consultar a situação do seu registro profissional através do link, abaixo:

Consultar a situação do Registro Profissional.

Compartilhe o texto:

111 Comentários

  1. Concluí o curso em 2000. Fiquei devendo no estágio, que, na época não consegui realiza-lo pois estava difícil e até fazê-lo sem remuneração estava disposto. Enfim… Significa que perdi todo o investimento financeiro e de tempo?

    1. Edilson Meirelles, realizar o estágio é condição obrigatória para se conseguir o certificado de conclusão do curso TST.

      Existe um prazo que a instituição de ensino dá para você realizar esse estágio e apresentar o Relatório. Quando o prazo se encerra, significa que não mais conseguirá se formar. Procure saber com a sua instituição qual foi o prazo que eles deram. Geralmente esse prazo gira em torno de dois ou três anos após o término das aulas teóricas. Muito provavelmente você já perdeu o prazo e então.. Se realmente quiser ser um TST, terá que começar tudo de novo.

    2. De Acordo do a Lei do Estágio Supervisionado, você terá ate 1 ano após a conclusão do Curso para realizar o Estágio, após esse período somente a instituição de ensino poderá celebrar um novo convênio com a concedente para tal realização.

  2. Tecnólogos em Segurança do Trabalho pode requerer o registro de Técnico…já houve esse caso ou é só conversa fiada…dúvidas

      1. Ada Toledo, você tem registro no CREA mas e a condição do Ministério do Trabalho como ficou? Você conseguiu fazer seu registro no Ministério?

    1. Até hoje o MTE ainda não regulamenta os Tecnólogos em Segurança do Trabalho, e ainda terão que ainda deverá ser inserido por alguma portaria sabe lá quando, até agora tal profissão não faz parte do Dimensionamento do SESMT.

  3. Terminei o curso Segurança do Trabalho em 06/13 e gostaria de saber meu prazo máximo pra estagiar, pois está muito difícil de conseguir.

    1. Joelma, as instituições de ensino dão um prazo para o aluno fazer o estágio e apresentar o Relatório. Geralmente esse prezo gira em torno de dois ou três anos após o término das aulas teóricas. Procure saber na sua instituição de ensino qual foi o prazo que eles deram. Acredito que você ainda está dentro do prazo, mas de qualquer forma, dá até a sua instituição de ensino e se informe melhor para não acontecer de você perder tudo.

  4. Todos os Tecnicos Segurança de Trabalho tem o direito de ter carimbos tipo os medicos? Pois os medicos tem o numero do CRM e os tecnicos?

    Boa Tarde

    Carlos

    1. Sim, basta concluir o estágio e dar encaminhamento ao Ministério do Trabalho, terás um número de registro é só mandar fazer o carimbo, simples assim

  5. Bom dia, Sou formado em Técnico de Segurança fiz o meu cadastramento no site do MPE Brasil, para obter meu Registro profissional, no site reza que eu posso tirar com certificado de conclusão do curso e que eu tenho ate um ano para apresentar o meu diploma. Porem quando cheguei no MTE em Alagoinhas Bahia o funcionário mim informou que eu só posso da entrada com o meu diploma, gostaria de saber se vale mais o que reza no site o q o funcionário dizem. muito obrigado.

  6. TIREI O MEU REGISTRO EM 2011, ETÁ NA MINHA CARTEIRA , QUANDO QUERO CONSULTAR NO SITE DO M.T.E DIZ QUE O MEU REGISTRO ESTÁ ERRADO, O REGISTRO VENCE ? TEM DATA DE VALIDADE ? RESALTANDO QUE JÁ TRABALHEI NA ÁREA.

      1. Boa noite Marcos, como no caso acima, tenho um DRT de 1990 na CTPS. Ele permanece apenas na carteira ou ainda pode entrar no sistema ? Grato

  7. Duvidas…fiz o curso em 1998 não tenho diploma porem no meu certificconconsta 460 horas estagio supervionado sera que e possível fazer registro

    1. Dá uma verificada no Ministério do trabalho, que eu saiba o prazo é de dois anos, tive colegas que não conseguiram fazer o estagio e a situação não foi positiva não.

    2. José, sem o diploma é impossível tirar registro, ele o principal requisito para comprovar sua formação e é exigido a apresentação dele no MTE.

  8. Formei em 1997 fiz o estágio e tenho até hoje minha carteira de tecnico apesar que nunca trabalhei na área. Será que minha carteira ainda vale ou preciso renovar? Consigo trabalhar na área ainda?

  9. Fiz engenharia de segurança do trabalho, tirei o creia, mas não consigo colocação no mercado posso tirar a carteirinha de tecnico de segurança? e atuar como tecnico?

  10. Boa tarde,já tenho meu registro na carteira e mas não tenho o número dele para fazer o carimbo cm faço neste caso, porque o pessoal do MTE não me deu nenhum número do registro para fazer o carimbo.

    1. Você terá que se informar bem no MTE da sua cidade ou outra cidade próxima que tenha o MTE, caso onde vc mora não tenha. Registrar uma ocorrência na polícia civil em 1º lugar e levar a cópia no MTE! Creio que seja o melhor jeito a ser feito colega! Espero ter ajudado.

  11. E ai Pessoal, me formei mo começo do ano 2016 agora, já andei dando uma olhada na verdade não está fácil o emprego de TST, sem falar que onde eu moro é uma cidade bem pequena e fiscalização pouquíssima quase nada. assim dificulta um pouco mais para nós Técnicos em Segurança do Trabalho , se alguém tiver alguma sugestão será bem vinda!

  12. Quando eu levar toda a documentação ao Ministério do Trabalho, sei que existe um prazo para eles colocarem o registro na CTPS, mas será que posso pegar pelo menos o número antes do registro definitivo na CTPS?

  13. Boa Tarde!
    Me formei recentemente e gostaria de dar entrada para fazer o registro no MTE,mais a previsão do diploma so pra daqui unns 2 meses ou mais,tem em mãos as copias do meu historico e uma declaração de conclusão será que eles aceitam no MTE?

  14. Eu sou tec.de segurança do trabalho; e o meu registro provisorio venceu em março de 2016. Eu tenho que renova-lo ou essa nova lei de registro permanente serve p mim?

  15. Fiz o curso de TST no SENAC, onde falaram que não é obrigatório o estágio. E vendo os comentários falam que é obrigatório, e agora?

  16. Olá Alguém poderia me ajudar fui fazer o registro coloquei endereço errado, não conseguir editar como que eu faço pra conseguir editar ou fazer outro registro ?

  17. Olá, estou fora do mercado de trabalho desde 2007 e pretendo retornar. Mas não lembro o número do DRT e não tenho a carteirinha. Como faço pra recuperar o número?

  18. Olá, hoje fiz o requerimento de registro do profissional, mais preenchi um campo errado, e só vi isso quando imprimir as copias do MTE, como posso proceder agora? Estou com medo de acontecer algo.O que faço.

  19. Boa tarde, terminei o meu curso de segurança do trabalho em 2014 mas infelizmente o Getec faliu que era a instituição que estudava, viajei pra são paulo e passei um tempo lá e retornei pra Recife agora. Como faço pra conseguir o meu certificado de conclusão já que o curso era reconhecido pelo mec.

  20. a final, posso dar entrada no mte sem o diploma,mas com o certificado.(conforme tenho essa informação), ou nao tem como…pois vi uma resposta aqui no blog, que somente como diploma.

  21. queria saber se posso dar entrada no meu registro provisorio apenas com meu historico de ensino medio e um atestado de conclusao de curso de seguranca do trabalho,pois tenho pressa e meu certificado ainda vai demorar a sair.

  22. Boa tarde Tecnicos de segurança gostaria de fazer um cartão meu na frente do meu registro eu posso usar gual sigla para tecnico??? TST?

  23. E quando o registro é Deferido (Aprovado), mas quando ao tentar EMITIR o registro aparece REGISTRO NÃO ENCONTRADO?! o QUE FAZER NESSES CASOS?

  24. Eu fiz o curso técnico em segurança do trabalho através do pronatec por uma instituição privada. Não fiz estágio porque não era obrigatório pela instituição se fazer estágio, não fiz relatório, não fiz TCC, Artigo. . .Fui no MTE e consegui o registro sem diploma e sem certificado. Eu queria um estágio ou trainee na área, mas me foi dito por um profissional da área, que sem o diploma eu não consigo nada e que o estágio não posso mais fazer porque o curso acabou. Minha pergunta é: O curso que realizei, tem validade?

  25. Dei entrada na solicitação do registro dia 13/04/2017, entreguei os documentos dia 24/04/2017 no MTE da minha cidade, contudo quando eu vou acompanhar minha solicitação de de registro, informa que a solicitação encontra-se na base de dados do MTE. A análise será iniciada após entrega da documentação.Hoje é dia 14/05/2017 e minha solicitação venceu 13/04/2017, é necessário eu realizar uma nova solicitação?

  26. Boa tarde ..preenchi o formulário de requerimento para registro de TST , mas faltou um nome o qual eu não uso , fui até a DRT em minha cidade onde a atendente pediu p eu entrar no site nova/te e preencher correta/te,. é possivel eu retornar a página para continuar o preenchimento ???

  27. boa tarde
    Eu estou “boiando”, sou TST tenho registro no MTE (feito pelo sindicato), e não tenho este registro carimbado na CTPS me formei em (2014). Porem ja fui registrado antes como TST por empresa. Era obrigatório o carimbo na CPTS, antes?

  28. Boa tarde sou formando como técnico em segurança do trabalho mais sou tou com xerox do diploma com xerox do diploma eu posso fazer registro.?????

  29. Boa noite

    estou me formando a distancia o curso de técnico em segurança, quando eu me forma como vou saber se aquela escola que estou fazendo o curso é crendeciada tipo o certificado vai ter validade para eu da entrada, como o mte faz para fiscalizar essas escolas, eu vou ter o diploma mas meu medo é chegar lá e o certificado não ter validade

  30. Concluir o curso em 2017, pelo IFBA. Dei entrada no MTE com o certificado provisorio que tem validade de 1 ano. Será que conseguirei esse regsitro?

  31. Sou formado em tecnologo em segurança do trabalho….ouvi boatos q este curso ja foi inserido como profissão. … como faço pra adquirir meu registro profissional… onde posso estar levando meu diploma ?

  32. Olá, Dei entrada no pedido no dia 04/07/2017 e até a presente data nao consigo imprimir o cartao de resgistro profissional no site. queria saber se é normal demorar tanto tempo. Obrigado.

  33. ESTOU TENTANDO TIRAR O RESGISTRO A MUITO TEMPO. FIZ OS PROCEDIMENTOS POREM QUANDO VOU NO SIRPWEB DIZ QUE O REGISTRO NÃO ENCONTRADO. OQUE FAZER?

  34. Quando fazemos o Requerimento do registro Profissional e não levamos até a data de vencimento temos que emitir outo?Ou não consegue emitir novamente?

  35. bom dia amigos, terminei meu curso em 2010 recebi o diploma fiz estagio tudo certo, porem nao dei entrada junto ao MTE sera q ainda posso tirar meu registro como tst

  36. boa noite eu to vendo se esta tudo ok junto ao MTE mais ta falando que o numero esta incorreto o que pode ser realmente tem data de vencimento? tenho que ir la no MTE pra verificar isso? outra coisa precisa ter a carteirinha ou so esse doc junto ao MTE?

  37. Boa tarde, eu estou a cursar o curso tecnico superior de segurança no trabalho em portugal. Sabem como depois posso validar no Brasil o certificado?

  38. Bom, fiz todos os passos para o registo e deu certo ate o pedido ser Deferido. Mais o ultimo passo que é pra emitir o cartão do registro profissional aparece duas caixas de dialogo q o meu nome não consta na base de dados. Então a pegunta é quanto tempo demora pra ser validado de verdade o meu pedido?

  39. Quanto tempo está demorando para sair o Registro Profissional? Ja dei entrada na documentação fazem 20 dias… e ainda nada…Saberiam me dizer mais ou menos o prazo?
    Agradeço desde já pela atenção

  40. Solicitei o meu registro de tec. de segurança, levei as documentações exigidas, mas passaram-se 10 dias e nada de constar se meu registro foi deferido ou não. Alguém pode me ajudar?

  41. ola boa tarde sou tec de segurança do trabalho fiço meu registro a um ano atras com certificado mais o prazo de um ano venceu, depois de um mes de vencido apresentei o diploma no ministerio so que nao aparece ativo, aparece aguardando diploma . e aparece tbm que meu nome esta registrado em livro, nome estando em livro de exercer a função de tec de segurança.

  42. gostaria de saber como fazer para receber segunda via da carteira de supervisor de segurança do trabalho, pois a minha já esta rasurada.

  43. Posso pedir um registro provisório no MTE apenas com a declaração de conclusão do curso, até sair o certificado?

  44. Olá! Boa tarde, já foi protocolado no MTE a minha solicitação de registro. A pergunta é, posso trabalhar como técnico mesmo sem o registro. Vale ressaltar que tenho diploma e que foi solicitado o Registro ao ministério, estou só aguardando.

    1. Na verdade, Não. Protocolo é apenas protocolo. Você deverá aguardar o registro do MTE, pois se a empresa foi alvo de uma fiscalização o auditor poderá não aceitar apenas o seu protocolo. Contudo, alguns aceitam.
      Nesse caso, é melhor esperar o registro sair.

  45. Tenho registro n MTb como técnico de segurança do trabalho, mas ja faz tempo que não exerço a profissão. Perdi minha carteira e não sei mais meu número de registro. Alguem sabe me informar como consigo obter meu numero de registro.

  46. Alguem pode me informar como consigo localizar meu numero de registro de tecnico de segurança do trabalho, pois perdi minha carteira e não sei mais o numero

    1. Terás que trocar a carteira de Identidade. Minha esposa se encontrou na mesma situação e foi necessário ela retirar outro RG.

  47. Boa tarde! Obtive o n. do Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho. Porém em mensagem o MTE diz que os profissionais poderão não aparecer em consulta por estarem registrados em livro. E assim não consigo obter cópia do número do registro profissional. Já liguei nos telefones disponíveis e não atendem. Pode me orientar?. obrigado!.

  48. PRECISO DE AJUDA. TERMINEI O CURSO, FIZ O PEDIDO DO REGISTRO E DEU COMO INDEFERIDO, POR QUAL MOTIVO? ONDE POSSO TIRAR MINHAS DUVIDAS, PRECISO DO REGISTRO URGENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais