Registro Profissional de Téc. de Segurança do Trabalho


Profissionais que se formam no curso Técnico em Segurança do Trabalho só podem exercer a profissão depois de regularizar sua situação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego através do registro profissional.

Tire suas dúvidas sobre o registro e saiba como solicitar o seu.

O que é Registro Profissional?

Registro profissional é a habilitação exigida para as pessoas que pretendem exercer qualquer profissão regulamentada por lei. É requisito imprescindível para que o profissional possa oferecer seus serviços em território nacional.

O objetivo do registro profissional é manter um cadastro de todos os habilitados a exercer determinada profissão e garantir que os mesmos cumpram as exigências legais.

O registro funciona ainda como uma garantia de que os profissionais que vão efetivamente exercer a profissão são qualificados, com isso dificulta, por exemplo, o uso de diplomas falsificados.

Portanto, oferece vantagem tanto para a empresa (que tem a certeza de estar contratando um profissional qualificado) quanto para o técnico em segurança do trabalho (que tem sua profissão valorizada).

Quanto custa o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Não há custo para obtenção do registro profissional de Técnico de Segurança do Trabalho.

Como solicitar o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Como o Técnico de Segurança do Trabalho ainda não conta com um conselho profissional próprio, o registro é elaborado diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para solicitar o registro, é necessário acessar o site: www.sirpweb.mte.gov.br/sirpweb, preencher o formulário online com os dados solicitados e imprimir as duas vias do documento.

O preenchimento é bastante simples, mas caso haja dúvidas, o MTE disponibiliza um manual para auxiliar o usuário, para realizar o download, acesse: Manual de Usuário do SIRPWEB.

Depois, é necessário dirigir-se a uma Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, levando as duas vias da solicitação acompanhadas dos documentos exigidos. Após o processamento da solicitação, o registro é transcrito diretamente na CTPS do profissional.

Quais documentos são necessários para fazer o Registro Profissional de Técnico de Segurança do Trabalho?

Para solicitar o registro, o interessado deverá apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social e os seguintes documentos, em cópias autenticadas:

  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Documento de identidade com foto (RG, carteira de habilitação ou outro);
  • Certificado de conclusão do curso Técnico de Segurança do Trabalho ou Supervisor de Segurança do Trabalho.

Não existe prazo de validade para o certificado de conclusão de curso, podendo o profissional portador do documento solicitar o registro quando quiser.

Consultar a situação do Registro Profissional

Você pode consultar a situação do seu registro profissional através do link, abaixo:

Consultar a situação do Registro Profissional.

Gostou do texto sobre o registro profissional de Téc. de Segurança do Trabalho? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook, InstagramGoogle plus.


Veja também

Comentários

  1. Edilson Meirelles

    Concluí o curso em 2000. Fiquei devendo no estágio, que, na época não consegui realiza-lo pois estava difícil e até fazê-lo sem remuneração estava disposto. Enfim… Significa que perdi todo o investimento financeiro e de tempo?

    Responder
    1. Mércia Maria

      Edilson Meirelles, realizar o estágio é condição obrigatória para se conseguir o certificado de conclusão do curso TST.

      Existe um prazo que a instituição de ensino dá para você realizar esse estágio e apresentar o Relatório. Quando o prazo se encerra, significa que não mais conseguirá se formar. Procure saber com a sua instituição qual foi o prazo que eles deram. Geralmente esse prazo gira em torno de dois ou três anos após o término das aulas teóricas. Muito provavelmente você já perdeu o prazo e então.. Se realmente quiser ser um TST, terá que começar tudo de novo.

      Responder
  2. José Sileira Dias

    Tecnólogos em Segurança do Trabalho pode requerer o registro de Técnico…já houve esse caso ou é só conversa fiada…dúvidas

    Responder
      1. Tito Carvalho

        Ada Toledo, você tem registro no CREA mas e a condição do Ministério do Trabalho como ficou? Você conseguiu fazer seu registro no Ministério?

        Responder
  3. vanja couto

    Temos de ser profissionais regulamentados!! e precisamos de como podemos estar em busca de atualizar conhecimentos!!

    Responder
  4. Joelma Baía

    Terminei o curso Segurança do Trabalho em 06/13 e gostaria de saber meu prazo máximo pra estagiar, pois está muito difícil de conseguir.

    Responder
    1. Mércia Maria

      Joelma, as instituições de ensino dão um prazo para o aluno fazer o estágio e apresentar o Relatório. Geralmente esse prezo gira em torno de dois ou três anos após o término das aulas teóricas. Procure saber na sua instituição de ensino qual foi o prazo que eles deram. Acredito que você ainda está dentro do prazo, mas de qualquer forma, dá até a sua instituição de ensino e se informe melhor para não acontecer de você perder tudo.

      Responder
  5. Karlos

    Todos os Tecnicos Segurança de Trabalho tem o direito de ter carimbos tipo os medicos? Pois os medicos tem o numero do CRM e os tecnicos?

    Boa Tarde

    Carlos

    Responder
    1. Gladis C. V. Lopes

      Sim, basta concluir o estágio e dar encaminhamento ao Ministério do Trabalho, terás um número de registro é só mandar fazer o carimbo, simples assim

      Responder
  6. Elinaldo Cardoso

    Bom dia, Sou formado em Técnico de Segurança fiz o meu cadastramento no site do MPE Brasil, para obter meu Registro profissional, no site reza que eu posso tirar com certificado de conclusão do curso e que eu tenho ate um ano para apresentar o meu diploma. Porem quando cheguei no MTE em Alagoinhas Bahia o funcionário mim informou que eu só posso da entrada com o meu diploma, gostaria de saber se vale mais o que reza no site o q o funcionário dizem. muito obrigado.

    Responder
  7. fabricia Marcely

    Estou com dificuldade de tira minha carteira seguraça no trabalho, como faço para tira o registro segurança no trabalho

    Responder
  8. SA MUELSILVA

    TIREI O MEU REGISTRO EM 2011, ETÁ NA MINHA CARTEIRA , QUANDO QUERO CONSULTAR NO SITE DO M.T.E DIZ QUE O MEU REGISTRO ESTÁ ERRADO, O REGISTRO VENCE ? TEM DATA DE VALIDADE ? RESALTANDO QUE JÁ TRABALHEI NA ÁREA.

    Responder
  9. José adolfo claro

    Duvidas…fiz o curso em 1998 não tenho diploma porem no meu certificconconsta 460 horas estagio supervionado sera que e possível fazer registro

    Responder
    1. Gladis C. V. Lopes

      Dá uma verificada no Ministério do trabalho, que eu saiba o prazo é de dois anos, tive colegas que não conseguiram fazer o estagio e a situação não foi positiva não.

      Responder
    2. MILENA

      José, sem o diploma é impossível tirar registro, ele o principal requisito para comprovar sua formação e é exigido a apresentação dele no MTE.

      Responder
      1. Manoel Paulino

        Para Registro, é só o certificado, que terá validade de 1 ano, para voçê apresentar o diploma.

        Responder
  10. suzana

    Olá, boa tarde!!! Gostaria de saber, mesmo depois q VC faz o estagio e conclui o curso eu posso estagiar novamente em outra empresa??????

    Responder
  11. suzana

    Boa tarde!!! Já estagiei para concluir o curso, já terminei, será q posso estagiar novamente mesmo depois de ter concluído o curso?????

    Responder
  12. simone

    Formei em 1997 fiz o estágio e tenho até hoje minha carteira de tecnico apesar que nunca trabalhei na área. Será que minha carteira ainda vale ou preciso renovar? Consigo trabalhar na área ainda?

    Responder
  13. Francisco

    Fiz engenharia de segurança do trabalho, tirei o creia, mas não consigo colocação no mercado posso tirar a carteirinha de tecnico de segurança? e atuar como tecnico?

    Responder
  14. Alex

    ola, me formei a pouco tempo e dei entrada no meu registro, alguem sabe me informar se inquanto meu registro nao for feito nao posso atuar na area?

    Responder
  15. Jéssica Teixeira da Silva

    Boa tarde,já tenho meu registro na carteira e mas não tenho o número dele para fazer o carimbo cm faço neste caso, porque o pessoal do MTE não me deu nenhum número do registro para fazer o carimbo.

    Responder
  16. JOSÉ MÁRIO PEREIRA DA SILVA

    Eu já tenho o Registro na C.T.P.S e tenho o DIPLOMA, mas quero fazer a carteirinha, posso?

    Responder
  17. John Silva

    Entendo, mas eu vou ter o diploma mas com 17 anos. Daí a pergunta se posso me registar com 17 anos com o diploma em mãos.

    Responder
  18. celia

    Socorro… perdi minha carteira se segurança do trabalho tenho regiatro e o mesmo está ativo como faço fazer para tirar segunda via?

    Responder
    1. Anderson Fabiano Rodrigues Cabreira

      Você terá que se informar bem no MTE da sua cidade ou outra cidade próxima que tenha o MTE, caso onde vc mora não tenha. Registrar uma ocorrência na polícia civil em 1º lugar e levar a cópia no MTE! Creio que seja o melhor jeito a ser feito colega! Espero ter ajudado.

      Responder
  19. Anderson Fabiano Rodrigues Cabreira

    E ai Pessoal, me formei mo começo do ano 2016 agora, já andei dando uma olhada na verdade não está fácil o emprego de TST, sem falar que onde eu moro é uma cidade bem pequena e fiscalização pouquíssima quase nada. assim dificulta um pouco mais para nós Técnicos em Segurança do Trabalho , se alguém tiver alguma sugestão será bem vinda!

    Responder
  20. Michele

    Quando eu levar toda a documentação ao Ministério do Trabalho, sei que existe um prazo para eles colocarem o registro na CTPS, mas será que posso pegar pelo menos o número antes do registro definitivo na CTPS?

    Responder
  21. Josiane

    Boa Tarde!
    Me formei recentemente e gostaria de dar entrada para fazer o registro no MTE,mais a previsão do diploma so pra daqui unns 2 meses ou mais,tem em mãos as copias do meu historico e uma declaração de conclusão será que eles aceitam no MTE?

    Responder
  22. Alex

    quais os caminhos para conseguir meu primeiro emprego, sendo que me formei recentemente como técnico de segurança

    Responder
  23. Davi

    Eu sou tec.de segurança do trabalho; e o meu registro provisorio venceu em março de 2016. Eu tenho que renova-lo ou essa nova lei de registro permanente serve p mim?

    Responder
  24. Joaquim Mamede

    Fiz o curso de TST no SENAC, onde falaram que não é obrigatório o estágio. E vendo os comentários falam que é obrigatório, e agora?

    Responder
  25. Wilian

    Olá Alguém poderia me ajudar fui fazer o registro coloquei endereço errado, não conseguir editar como que eu faço pra conseguir editar ou fazer outro registro ?

    Responder
  26. Marcio Pereira

    Olá, estou fora do mercado de trabalho desde 2007 e pretendo retornar. Mas não lembro o número do DRT e não tenho a carteirinha. Como faço pra recuperar o número?

    Responder
  27. Cristiane Vosniak

    Olá, hoje fiz o requerimento de registro do profissional, mais preenchi um campo errado, e só vi isso quando imprimir as copias do MTE, como posso proceder agora? Estou com medo de acontecer algo.O que faço.

    Responder
  28. Lamartine Barbosa Vasconcelos Júnior

    Boa tarde, terminei o meu curso de segurança do trabalho em 2014 mas infelizmente o Getec faliu que era a instituição que estudava, viajei pra são paulo e passei um tempo lá e retornei pra Recife agora. Como faço pra conseguir o meu certificado de conclusão já que o curso era reconhecido pelo mec.

    Responder
  29. eduardo lopes

    a final, posso dar entrada no mte sem o diploma,mas com o certificado.(conforme tenho essa informação), ou nao tem como…pois vi uma resposta aqui no blog, que somente como diploma.

    Responder
  30. priscila

    queria saber se posso dar entrada no meu registro provisorio apenas com meu historico de ensino medio e um atestado de conclusao de curso de seguranca do trabalho,pois tenho pressa e meu certificado ainda vai demorar a sair.

    Responder
  31. Claudir Teodoro da Silva

    Boa tarde Tecnicos de segurança gostaria de fazer um cartão meu na frente do meu registro eu posso usar gual sigla para tecnico??? TST?

    Responder
  32. jessica dias silveira

    E quando o registro é Deferido (Aprovado), mas quando ao tentar EMITIR o registro aparece REGISTRO NÃO ENCONTRADO?! o QUE FAZER NESSES CASOS?

    Responder
  33. douglas

    Eu fiz o curso técnico em segurança do trabalho através do pronatec por uma instituição privada. Não fiz estágio porque não era obrigatório pela instituição se fazer estágio, não fiz relatório, não fiz TCC, Artigo. . .Fui no MTE e consegui o registro sem diploma e sem certificado. Eu queria um estágio ou trainee na área, mas me foi dito por um profissional da área, que sem o diploma eu não consigo nada e que o estágio não posso mais fazer porque o curso acabou. Minha pergunta é: O curso que realizei, tem validade?

    Responder
  34. Ana Caroline

    Dei entrada na solicitação do registro dia 13/04/2017, entreguei os documentos dia 24/04/2017 no MTE da minha cidade, contudo quando eu vou acompanhar minha solicitação de de registro, informa que a solicitação encontra-se na base de dados do MTE. A análise será iniciada após entrega da documentação.Hoje é dia 14/05/2017 e minha solicitação venceu 13/04/2017, é necessário eu realizar uma nova solicitação?

    Responder
  35. Ronise Ramos

    Boa tarde ..preenchi o formulário de requerimento para registro de TST , mas faltou um nome o qual eu não uso , fui até a DRT em minha cidade onde a atendente pediu p eu entrar no site nova/te e preencher correta/te,. é possivel eu retornar a página para continuar o preenchimento ???

    Responder
  36. Willian Lira Batista

    Conclui meu Técnico em Segurança do Trabalho em 2014, existe prazo para se registrar no MTE?

    Responder
  37. Edmar Ribeiro

    boa tarde
    Eu estou “boiando”, sou TST tenho registro no MTE (feito pelo sindicato), e não tenho este registro carimbado na CTPS me formei em (2014). Porem ja fui registrado antes como TST por empresa. Era obrigatório o carimbo na CPTS, antes?

    Responder

Comentário