O que é Reabilitação Profissional – INSS?

Reabilitação profissional é um serviço prestado pelo INSS aos segurados acidentados ou portadores de doenças que os impedem de exercer a atividade laborativa atual, visando reinseri-los no mercado de trabalho.

Durante o programa, a Previdência oferece assistência médica, psicológica e fisioterápica, acompanhamento por assistente social, fornecimento de próteses, órteses e instrumentos de trabalho, treinamento profissionalizante, cursos de informática e benefícios como auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

Objetivo da Reabilitação Profissional – INSS

O objetivo do programa é reinserir o trabalhador acidentado ou portador de doença no mercado de trabalho, readaptando-o para exercer uma função compatível com seu estado de saúde.

O programa é totalmente custeado pela Previdência Social e obrigatório para todos os segurados que forem considerados aptos a participar do treinamento.

Legislação da Reabilitação Profissional – INSS

A reabilitação profissional e social para o trabalhador parcial ou totalmente incapaz para o trabalho ou portador de deficiência é regulada pelos artigos 89 a 93 do Regime Geral da Previdência Social (Lei nº 8.213/91).

Segundo o artigo 89, a reabilitação deverá proporcionar aos beneficiários os meios para reeducação e readaptação necessários para que este possa voltar a participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

A adoção de programas de reabilitação profissional também é recomendada pela Convenção nº 159 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Quem tem Direito a Reabilitação Profissional – INSS?

Submeter-se a reabilitação profissional é ao mesmo tempo um direito e um dever dos segurados da Previdência. Os segurados são convocados a participar com base em critérios como idade, escolaridade, adaptação ao benefício por incapacidade, proximidade de centros de reabilitação, possibilidade de convênio com empresas, entre outros.

Têm prioridade no atendimento quem recebe auxílio-doença previdenciário ou acidentário; aposentadoria especial, por idade ou tempo de contribuição que tiveram sua capacidade funcional reduzida por acidente ou doença; segurados sem a carência necessária para gozar de auxílio-doença; aposentados por invalidez; portadores de deficiência sem vínculo com a Previdência; e dependentes de segurado inválidos ou portadores de deficiência, de acordo com as disponibilidades administrativas, técnicas, financeiras e as condições da unidade de atendimento da Previdência Social.

O segurado que estiver em gozo de auxílio doença terá prioridade de atendimento no programa e continuará recebendo o benefício normalmente durante a fase de reabilitação. Não é exigido período de carência para iniciar o treinamento.

Como funciona a Reabilitação Profissional – INSS?

A Previdência encaminha automaticamente os segurados elegíveis para participar da reabilitação profissional após a perícia médica, quando o perito assim orientar. Os segurados são obrigados a submeter-se ao programa, sob pena de suspensão do benefício.

Após a conclusão do treinamento, o INSS emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado.

As empresas são obrigadas a manter vagas exclusivas para trabalhadores readaptados, cujo número varia de acordo com a quantidade de funcionários.

Compartilhe o texto:

144 Comentários

  1. Voltei de benefício de acidente de trabalho estou c uma doença cronica meu medico encaminhou varios laudos para a empresa solicitando o incaminhamento ao inss porem a empresa n me incaminhou acabou minha instabilidade e me demitiu tem 4 meses aindo posso buscar esse benefício

    1. sim ,eu estou em auxilio doenca pois sofri um acidente na empresa e quando falei pra empresa que ia fazer a cirurgia no meu joelho
      a empresa me mandou embora recebi o auxilio desemprego os meses, e depois marquei pericia com o inss fui reprovado na primeira pericia ,mas recorri e assim consegui vc tem que ter doze meses pagos no inss.E tambem coloquei a empresa na justica como me encostei no inss nao aceitei acordo e esta rolando ja vou pra dois anos encostado e direito seu o beneficio auxilio doenca.

    2. boa noite fui para reabilitaçao fiquei 6 anos nao teve curso pra mim fazer esta marcada a pericia sera que vou pra rua tenho uma doença cronica no ouvido

  2. Fiz uma cirurgia de hérnia de disco na coluna, fui para o INSS e por um tempo recebi o auxilio doença, mas depois o perito me considerou apto, mesmo com o laudo dizendo que eu não tinha condição por tempo indeterminado, mesmo assim voltei para a empresa e depois de 4 meses ela me mandou embora, já um ano que tento voltar a trabalhar mais por não poder exercer todo tipo de atividade não estou conseguindo recolocação no mercado ainda tenho direito desse beneficio?

    1. Procura um adv URGENTE vc já deveria ter entrado com pedido para o código B 94. Importante guardar todos os laudos, exames, receitas, relatórios de fisioterapia etc

    1. Olá, Paulo.

      Mesmo que a empresa se negue a te reabilitar o INSS, realizará a reabilitação na comunidade e após este período seu benefício será cessado e terá que retornar para a empresa.

  3. Minha irmã ficou cega de ambos os olhos passou na perícia no setor de reabilitação, e pediram que ela retorne daqui a um ano somente com a carteira profissional, pergunte se precisava levar exames e laudos disseram que não que ela irá passar com a orientadora alguém sabe me informar se eles pretendem aposenta la por invalidez.

    1. Ola Marcia, na verdade a parte medica de perito, já foi feita a avaliação e agora possivelmente ela irá passar com orientadores para promover um possivel curso/treinamento para reabilitar em outra função ou cargo que ela possa voltar ao mercado de trabalho.Mas é possivel tambem a aposentadoria, ai vai depender do andamento.

  4. sou vigilante patrimonial…fui afastado doença cronica….mas tb. sou formado tec seg trabalho..posso ser reabilitado netsa função

  5. Fiz uma cirurgia de coluna lombar extensa . Nessa artrodese de coluna lombar foram colocados 7 pinos as astes e a tela . A perita do INSS também viu minha incapacidadr de voltar ao trabalho e me encaminhou para reabilitação proficional.Uma secretaria do proprio local pegou e anotou meu tekefone

  6. Fiz uma cirurgia grande de coluna lombar . Uma artodese de coluna lombar em varios níveis,foram colocadas 7 pinos as astes e a tela. A perita do INSS aqui da Av.Rio das Pedra S.P. constatou minha incapacidade de retorno ao trabalho me deu esse laudo e me encaminhou para reabilitação profissional a secretaria dessa unidade me entregou o laudo anotou o telefone da minha residencia e de meu celular e disse pra eu aguardar que me ligariam dizendo dia hora e local (que segundo ela seria na Penha S.P). Estou preoculpada pois isso foi dia 27 /julho /2015 e até agora não recebi tal telefonema. Como devo proceder??

    1. Também aconteceu isso comigo já faz um ano e até agora nada,continuo recebendo o benefício não sei se vou agência ou se espero eles entrarem em contato comigo, soube de pessoas que passaram quase 3 anos para ser contatado..

      1. Tatiele boa noite … Estranho pq o inss nao chamando o beneficio ficara ativo por 3 ou 4 meses e depois ele entrara em data limite onde vc tera mais 90 dias caso o inss nao entre em contato com vc , vc tera que procurara a reabilitaçao .. no documento que eles te dao tem as datas la .. Abraços
        Obs: Se for o seu caso e claro ,, muitos que se encontram na reabilitaçao hj e esperando e assim

      2. Ja estou com 1 ano e 2 m.nessa reabilitacao e ate agora nada. Tenho uma protese “artroplastia total E” com dores. Se nao for reabilitado;;É aposentadoria.

  7. Quem entrou no inss com laudo por depressao e agora se acha apto pode solicitar ao INSS reabilitação para o próprio trabalho ou para outro emprego ?

    1. Ola Mari , boa noite . Se vc ja se encontra apta vc podera ir direto a reabilitaçao e falar com a assistente social da sua agencia e pedi que te encaminhe ao medico perito da reabilitaçao o mesmo pedira que vc traga uma SIMA preenchida do sei medico assistente relatando todo seu processo de tratamento ate o fim e te liberando ao trabalho e assim sendo vc nao sera reabilitada e voltara ao trabalho.

  8. Perdi um dos dedos e parte dos movimentos da mão no trabalho e tava a 1 ano afastado agora me chamaram pra reabilitação profissional eu volto a trabalhar normal?

  9. Estava trabalhando sofri ,acidente indo trabalha fiquei 2 anos e meio afastado pelo INSS me encaminharão para reabilitação logo em seguida fui demitido e estou com uma deficiencia do Plexo Braquial.

  10. Sofri um acidente e estou a quase 3 anos afastada, porem no periodo eu estava desempregada, meu beneficio tem a data de cessação no próximo mes, vou entrar com pedido de prorrogação, se caso eles me encaminhem para reabilitação como vai funcionar?
    Como faço pra saber se na minha cidade tem centro de reabilitação?

    1. Eles te mandam para cidade mas próxima de vc .foi assim comigo. Viajei durante um ano e meio 3 horas de viagem até a natal e ainda pegava coletivo chegava em casa de 9:30 da noite e saia de 9:00 da manhã.

  11. Boa noite eu fiz uma cirurgia de risco na coluna lombar chiari volume 1 até hoje eu sinto muita dor na cabeça e estou com sobre carga na coluna cervical e tenho osteoporose e um cisto no joelho esquerdo estou de benefício eu sou motorista de bitrem zao e ao renovar o meu benefício a perita do inss me mandou para reabilitação eu não sei o que vai acontecer com migo porquê eu não posso voltar para minha atividade que eu estava

  12. Tive um acidente dentro da empresa que trabalhava na mão no dedo direito o quarto dedo sou montador de estruturas e fiquei com meu dedo sem moivimentos tava pelo inss so que agora me passaram para reabilitação profissional o que faco ?

  13. Tive um acidente de trabalho e perdi o movimento do dedo da mao direita tava pelo inss agora me passaram para reabilitação profissional o que devo fazer

  14. fas sinco ano queu tou encostado pois tenho protes total de quadil esquerdo tou esperando para por outra no direito me encaminharam para reabilitasao mas minha inpresa falio

  15. Bom dia!
    Estou afastada há quatro anos por neoplasia maligna de mama.
    As primeiras perícias davam três, seis, nove meses de afastamento. A última perícia me deu dois anos, que terminam agora em dezembro.
    Farei 53 anos antes da perícia.

    Como ficará meu caso? Quais as possibilidades?

  16. Estou afastado da minha função por depressão o meu medico pediu a minha readaptação então marquei a perícia sou caixa bancário e não aguento mais trabalhar com o publico oque devo fazer?

  17. eu sofri um acidende e perdir a perna e mais eles pediro pra mim estudar mais eu nao tenho comdicao di estudar porque a escola e longe e nao tem onibuis i morro na zona rural

  18. bom dia

    trabalho em duas empresas de segurança privada no qual sofri acidente de percurso em uma delas ja estou afastado a quase 3 anos e estou para retornar minha duvida é tenho estabilidade nas duas empresas ou so na que eu sofri acidente e foi aberto o cat obg desde já

  19. Boa noite sou bombeiro civil estava afastado e quando voltei do afastamento ao passar pelo médico do trabalho fui encaminhado para perícia de reabilitação devido uma doença crônica na coluna só que na empresa em que trabalho os demais cargos são superiores ao meu nesse caso se o perito deferir o pedido o inss me custeará o curso por exemplo de técnico de seg do trabalho pois é o curso pelo qual estarei apto para uma função compatível com minha patologia dentro da empresa

  20. Tenho um amigo bancários aposentado por invalidez com síndrome do pânico e demais complicaçoes. O mesmo é advogado e quer tentar exercer a função. Os médicos vão acompanhá -lo por um.periodo de cinco anos.Nestete caso poderá manter o benefício. No período de acompanhamento.

    1. Também aconteceu isso comigo já faz um ano e até agora nada,continuo recebendo o benefício não sei se vou agência ou se espero eles entrarem em contato comigo, soube de pessoas que passaram quase 3 anos para ser contatado..

      1. passei 1 ano e meio encostado pela previdência dai da ultima perícia fui emcaminhado pra reabilitação profissional … eles falaram q iam entrar em contato cmg e isso ja tem 5 meses ñ sei uq faço tbm rsrsrs

  21. Sofri um acidente de trabalho em 2003. 2010 foi concedido processo de reabilitação , que aguardasse a chamada em casa .2015 fui convocado comparecer em 24 horas na setor de reabilitação da agência em que o perito simplesmente me concedeu alta . o médico do trabalho conveniado a empresa , por tres vezes inapto e a última apto com restrições. A empresa não aceita as restrições do médico do trabalho.Marcado tres pericias no qual o perito não dar o parecer de reabilitação , somente alta. de tudo.São 9 meses sem saber o que é pagamento.Sofrendo vários constrangimentos.O que fazer.

  22. Bom dia , fiz 4 cirurgias nos olhos tive descolamento de retina provocado pela doença de eales um doença rara fiz todo tratamento e assim que meu médico me liberou fui na empresa , mas quando minha médica viu meu laudo disse que teria que entrar com a minha reabilitação , pois o meu olho direito ficou com 20/200 , e correto isso pois não função que eu exercia não me afeta em nada sem se falar que de óculos a visao e bem melhor não entendi pois o médico disse que estava apto a praticar minha rotina de trabalho de offshore

  23. Estive aposentado por 18 anos pelo INSS e eles jamais me chamaram para avaliar minhas condições para o trabalho. Em julho de 2014 solicitei a reversão da aposentadoria e voltei a ativa na empresa em fevereiro de 2015. Não me foi oferecido qualquer tipo de ajuda quanto a readaptação profissional pelo INSS. Na empresa me foi dito que justamente naquele período de minha volta não havia possibilidade de participar do programa gerido por ela, então temporariamente suspenso. Pelo fato de estar eu inadimplente com a empresa por causa de empréstimos, logisticamente fui encaminhado para uma lotação em “célula de apoio” que é um setor aonde se “cobram os clientes” e eu ali fazendo ouvido de mercador. Ao mesmo tempo que tentava negociar meu débito sem haver disposição da empresa em oferecer um plano compatível com a minha situação econômica. Em resumo, depois de sofrer humilhação de toda ordem e ser alvo de assédio moral e sexual, buscar continuamente o departamento médico da empresa e ser levado em banho maria, pedi demissão em julho de 2015. Saí com 3.000 reais. A ajuda que o INSS se prestou a dar por um ano e meio se acabou e me encontro desempregado. Estou buscando auxílio jurídico gratuito junto as mais diversas autarquias (estadual e federal) e tudo o que tenho direito é ouvir deles que devo buscar um advogado do próprio bolso.
    Nome no serasa e spc, além de bombardeado por telefonemas, cartas e ameaças por parte de credores. como fazer valer o direito que eu tinha de ser preparado para a volta ao trabalho pós reversão da aposentadoria, traduzindo isso em compensação financeira já que me demiti por motivos alheios a minha vontade (e tenho como provar o por mim alegado).

  24. Oi boa tarde
    Em 1997 tive um acidente de trabalho pedi auxilio acidente pro inss e foi negado fui na justica e ganhei (ler tendenite ombro direito) em 2008 sofri outro acidente agora na coluna hernea de disco fiz a cirurgia e fiz a reabelitacao proficional voltei ao trabalho so que na mesma funcao depois de 3meses a hernea de disco voltou ai eu sai e entrei
    em outra empresa em outra proficao recebo o auxilio acidente eu encima do primeiro acidente pois hj meu salario e bem maior que do primeiro tem como trocar o valor.

  25. Estou a um ano no auxilio-doença e o inss me encaminhou para reabilitação profissional. Mas não quero faze-la. Como faço para comunicar isso ao INSS? Pois quero voltar ao trabalho.

    1. Para pedir para sair do programa de reabilitação profissional, você pode levar ao perito do programa um laudo do médico(a) que solicitou o benefício por incapacidade laboral (auxílio doença), onde ele(a) afirma que você está curado e lhe dando auta. O problema é que emprego está difícil, e falando francamente, muitos aqui no fórum tentam manter seus benefícios até que um emprego decente apareça e tem muito médico anjo que ajuda o paciente dando laudos de incapacidade por mais alguns meses repetidamente, porquê o sujeito desempregado é pios que o sujeito doente – só adoece mais – todos temos famílias para sustentar. Aí que derrepente este emprego aparece. Se faz um mese que te encaminharam ao programa, como seu médico(a) vai lhe dar este laudo? Ele(a) vai estar se desmentindo. Ele(a) pode se prejudicar perante a justiça e você pode ser acusado de fraudar o INSS. É prudente tentar fazer um acordo com quem quer lhe contratar, pelo menos uns meses(não sei por quanto tempo você pode não comparecer a reabilitação e continuar recebendo,).Depois de alguns meses leve um laudo dizendo que você está curado, e pedindo auta ao INSS. Depois assine sua carteira.
      Boa Sorte. Deus te guie.

  26. ESTOU AFASTADO DO SERVIÇO DESDE OUTUBRO 2010. PELO AUXILIO DOENÇA, TIVE FRATURA EXPOSTA DO FEMUR DA CABEÇA DISTAL COLOCANDO UMA HASTE INTRAMEDULAR, FICANDO ASSIM COM AFASTAMENTO DEFINITIVO PARA O TRABALHO. CONFORME MEU MEDICO. E AGORA O INSS QUEREM ME REABILITAR E ATÉ AGORA NADA. DEPOIS DESSE TEMPO DE 01 ANO DE REABILITAÇÃO, SE NÃO DER CERTO O Q ELES FAZEM? OBRIGADO.

    1. eu tive o mesmo a minha fratura é igual a sua fui encaminhado para reabilitação só que o psicólogo falou que tinha direito a dois cursos um de 160 h e outro de 80 e depois que mandei o documento restante falou que o inss só iria custear um curso fazendo eu de bobo

  27. Estive por 7 anos em auxílio doença por uma doença crônica e que causa muita dor. Nos últimos 8 meses estava na reabilitação. No começo, a reabilitadora disse que a minha empresa tinha encerrado suas atividades aqui e que pra ela eu não poderia voltar, seria demitida. Depois, que havia um curso que eu poderia fazer que me proporcionaria trabalhar na minha área sozinha como autônoma. Achei bem interessante. Minha doença é no rosto e sinto muita dor. Mais tarde, disse que o médico da reabilitação não permitiu o tal curso porque eu tenho curso superior completo. Eu mesma me capacitei. E que o próximo passo seria a alta. Aí eu pergunto: que reabilitação é essa? Hoje tive alta e me encontro na mesma situação de saúde anterior, em tratamento, sem condições de trabalho com dores horríveis e nos próximos dias desempregada. E o tal curso ele não liberou mesmo. A tal reabilitadora ainda me confessou que esse curso era oferecido pra pessoas com um pouco menos estudo e que, decididamente, não o concluíam, não conseguiam. Ainda tive que ouvir de um médico, sem noção, que “quem sabe a minha doença poderia ser considerada uma deficiência e poderia me inscrever nas cotas” como deficiente quando fizer um concurso público. Aí respondi a ele que não era deficiente, estava apenas me tratando de um problema de saúde sério. Que ele já era considerado deficiente porque tem a visão em apenas um olho. Ficou uma “arara” porque perguntei que “reabilitação” foi essa? Disse que se eu não me sentisse em condições de voltar ao trabalho ligasse pra o 135 e voltasse para a fila. E que ele me achava em plena condição de voltar a trabalhar e continuar com as minhas consultas. Terminei esse diálogo dizendo que ele não conhece a doença que tenho, senão não diria tanta besteira. É um desaforo esse pessoal…

  28. Sofri um acidente de moto em 2014,fraturei o joelho passei por perícia o médico me deu 45 dias voltei para outra perícia e ele passou reabilitação quando fui marcar a funcionária pegou meu endereço e telefone disse que eu esperasse uma carta ou ligação com as informações para a reabilitação e até hoje a mais de um ano não recebi nenhuma informação e contínuo recebendo o benefício,devo ir na agência ou espero ele me procurarem?

  29. trabalho como vigilante a 23 anos e ainda tenho cerca de 7 anos trabalhados por periodos anteriores em outras empresas , sendo que em todas essas empresas tambem trabalhei em pé . acerca de um ano atráz me acidentei no local aonde eu trabalhava pisando em um buraco e rompendo os ligamentos do joelho fui obrigado a fazer uma cirurgia depois de feita foi constatado que eu além desse problema ainda estaria com mais outros tipos de doenças como sinotovite ,sinovite,tendinite vindo a fazer com frequencia retiradas de liquido inflamatorio do joelho foi pedido pelo meu medico em laudos minha aposentadoria por incapacidadede exercer a minha funão na minha area profissional. sendo assim fiz uma perícia e o perito me colocou em processo de reabilitação se eles não conseguirem me reabilitar para a area da qual eu sou profissional eles vão me colocar para fazer um curso e depois o que acontece? se eu não me adaptar? tenho 53 anos de idade e a minha categoria é vista como especial.

  30. Como consigo o certificado de reabilitação, estamos contratando um reabilitado que nos informou que o INSS não fornece mais. Procede? Como saber se é realmente um reabilitado?

  31. Olá,fiz uma cirurgia de mastectomia direita total depois de 10meses fiz a reconstrução
    atraves de abdominalplastia,fiquei afastada pelo inss por 9meses tive alta mas não
    consigo exercer meu trabalho pois sou merendeira e tenho muita dor e não
    consigo pegar nada pesado que cai,posso recorrer da decisão ,tenho direito de ir para
    a reabilitação?tenho 50anos e 23anos de contribuição

  32. eu sofri acidente de trabalho em 1994 perdi a mao direita a nivel do punho hj estou aposentado mas gostaria de saber onde posso conseguir uma protese por favor me ajude , moro em sao paulo.
    ja tentei no posto do inss mas eles falaro que esse tipo de servico nao tem mais isso procede eu preciso de uma protese .
    grato pela atencao .

  33. Fiz cirurgia de retirada da cabeca do osso femural da perna esquerda consequentemente perda de 5 cm estou afastado por auxilio doenca a 4 anos o medico que me operou me disse que meu caso e irreverssivel mesmo colocando uma protese o qual o governo nao disponibiliza pq este tempo todo estou aguardando na fila de espera pelo custo ser auto. Agora o perito me volocou na reabilitacao sou vendedor de alimentos nao posso ficar muito tempo de pe pela dor que me causa na perna e na coluna e tbm nao consigo ficar muito tempo sentado o desconforto e grande e causa dor tbm. Mesmo que aconteca algum tipo de reabilitacao as dores sao frequentes ate mesmo com caimbaras horrives pela noite devido esforcos no dia. O que devo fazer? Ou como posso proceder? Mesmo pq caso volte a trabalhar a empresa fica a 100km de onde moro e consequentemente me demitira tenho 50 anos e certamente nao arrumarei trabalho tao facil o que devo fazer? O problema foi ocasionado porque sou portador do HIV e nao pela empresa tenho direito a alguma estabilidade?

  34. Bom dia passei pela pericia do inss no dia 01/04/2016 a médica me deu alta mas quando foi me da a carta saiu falta de tempo de contribuição porque tinha uma empresa que eu trabalhei 13 meses e não estava constando o tempo de contribuição ai pediram pra mim aguarda em casa até resolveram o problema mas estou com medo porque a medica me deu alta e ja faz um mes que estou aguardando e ainda não entraram em contato oque fazer .,

  35. Olá! Sofrir uma acidente em casa e cortei os 4 dedos da mão direita, lesionando os tendões, onde fiquei com sequelas, não consigo flexionar os 4 dedos e não tenho força no braço. Estou incapacitada de escrever, digitar etc… e pra completar tive câncer na mama esquerda fiz mastectomia radical e esvaziamento na axila… Q tb me deixou sequelas estou com linfodema (inchaço no braço) nesse braço estou incapacitada de fazer movimento brusco, pegar peso, levar furada, queimaduras, fazer movimentos repetitivos… enfim estou com problemas nos 2 braços sérios e estou no Aux. doença fazem 3 anos e agora foi chamada para reabilitação… me pergunto pra que??? N consigo escrever, fazer nada e estou com os 2 braços inválidos, sinto dores intensas… se a intenção do Inss é me ingressar no mercado e trabalho eles vão ter quer fazer uma mágica p eu pelos menos voltar a escrever pq até isso n consigo… gostaria de saber se posso recorrer a essa decisão??? E se posso ter esperança de me aposentar por invalidez?.

  36. estou para ser reabilitado através de um curso fornecido pelo inss. gostaria de saber se neste curso eu não tiver um bom rendimento e não ser aprovado o que acontece ?

  37. Olá sou manobrista em uma empresa de transportes de valores, sofri uma doença adquirida no trabalho e tive uma epicondilite lateral no braço direito,estou afastado a um ano e dois meses e não consigo mais exercer a mesma função devido a dor mesmo depois de ter o cotovelo operado.
    Oque devo fazer para ser reabilitado pelo inss e qualificar-me para outra atividade.

  38. Meu nome é marcos eu tive um traumatismo craniano e uma hemorragia cerebral fiz uma cirurgia no crânio, coloquei uma prótese no meu crânio e mesmo assim eu fiquei com sequelas tenho várias crises convulsiva “convulsão” devido a lesão no cérebro.
    Eu tenho esse direito a reabilitação?
    Como a empresa vai me reabilitar se eu tenho essas crises convulsiva?

  39. Como tudo nesse país saquearam o INSS de tudo quanto foi jeito e o trabalhador, que contribuiu ao longo de anos de trabalho, quando se vê em um momento delicado por um acidente ou falta de saúde, fica passando por situações constrangedoras e desagradáveis que os peritos e outros funcionários ficam criando com o segurado.
    Isso é mais um jeito de dar uma “pernada” no segurado, acho que tinha que ser obrigatório contribuir para um seguro social privado ou particular, essa obrigatoriedade de contribuir para o INSS tinha que acabar!

  40. Sou professora de educação básica trabalho com crianças de 5 anos. Já tive afastamentos por sindrome de meniere, labirintite, fendas vocais e calos nas cordas vocais, cirurgia de retirada de tumor e desde dezembro estou afastada por abaulamento cervucal e lombar, espondiloartrose cervical e lombar degenerativa e protusão cervical em todas as vertebras cervicais e lombares. faço acompanhamento com reumato e ortopedista que ja solicitaram ao medico do trabalho que me encaminhem para readaptação. na ultima pericia 07/07 o perito do inss me deu alta mesmo com ressonâncias e laudos atestando minha incapacidade laboral. Estou perdida, pq o médico do trabalho me deu apto e o inss me da alta e eu continuo fazendo fisioterapia, tomando medicações para dor a base de opioide pq se não tomar tenho dores insuportáveis. Pergunta: o médico do trabalho pode negar pedido de readaptação do meu médico assistente ao invés de me encaminhar para readaptação. segundo o reumato minha doença é crônica e tenho que evitar certos movimentos. Como evito certos movimento trabalhando com crianças que precisam fazer movimentos para realizar atividades lúdicas? ao passo que se eu volto pra sala de aula não posso me negar a realizar atividades motoras e lúdicas que são necessárias ao aprendizado do aluno.

  41. Era operador máquinas navio (mercante ) 19 anos de trabalho embarcado fui acometido várias doenças coluna hérnias protusoes tenossinovite mãos, prótese quadril em 2008 entrei aux doença INSS após não aguentar mais trabalhar lá ,fiquei 3 anos em aux doença e 2 reabilitação profissional e fui aposentado invalidez com 50 anos minha empresa não me aceitou de volta pergunto :
    Nestas novas perícias posso ser reenviado para reabilitação já estou com 53 anos e se receber alta do inss ,na minha empresa eu não passo nos exames medicos, retorno ao trabalho ,que é realizado independente por uma empresa ligada a Petrobrás meu quadro estável devido tratamentos
    Se reenviado a reabilitação ou alta como devo proceder (justiça federal )?

  42. Bom dia
    perdi um dedo do pé (Halux) por ser diabético, minha pergunta é, sou técnico em nutrição e trabalho em pé e com sapato de segurança estou afastado pelo inss, faz 4 meses, tenho possibilidade da fazer reabilitação profissional?

  43. Fiz a reabilitação e já estou de alta…quanto tempo leva para o INSS me depositar o auxilio transporte e o auxílio alimentação? E quanto é o valor do auxílio alimentação?

  44. Ola sofri um acidente de trabalho em 2012 onde quebrei meu cotovelo e perdi parte dos movimento extenção e rotação me afastei da enpresa e voltarei agora em agosto sei que tenho um ano de estabilidade de enprego mas a enpresa se negou a me oferecer um novo cargo falando que não tinha um cargo conpativel com minha deficiencia provavelmente após um ano eles me demitam oque irá acontecer comigo ?.

  45. olá gostaria de saber tenho um irmão que teve acidente de trabalho em 2008 e durante seu tratamento ele foi mandado embora da empresa e entrou na justiça ficou em auxilio doença e tratamento durante 3 anos e foi feita reabilitação do inss e não arrumaram nada pra ele e depois constatado de que não poderia reablitar o inss aposentou ele em 2013 por invalidez ele poderá ser chamado pra nova pericia obrigado.

  46. Olá boa tarde! Me chamo Alex bispo, sou deficiente físico com uma das pernas a direita amputada, eu tenho uns 4 meses que conclui a fase de reabilitação profissional com uma perícia médica. Segundo a lei diz que tenho direito e é obrigação do INSS me dar um curso, ou um emprego e eles até agora não resolveram essa pendência comigo, trabalhar eu quero e muito, mas KD, a lei diz que tenho direito, hj recebo auxílio invalidez, gostaria de saber, qual atitude devo tomar? Procurar a justiça ou a imprensa? Me dê esse apoio por favor!

  47. ola! gostaria de saber uma coisa, recebo auxilio doença pela empresa a 3 anos, agora o inss me colocou na reabilitação só que a empresa que eu trabalhava abriu falencia e agora como posso fazer, porque não tem nenhum responsável pela empresa e agora?

  48. Francisco carvalhovde souza,trabalhava numa empresa fui demitido com epicôdilo(dendiniti) no braço direito. Já tem um ano e três meses.ai pedi auxilio doênça o INSS me negou agora entrei com advogado ,e coloquei a empresa na justiça e vai para segunda audiência e fevereiro de 2017
    O que vai acontecer agora nessa situação?

  49. MINHA CARTEIRA FOI ASSINADA EM 16/04/1984 ATÉ 1997.1998 E 1999 CONTRIBUIÇÃO ENCARGOS SOCIAIS. EM MEU CNIS APARECE TAMBÉM O ANO 2000. PROFESSORA SALA DE AULA SÉRIES INICIAIS. EM 01/07/2003 A 30 12/2010 RPPS 20% INSALUBRIDADE. DE JANEIRO 2010 A MAIO DE 2013 CONTRATO ADMINISTRATIVO VIA PROCESSO SELETIVO.EM 01/04/2013 TIREI FÉRIAS E NÃO CONSEGUI RETORNAR COMO AGENTE SE SAÚDE. DESDE MAIO DE 2013 ENTREI EM AUXÍLIO DOENÇA NUM QUADRO DEPRESSIVO BEM COMPLICADO. FIZ PERÍCIA VIA JUDICIAL E ESTOU RECEBENDO PELO INSS. TENHO COMO DEVIDO A INSALUBRIDADE PEDIR APOSENTADORIA?
    GRATA

  50. Sou aposentada por invalidez mas tomo meus remédios para problema psiquiátrico e estou bem, será que se o perito me dispensar do benefício, tenho direito de reabilitação ?

  51. Minha mãe sofreu um acidente, e teve o nervo e veia do braco esquerdo atingido e realizou um cirurgia, mais ficou com sequelas, perdeu força, a sensibilidade, o medico dela disse que ela não pode trabalhar, realizou ate um exame que comprova a sua falta de força, sensibilidade, mas o INSS não quer aposentar, quer q ela faça a realitacao o que ela deve fazer???

  52. Tenho 48 anos de idade e 27 de contribuições, tenho perda auditiva sensorial total ouvido esquerdo e leve ouvido direito ou seja bilateral…passei no perito de 12/09/2016, apresente exame laboratorial com a perda desde 2001, após o mesmo analisar , pediu pra me marca com assistente social em outro posto porque naquela unidade não, ou seja foi marcado para 15/12/2016, foi dado entra em aposentadoria por tempo de contribuição portadores de deficiência, hoje aparece no sistema quando consulto beneficio habilitado, gostaria de saber o que vai acontecer?

  53. sofri um acidente de trabalho em Junho/2012 e uso protese de umero e placa com parafusos no braço E. Estou hoje com atrofia muscular, perdi 70% dos movimentos, sinto dor constante, uso medicação. Junho/16 me enviaram para Reabilitação e me passaram para a pericia. Pergunto: tenho direito ao auxilio acidentario ou de invalidez permanente?

  54. Boa tarde.
    Por favor, a equipe de medicina e segurança do trabalho da minha empresa pode realizar a minha reabilitação e depois solicitar a homologação do INSS?

  55. Olá à todos! por favor algum que ler meu texto se puder me ajudar fico grato.
    Após um acidente sofrido ano passado eu apesar de desempregado tinha qualidade de segurado, dei entrada no auxílio doença após um ano e oito meses agora foi cessado com motivo de falta de incapacidade laborativa. O médico do SUS que me atendeu me deu Cid s42.7e s43. Apesar de não poder trabalhar como pedreiro que é minha função eu estava por livre e espontânea vontade me reabilitando fazendo um curso de técnico em edificações em outra cidade, mas esse não deveria ser o papel da previdência social? e agora estou sem poder tanto trabalhar quanto ir ao curso por ser pago o transporte não sei o que eu faço agora entrei com recurso e só vão me atender 2 fevereiro 2017 o que eu faço pra reestabelecer meu benefício tenho dois dependentes menores devidamente matriculados na rede de ensino estou precisando disso pra mim sustentar meus filhos me ajudem? art62 lei8213/91

  56. Fico impressionado o quanto o INSS arrecada e ninguém consegue ter seu direito rspeitado quando necessita do órgão. Como sempre, o cidadão brasileiro só toma…

  57. Tive uma perícia e o médico disse que me daria alta e que uma carta chegaria em meu endereço dizendo em que data cortaria o benefício, porém meu médico que faço acompanhamento fez um laudo dizendo que não posso voltar a exercer atividade de labor, então fiquei sem saber o que fazer. A carta já chegou e em Janeiro de 2017 é cortado, e nenhuma empresa irá me contratar sabendo do problema crônico que tenho devido a um acidente motobilístico.
    Me disseram que o INSS tem esse programa de reabilitação profissional e que encaminham para trabalho mediante o que dá para ser feito com o problema de cada pessoa. Mas se o perito não me encaminhou para isso, como faço pra correr atrás e conseguir? Porque sei que para eu conseguir me afastar novamente seria apenas gastando o que não tenho com advogado. O que posso fazer em relação a isso?

  58. Estava afastada pelo inss, entrei para reabilitação e consegui outro cargo na empresa no qual todos que exercem essa função ganham r$1.800,00 porem eu ganho R$1.176,00 isso pode acontecer?! Todos nós exercemos a mesma função!

  59. Boa noite, gostaria de saber como proceder, passei pela reabilitação no INSS tenho o certificado trabalhava em um banco e fui demitida mas tem um porém fiquei com um problema na voz por isso passei pela reabilitação tenho disfonia e descobri após vários exames que tenho distonia essa doença no meu caso fiquei com a voz rouca e fraca trabalhava usando a voz (atendimento) por isso minha foi solicitada a alteração de função . Só que o banco me demitiu e eu gostaria de saber como devo proceder para arrumar outro emprego se sou considerada PCD.

  60. Boa tarde, tava no benefício até hj,mas o médico mim caminhou pra reabilitação,mas tenho um tumor na coluna e é de difícil recensão completa, posso entregar na justiça pra mim aposentar?

  61. boa tarde, estou afastado ha dois anos por auxilio doença, fiz duas cirurgias na coluna sendo q na segunda coloquei uma protése de disco e quatro parafusos, trabalho no estaleiro como pintor industrial, perdi parte de movimentos e as dores são constantes, não consigo permanecer por muito tempo em uma posição e não tenho como dobrar a coluna se precisar fazer alguns tipos de movimentos, o meu medico disse q me operou para eu ficar bom e voltar a trabalhar normalmente, só q minha vida já não é mais mesma e ele mesmo confirmou q seria impossivel eu fazer o q faria antes, na minha última pericia falaram em reabilitaçao comigo, eles podem me indicar ou eu tenho q escolher o q posso fazer

    1. Olá, pelo estágio que vc se encontra sugiro que busque em um advogado pleitear uma ação judicial. Pois logicamente o Inss terá como objetivo mantê-lo inserido no mercado de trabalho com fins de interesse próprios. Vários segurados vem se queixando-se da forma pela qual os peritos do Inss procedem com os segurados, no geral dando alta mesmo sabendo que o segurado se encontra incapaz de realizar suas habilidades profissionais, tendo assim como objetivo maior cessar o benefício. Sugiro também que tenha em mãos todos os laudos, exames de imagens e receitas médicas, tendo em vista também laudos e consultas com outros médicos de preferência especialistas
      Pois pelo que li do seu texto acima esse seu médico entrou em contradição, primeiro falou que vc poderia retornar ao trabalho após a cirurgia, e depois lhe atesta como incapaz de retornar a vida anterior que vc tinha. Por tanto busque e procure seus direitos como cidadão.

      Sucesso em seu processo!

  62. Olá estou no processo de reabilitação a quase 5 anos esperando, queria saber se posso arrumar um emprego de carteira assinada em quanto espero ser chamado, e se terá algum problema se assinar a carteira pois ainda está assinada pela empresa por onde me encostei

  63. Olá sou Laerte estou sendo beneficiado pelo INSS a 2 anos e na última pericia que fiz a médica me encaminhou para reabilitação profissional só que o INSS não marcou a reabilitação e nem me informou com cartas nem telefone e agora foi cessado meu benefício gostaria dá sua orientação

    1. Oi Laerte!

      Você conseguiu restabelecer seu benefício? Aconteceu comigo também. Cessaram sem me convocar. Liguei e agendaram Assistente Social e a Perícia para próxima semana. Aconteceu com muita gente pelo que fui informado. Provavelmente darão alta. Mas disseram que ativarão o benefício no dia e será pago retroativo mesmo que o perito me der alta e não me encaminhe ao Curso. Dê notícias!

  64. ola gostaria de esclarecer uma duvida estava no gozo do auxilio doenca mas foi cessado e ainda nao recebir o agendamento da reabilitacao que fui encaminhado oque devo fazer

  65. Fiz tratamento de câncer de mama, e meu auxílo doença cessou dia 07/02/17. Pedi prorrogação do benefício porque tenho cirurgia de reconstrução mamária agendada para dia 20/03. Minha perícia é uma semana antes dia 13/03. Com sua experiência acha que é possivel renovação devido tempo de recuperação da ccirurgia? Se negarem posso recorrer?
    Grata

  66. Bom dia agradeço se alguém poder me auxiliar : em 2005 sofri um acidente de moto trabalhava num auto-cento de veiculo leve, fiquei com varias secuelas perca de movimento da mão direita e braço e perna, o dentran me tirou minha CNH de moto, e rebaixou de carro como D.F.C. em 2007 fiu encaminhado na reabilitação profissional do inss e sempre me forçaram a me reabiltar em outra atividades, mas sem sucesso hoje minha mão ta atrofiando os nervos tem problema de coluna joelho no ombro, fiz exames recente mes 03/2017 e to sendo obrigado a aceitar trabalhar ganhando menos que ganho pelo inss, e faço tratamento apos cirugia em 2005, e faço tratamento ate hj sem alta meu caso de saude e cronico sem reversão não posso fazer movimentos repetitivo devido o estado de saude, tenho 54 anos e varias profissão mecanico, frentista caixa, motorista ,eletrecista de autos, e ultimo gerente de auto center mas hj não consigo digitar calculadora e computador meus dedo da mão direita estão travados.

  67. Olá,

    Quando o empregado se recusa a ser reabilitado mesmo a empresa oferecendo condições favoráveis, é permitida a demissão do empregado? Onde posso pesquisar algum tipo de defesa para a empresa nesses casos?

    Obrigada!

  68. Ola boa noite estou com uma doenca grave silicose no pulmao passei pela pericia do inss o medico me encaminho para reabilitação o que eu devo fazer

  69. quem esta na reabilitação tem direito a prioridades em filas? quais são os seus direitos? a reabilitação nao terminou e o banco não me concedeu a senha de prioridade mesmo eu comprovando com com cartao do inss e identidade.

  70. boa noite estou afastada a 10 anos no inss pq tenho artrite. minha doença esta controlada mas fiquei com limitações. estou com 48 e sou contribuinte avulsa pagp carne. eles podem me reabilitar para algum serviço eu trabalhava represente comercial carregava malas, tenho esse direto se me derem alta se não trabalho com carteira assinada

    1. Quem tem curso de graduação superior e outro curso na função em que exerce é obrigatório fazer a reabilitação profissional? O que o INSS faz nesse caso? E porque o INSS encaminha para reabilitação sendo que ela já sabe que você possui graduação superior e curso? Pode entrar na justiça caso mande para reabilitação e deem alta médica por auxilio doença?

  71. Boa tarde!
    Sofri um acidente fiquei 3 anos afastado do trabalho. Fiz pericia e fui encaminhado para ser reabilitado. Conclui o curso e peguei o diploma. A minha duvida é. Tenho direito ao auxilio acidente. Já que fui reabilitado.
    Obgd no aguardo.

  72. Devido a um acidente de transito, sofri fratura exposta de joelho e estou em tratamento e processo de cirurgia. Tive meu benefício negado e recorri judicialmente, tive laudo totalmente favorável a mim e hoje recebi uma proposta do INSS, na qual, se aceita irão pagar os valores desde que negaram o benefício e o restabelecimento dele, porém eu teria de fazer reabilitação profissional. Minhas dúvidas são as seguintes, como frequentar cursos se eu não caminho, se ainda irei fazer mais cirurgias e como irei ser realocada na empresa se ela não existe mais? Caso eu não aceite o acordo, o processo volta a ser julgado normalmente? Existe um prazo pra ser dada sentença?
    Grata.

  73. Boa noite!! Meu marido está desempregado e tem artrite reumatóide (doença crônica) Ele tem direito de recorrer a reabilitação? Está muito difícil conseguir nessas condições.

  74. Meu marido tem um quadro de epilepsia dede 2009.Ele é motorista de caminhão recolheram a carteira de motorista .Durante esses anos de encosto cada seis meses fazia pericia.Mandaram para reabilitação e assistente social mandou para o encosto denovo.Depois de outras varias pericias uma perita pediu invalidez que foi NEGADA .Agora no inicio do ano deram alta para o trabalho.Procuramos um advogado que pediu uma pericia pela justiça .a perita concedeu o beneficio denovo e agora chamaram para reabilitação denovo. para ele é um desgaste muito grande pois tem outras complicações clinicas junto e ainda se trata com psiquiatra mas eles não querem nem saber.PERGUNTO com terminar com esse conflito……..afinal ele tem direito a invalidez ao beneficio?

  75. Meu marido ficou afastado por dois anos na ultima pericia foi encaminhado para a reabilitação . o perito disse que ele ia continuar recebendo até que chamem. Mas o mesmo disse que ele não podia mais trabalhar por conta das medicações que toma para síndrome do pânico e depressão bipolar então não entendi porque foi encaminhado para reabilitação? Consultei um advogado que trabalha na minha empresa e ele disse que ele receberá o salário com redução de 20% ao mês até completar 6 meses com sensação do beneficio isso procede ?

  76. Me aposentei recente na especial, porem sofri um acidente de trabalho estou com uma lesão na coluna lombar mais a empresa só fala em mim desligar, apos o acidente fui afastado 06 dias e foi lavrado a CAT, pergunto a empresa pode me desligar estou em tratamento medico fazendo fisioterapia nesse caso eu indo pra reabilitação a empresa vai continuar me pagando meus vencimentos? Tickt etc? pois ja tenho um beneficio.

  77. Boa noite, estou com benefício há 3 anos, por causa de problemas de coluna, coloquei 4 pinos, 1 hastes, só que vou novamente fazer outra cirurgia na coluna, mesmo assim o perito me encaminhou para reabilitação, mesmo eu estando com laudos que farei nova cirurgia o INSS e a empresa podem me reabilitar ?

  78. Depois que faz a pericia com o perito para reabilitação profissional, ele manda aguardar a carta ou a ligação do assistente social. Quanto tempo demora para ser chamado via carta ou telefone?

  79. Boa noite! Sofri acidente de trabalho no retorno pra minha casa(acidente de transito) houve rompimento de nervo e lesão permanente restringido a força e movimento na mão esquerda. Por motivos pessoais, há 5 meses atrás quando seria encaminhada para reabilitação ,eu pedi alta para poder pedir demissão e me mudar pra outra cidade , em outro estado e próxima de minha família. O Inss me concedeu auxilio acidente que recebo ainda, porém não consigo me recolocar no mercado de trabalho pela deficiência. Posso pedir novamente auxilio doença decorrente do acidente de trabalho com a finalidde de passar por reabilitação????Como devo proceder???Ou posso só pedir para o Inss me reabilitar???

  80. Só para esclarecer eu continuo na cidade pra onde mudei e iria procurar o Inss como desempregada nesta cidade e não aonde recebi o beneficio por 2 anos antes da alta a pedido e concessão do auxilio acidente

  81. Após cinco anos recebendo auxilio doença devido artrite reumatoide foi encaminhado para reabilitação, tenho varias duvidas sobre quem escolhe o curso ou quem paga o mesmo?

  82. Olá fiz uma intervenção cirúrgica na lombar, para colocar pinos.
    A empresa mandou-me de volta para o INSS, motivo ser reabilitado porém o INSS está se negando.

  83. O perito me afastou das atividade laboras apos a cirurgia ele me caminhou readaptação, nesse periodo eu fico recebendo o auxilio doença

  84. Boa noite!!! Eu tenho uma perícia de reabilitação profissional marcada para o final de Abril, após a reabilitação quando voltar pra empresa posso ser demitido??? E se a resposta for sim. Posso retornar ao auxílio doença ??

  85. Oi boa noite tenho problema psiquiátrico a 8 anos recebendo auxílio doença pelo inss agora mi encaminharão pra reabilitação como faço será si tenho chance de ser reabilitado ou não.

  86. Boa tarde
    Operei o ombro direito e fiquei 3 meses no INSS aux. doença, pedi a prorrogação e fui negado .voltei para empresa e comecei maratona de exames para retorno ao trabalho e já passam 11 dias sem benefício e sem trabalho. Qual a responsabilidade nesse caso. Caso eu recorra, eu posso pedir perícia para o RJ, pois a última foi feita na Paraíba!

  87. Olá fiz cirurgia na cabeça faz 3 anos fiquei com dores aonde foi arrancado duas glândulas e um pedaço do cérebro parece que sou normal mas é muito difícil não posso pegar nada pesado sinto dores frequentes o meu caso é epilepsia depois da cirurgia o médico falou que eu não poderia mais trabalhar e continuo tomando os mesmos remédios e ainda sofro convulsões fracas e antes da cirurgia sofri 4 avc só estou vivo por milagre boa noite sou gercione Sousa

  88. ola me chamo bete fui baleada na agencia bancaria onde trabalhava como aux de servi gerais,to afastada a quase 4 anos,agora vão me colocar em um curso pra reabilitaçao…mas com restriçoes…porcausa da bala meu ombro e pulmão forao lesionados…não sei o que fazer,porque todos dizem que reeabilitam e a empresa manda embora logo depois. e o pior que quando vamos procurar trabalho nimquem da porque nao estamos capacitados! como e isso eu não sei pode explica to assustada! não sei o que fazer,obg

  89. Ola sou untrabalhador rural mea pareseu uma doen na coluna el1.el.2.el3.fis um tratamento ate 2010 nao tive melhora en junio do mesmo ano fui submetido a uma cirugia etrei no inss nao conseguir. Benefício. Fui na justissa econseguir uma aposentadoria agora fui chamado pl inss fis a perícia en caminhado. Para reabilitaçao pera volta ao trabalho brasal.

  90. Boa tarde sou vigilante patrimonial tenho 48 anos tive um acidente de trabalho na empresa dois assaltos um dezembro 2015 outro maio de 2016 estou afastado por acidente de trabalho a quase 2 anos Agora marcaram uma perícia de reabilitação meu problema é transtorno prós traumático tomo vários remédios tenho trauma de bancos minha empresa é de belo horizonte moro eu Sobralia interior o que fazer?

  91. meu estava recebendo o auxilio doença.. passou na perecia e eles deram a reabilitação isso significa que o meu pai vai ter quer volta para empresa. e não vai mais receber o auxilio?

  92. Boa tarde ,Pessoal,me tirem uma duvida eu sofri um acidente de trabalho aonde vim a ter uma fratura no tornozelo a qual me deixou com sequela para o resto da vida pois eu não poderei mais correr pois perdi 20% da amplitude do pé,mas eu não estava registrado,pois estava trabalhando avulso,mas pelo meu ultimo registro na carteira eu conseguir dar entrada no auxilio-doença depois de 8 meses do acidente.mas no caso a medica não fez o meu encaminhamento para reabilitação,e o meu beneficio cessa em 31/01/2019 mas Eu estou fazendo fisioterapia todos os dias,mas Eu quero pedir prorrogação do beneficio antes de cessar o beneficio,pois a minha intenção e quando eu pedir a prorrogação do beneficio e dar entrada por no meu auxilio acidente e com reconhecimento da minha deficiência pelo INSS,pois ate o medico que fez a cirurgia e tem me acompanhado ja reconheceu que a minha lesão e definitiva e permanente e que a minha capacidade de trabalho foi reduzida,ai nesse caso a minha pergunta e a seguinte será que levando os relatórios de acompanhamento do meu ortopedista e da minha Fisioterapeuta com o relatório conclusivo do medico descrevendo que a lesão e permanente,pois Eu quero muito voltar a trabalhar mas como um PNE mas tendo direito a receber o auxilio-acidente,será que eu teria alguma chance

  93. Boa tarde estou em benefício fazendo a reabilitação profissional,sendo que sou cozinheiro e o perito do INSS colocou no meu laudo que eu não posso ficar mais que três horas e meia em pé devido ao meu problema é ainda estou aguardando fazer outra cirurgia agora o meu médico vai fazer uma artrodese no meu tornozelo esquerdo depois disso como fica minha situação na empresa onde ainda sou registrado eles vão me indenizar qual é a minha situação.

  94. Bom dia! Sofri um acidente automobilístico em outubro de 2012, estou afastado aguardando cirurgia no cotovelo por não ter consolidada a fratura, tem 07 pinos no cotovelo e vou fazer perícia dia 24/09/18, mesmo aguardando cirurgia pelo SUS o perito poderá me mandar para reabilitação ou me conceder o auxilio acidente ou aposentadoria por invalidez. Tenho 54 anos.

  95. EU FIZ UMA CIRURGIA DO MANGUITO ROTADOR OS MOVIMENTOS DE UM BRAÇO NÃO VOTARAM AO NORMAL FIQUEI 7 MESES NO AUX. DOENÇA ATE O PERITO MIM COLOCAR NA REABILITAÇÃO POIS NA PERÍCIA O PERITO NÃO OLHOU O RESTO DOS MEUS LAUDOS COMO EXAMES QUE CONSTA PROBLEMAS DE HÉRNIAS NA LOMBAL E NA SEVICAL ALEM DA CIRUGIA DO OMBRO ESTOU AGUARDANDO MINHA CONVOCAÇÃO POIS O A DATA LIMITE E ATE O DIA 21/012/2012 PARA REABILITAÇÃO O PERITO FOI MUITO IRÔNICO COMIGO QUE NÃO IA MIM APOSENTAR POR SER UMA PESSOA NOVA DE 45 ANOS PARA APOSENTADORIA A MINHA PERGUNTA E EM RELAÇÃO A ESSA DATA SE EU NÃO FOR CONVOCADO ELES CANCELAM MEU BENEFICIO

  96. Oi .eu concluir todo processo da reabilitação .o INSS me devolveu a empresa .a empresa me demitiu por não ter cargo de porteiro .pós esse curso de porteiro não foi eu que escolhi .eles que escolherão esse curso pra mim .nem me deu escolhas foi obrigado. pós antes eu era armador de ferragem .agora estou doente e sem o benefício e desempregado não consigo arrumar outro empresas não quer ninguém doente .o que eu faço agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais