Estágio e Trainee – Qual a Diferença?

Tanto o estágio quanto o trainee são programas que fazem toda a diferença na formação do novo profissional. Confira aqui as diferenças e as vantagens de cada um.

O que é Estágio e Trainee?

  • Estágio é o ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho, visando preparar os estudantes para o mercado de trabalho. A principal característica do estágio é seu caráter pedagógico, voltado para o aprendizado, e não para o trabalho propriamente dito.

Podem participar de programas de estágio os alunos do ensino médio, profissionalizante, superior, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos.

  • Trainee é um cargo direcionado a profissionais recém-formados, que passam por programas de capacitação e treinamento para posições de liderança antes de se tornarem colaboradores efetivos da empresa.

As vagas são oferecidas por grandes corporações e são extremamente disputadas, com processos seletivos que chegam a atingir mais de 1000 candidatos por vaga. Geralmente exige-se dos profissionais o tempo de um a quatro anos de formado, inglês fluente e pelo menos mais uma língua estrangeira, conhecimentos em informática, disponibilidade para viajar ou morar em outras localidades e alguma experiência profissional.

Objetivos do Estágio e Trainee

O estágio visa preparar o estudante para o mercado de trabalho através do contato direto com a atividade profissional, para que ele possa aprender na prática as competências necessárias para exercê-la. Também é focado na contextualização curricular, ou seja, mostrar ao aluno como aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

⇒ Leia também: Estágio conta como experiência profissional?

Já o trainee procura selecionar jovens profissionais com um grande talento em potencial, especialmente para cargos de liderança e gerenciamento. A seleção de um trainee leva em consideração não apenas a vontade de aprender e contribuir com a empresa, mas também sua criatividade, proatividade, capacidade de inovação, ousadia e possibilidade de agregar valor à equipe.

A importância do Estágio e Trainee

Tanto o estágio como o trainee oferecem excelentes oportunidades para turbinar o currículo e realizar o sonho de uma carreira bem-sucedida.

O estudante que participa de programa de estágio durante sua formação agrega conhecimentos práticos e já sai da escola ou faculdade pronto para o mercado de trabalho, o que aumenta muito as chances de contratação. Além disso, deve-se considerar a possibilidade de a empresa contratar o estudante como funcionário regular após o final do estágio.

Os programas de trainee são voltados para jovens ousados e ambiciosos, na faixa dos 20 a 30 anos, que sonham em construir carreira rapidamente em uma corporação respeitada.

O trainee tem a oportunidade de conhecer todas as áreas da empresa e escolher a que mais se adapta a seu perfil, além de aprender a trabalhar em equipe, lidar com desafios e desenvolver com excelência suas habilidades profissionais. Os salários também são muito atraentes.

Compartilhe o texto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais