LAIA – Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais


O que é LAIA?

O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, representado pela sigla LAIA, é uma ferramenta utilizada para identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais de um empreendimento.

Aspecto ambiental corresponde aos elementos característicos que podem interagir com o meio ambiente em determinada atividade processo, produto ou serviço. Já impacto ambiental é qualquer alteração no meio ambiente provocada por essa atividade, seja benéfica ou danosa ao ambiente.

O LAIA costuma ser elaborado por empresa especializada em consultoria ambiental. Depois de realizado o levantamento, os dados do LAIA são apresentados em uma planilha. A partir do cruzamento entre os dados, aplica-se a metodologia FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), ferramenta utilizada para analisar e corrigir as falhas nos processos e produtos.

O procedimento resultará na determinação do Índice de Risco Ambiental (IRA), calculado com base na gravidade do impacto, ocorrência da causa, grau de detecção e facilidade de implementação da ação recomendada. Com base no IRA, são recomendadas ações corretivas, com prazo para implementação e reavaliação. A redução progressiva do IRA demonstra a evolução do empreendimento no Sistema de Gestão Ambiental.

Objetivos do LAIA

O LAIA é um dos pré-requisitos para a certificação do empreendimento pela ABNT NBR ISO 14001, que atesta o comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente. Entre as vantagens da certificação, estão a valorização da sustentabilidade a longo prazo, financiamentos públicos a juros mais baixos, menor incidência de multas ambientais e aumento da visibilidade no mercado internacional, facilitando as exportações.

Legislação do LAIA

O processo de elaboração do LAIA é regulamentado pela NBR ISO 14.001 e suas normas complementares (demais normas da série ISO 14.000).

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional com sede em Genebra, na Suíça, representada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Seu objetivo é desenvolver normas de padronização para facilitar o comércio internacional entre os 157 países membros.

A NBR ISO 14001 é uma norma de gerenciamento das atividades causadoras de impacto ambiental realizadas por uma empresa. A norma exige a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na prevenção da poluição, no controle do impacto das atividades da empresa no meio ambiente e compromisso com o melhoramento contínuo, de forma a minimizar esse impacto.

⇒ Leia mais sobre: O que é a ISO 14001?

Entre os aspectos que devem ser priorizados no Sistema de Gestão ambiental estão a proteção ao trabalhador, o estabelecimento de metas e objetivos para aprimoramento contínuo e a participação de todos os membros da organização na proteção ambiental, desde fornecedores e acionistas ao consumidor final.


Veja também

Comentários

  1. Simone Fátima Lima

    Parabéns pelo site, tem varias categorias, visando Segurança, Meio Ambiente.

    Quando fico em dúvida com algum Assunto recorro a este site.

    Mais uma vez parabéns.

    Att.
    Simone Lima
    TST.

    Responder

Comentário