As novas regras do auxílio-doença para 2015


O que mudou no pagamento do benefício? Saiba sobre as novas regras do auxílio-doença para 2015.

A Presidência da República aprovou no final de dezembro um pacote de medidas alterando as regras de concessão, pagamento e cálculo de diversos benefícios previdenciários. Segundo a assessoria de imprensa do Governo Federal, as alterações vão proporcionar aos cofres da Previdência uma economia de R$ 18 bilhões ao ano. Entre os benefícios que sofreram mudanças está o auxílio-doença.

As regras valem apenas para as novas concessões, para quem já está recebendo o benefício, nada muda.

Concessão do auxílio-doença

Atualmente, o empregador arca com o pagamento do salário referente aos 15 primeiros dias de afastamento do trabalhador, que começa a receber o benefício do INSS a partir do 16º dia.

A medida provisória pretendia que a empresa pagasse ao empregador os primeiros 30 dias de afastamento, que passaria a receber o auxílio-doença do INSS somente após o 31º dia. No entanto, a alteração foi barrada na Câmara dos Deputados e a regra antiga continuará valendo.

Valor do benefício

O valor da renda mensal do auxílio doença era de 91% do salário do empregado, desde que não ultrapassasse o teto do INSS, correspondente a R$ 4.663,75 para o ano de 2015.

A Medida Provisória nº 664, publicada em 30/12/2014, acrescentou o parágrafo 10º ao artigo 29 da Lei 8.213/91, determinando que o benefício não poderá ultrapassar a média dos 12 últimos salários de contribuição do segurado.

Vigência

A Medida Provisória foi publicada no dia 30/12/2014, e as alterações entraram em vigor no dia 1º de março de 2015, 60 dias após a publicação. A medida teve seu trâmite normal no Congresso Nacional e foi convertida na Lei nº 13.135/2015, tornando suas alterações permanentes, até que outra lei a revogue.

Gostou da publicação sobre auxílio-doença? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Google plus.


Veja também

Comentários

  1. joseane gomes

    Gostaria de saber para quem está de atestado no final de fevereiro terminando os 15 dias em março considero os 15 dias ou os 30 dias?

    Responder
  2. bruno

    bom dia joseane, creio que se o seu atestado fora impetrado antes da vigência da lei, aplicam-se as regras vigentes nesta data,portanto se começou antes do dia da vigência da lei, considere os 15 dias.
    gerente de previdência própria, Bruno Viana.

    Responder
    1. ERNANI NICOMEDES

      Sr. acidente com afastamento e acidente com afastamento pode ser quantos dias for necessário de acordo com o médico do trabalho.
      Agora se a Lei passar dos 30 dias e para o empregador e para o trabalhador começa o beneficio a partir do dia 31 e dependendo doa afastamento começa a garantia de emprego por um ano de estabilidade si o governo não mudar, ok

      Para área de segurança do trabalho nada muda acidente e acidente sem afastamento ou com afastamento, só muda que o empregador de 15 dias passara para 30 dias pagando o empregado para sim aos 31 dias ele entra na famosa pericia do INSS, isso eu acho que seria bom para os empregados e uma garantia de que o empregado venha a receber o que recebia no normal de salário. ok Sr. Osvaldo

      Responder
  3. Carlos Paredes

    Fico imprecionado com o Sr. Levy , que diz ter curriculo de MBA, etc., mas vem e aplica a velha formula dos corruptos, o culpado são os segurados da prevdência que pagam contribuições mensais juntamente com as empresas, e não penaliza as mordomias que são criadas para diferentes tribos sem contrapartida ou comprovações, como aposentadorias integrais, precoces, fraudulentas, auxilios moradias, auxilios alimentação, auxilios viagens, como se os membros dessas tribos não fossem brasileiros e sim Dubaianos, sauditas, sustentados por petrodolares. E Aí Sr. Levy

    Responder
  4. adeilton

    Fiz uma cirurgia no joelho no dia 18/02/2015, peguei um atestado de 15 dias, o atestado encerra dia 05/03/2015, gostaria de saber, se eu precisar de mais dias afastado do trabalho, eu entro na nova regra 30 dias pela empresa ou tenho direito somente as 15 dias pela empresa.

    Responder
  5. sara correia

    Sofri um pequeno acidente dia 9 a noite e fratutei meu pé o medico me deu 30 dias apartir do dia 10 , ja esta valendo a nova lei mesmo todos nao aprovando? Obrigada!

    Responder
  6. adriano

    ei tirei 15 dias em fevereiro e agora dia 2 de março peguei mais 15, a empresa ainda me paga ou ja é afastamento?

    Responder
  7. adilia santos bonelli

    oi sou adilia tou gravida de 33 semanas tou com problema de coluna eu posso pegar 30 dias de atestado doença , isso não intefere na liçença maternidade. obrigado

    Responder
  8. Fabiana Diniz

    Bom dia,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, com a mudança do benefício de 15 para 30 dias após afastamento, mudou a regra para conceder a estabilidade para o funcionário?

    Responder
  9. jane rebelo

    Não sei como proceder ql os documentos necessários para auxílio doença? ? Qm deveria me prestar essas informações? ? ql o papel da empresa?? eu operada e não posso fica andando atrás dessas informações? ?

    Responder
    1. Edna

      Estou com depressão o médico me deu 20 dias , como faço para fazer a perícia e para não perder os 5 dias . Pois a firma só paga 15 dias?

      Responder
  10. pricila

    Estou gravida e estou de atestado de 15 dias com infecção urinária desde da data 26/03 e termina o dia 09/04, posso no dia 10/04 tirar outro atestado de 15 dias novamente sem passar pelo Inss ?

    Responder
  11. melangel

    Gostaria de uma orientação, recebi um atestado de 15 dias e não entreguei a empresa, comuniquei ao meu chefe informalmente, porém não fiquei em casa nem um dia.

    Fui fazer o exame e enquanto eu fazia, o médico que realiza o exame me disse que o meu médico provavelmente me afastaria das minhas atividades, quando fui a consulta com minha medica a avisei que não tinha me afastado do emprego, então ele me deu um atestado médico a partir daquele data. Ai sim entreguei o atestado e me afastei do meu trabalho, a partir de então meu chefe começou a me acusar de fraude. Dizendo que fiz isso para não entrar pelo inss, sendo que não me afastei, pois estou em um roteiro novo e não quero prejudicar a empresa. A pergunta é onde errei?voltei de licença a dois meses por acidente de trabalho.

    Responder
  12. fernando

    OLÁ POR FAVOR GOSTARIA DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO AFASTAMENTO COM UM CID DE 30 DIAS AFASTAMENTO, DEPOIS DISSO O FUNCIONÁRIO TRABALHOU 2 DIAS E AFASTOU APRESENTANDO UM CID DIFERENTE DO PRIMEIRO, NESTE CASO O MESMO ZERA SEU PRAZO DE AFASTAMENTO CONTABILIZANDO UM NOVO AFASTAMENTO, POR CAUSA DE SER OUTRO CID?

    Responder
  13. Patricia Borela Silva Scabelo

    Gostaria de saber quais os direitos do empregado com cancer de mama, quando feita cirurgia e em atestado entrar com o benefício do auxilio doença, como saber o que irá receber pelo INSS e quando ?

    Responder
  14. michelle mascarenhas

    Estou gravida e minha gravidez é de risco. Como trabalho em outro município e tenho que pegar dois coletivos e ainda fico horas na estrada minha médica não me liberou para viajar. Quais os procedimentos que devo tomar nesse caso

    Responder
  15. glenilda aparecida cruz

    Estou afastada um ano por doença adquirida no trabalho código afastastamento 91 , esse tempo será contado como tempo de serviço. Ou não? tenho 57 anos e faz 30 anos em maio de serviço ,vou aposentar ,não tenho condições de continuar.aguardo resposta urgente,…

    Responder
  16. Carmen Carneiro

    O valor q o empregador deverá pagar nos primeiros 30 dias é o valor integral do q vinha ganhando?? O agendamento para pericia foi feito para 01/06/2015 pergunta vou ficar sem recebet em maio.Meu atestado medico foi dia 04/04/15.Minha carteira foi assinada em inicio de janeiro/2015.tive cirurgia de emergencia.

    Responder
  17. WAGNER VILELA MACIEL

    O governo federal está tirando a responsabilidade de pagar ao segurado os primeiros 30 dias de atestado e colocando nos ombros das empresas que já não suportam mais a carga tributaria a arcar com mais este ônus.

    Responder
  18. valeria

    estou de licenca por causa de uma cirugia o medico me deu 90 dias mas no inss so foi 30 dias.nao tenho condicoes de votar a trabalhar por contas das dorese nao poder pegar pesso.o que posso fazer .posso da outro atestado de 30 dias?

    Responder
  19. Duilio Sene

    Bom dia
    Fiz uma cirurgia do joelho no dia 16/05/ 2015, o médico me deu um atestado de 30 dias disse que e a nova lei de afastamento de 30 dias paga pela empresa.
    Está nova lei está valendo realmente?

    Responder
    1. Robson Ferreira de Oliveira

      No dia 13 neste mês foi retirada da MP 664 a obrigatoriedade dos 30 dias pela empresa, retornando assim, para os 15 primeiros dias

      Responder
  20. rodrigo prates

    Ola,queria tirar uma duvida.tipo fiquei afastado por 3 meses fiz cirurgia do menisco joelho esquerdo,volto ao trabalho amanha dia 20/05/2015 quero saber se tenho e quanto tempo de estabilidade na empresa??

    Responder
    1. Robson Ferreira de Oliveira

      Você só terá estabilidade se for por acidente de trabalho ou de percurso (se foi, a empresa teria que ter informado a CAT)

      Responder
  21. Mano

    Essa informação que encontrei procede?
    O prazo de 30 dias está valendo desde março (antes, era de 15) e faz parte do pacote de mudanças em regras de direitos trabalhistas que o governo anunciou para este ano. Na última quarta-feira(14), porém, a Câmara tirou a parte sobre essa alteração do texto da Medida Provisória 664, voltando ao prazo de 15 dias.

    A medida ainda tem de ser aprovada pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma para entrar em vigor. Por enquanto, segue valendo o limite de 30 dias.

    Responder
  22. nm

    bom dia, peguei atestado do dia 28 de abril a 12 de maio, no dia 13 de maio a 27 de maio, e com isso formou 30 dias e empresa pagou. se eu pegar mais 30 dias contandoapartir junho , isso me levara ao Inss? pois os dois 1 atesta foram seguidos, mas o terceira nao. a duvida é, oq nos leva ao inss sao 31 seguido, ou vai contar, com os demais?

    Responder
  23. Elenice Beltrão

    Boa noite. Estou em auxílio doença há 6 anos ( vou resumir) tive um cancer , fui para o tratamento,(07 meses pelo inss) voltei feliz e linda. Ao chegar na Instituição (Pestalozzi de Niterói) fui MANDADA para um outro setor que não era a escola especial( sou professora) neste lugar eu tinha que subir um morro mto alto, o ambiente que me deram era a guarita do vigia de 30 anos atrás 3×4 com gongolos, aranhas, fios pendurados , porta sem fechadura , mofo etc, reclamei mas não adiantou. Então entrei com depressão, mtas dores no corpo, medo , tristeza etc. até que 06 meses eu surtei no onibus e fui levada para o medico oncologista, ele falou psiquiatria agora. Bom fui ao peso de 49 k, aneurexia emocional(vomitos todos os dias) 2 anos de bulia , processo de tratamento psicológico, terapia ocupacional, e o inss me ausentava do trabalho por 4 m. depois 6 m. 1 ano até que , completou 5 anos e na pericia a medica me pediu um histórico ao psiquiatra levei, e me deram em 2014 , 2 anos , fico até 20 de fevereiro de 2016 , minha idade agora em outubro de 2015 59 anos e no proximo ano 2016 , 60 anos . Tenho duas CID. a 10-54 do cancer de grau 02 e na Psiquiatria começei com a F -32.2 depois fui para F 32.3 por não querer viver (morrer e atentar) . Hoje não sinto emoções, crianças só minhas duas netinhas que tive que fazer tratamento pq o nascimento da mais velhas eu não reconhecia, e da segunda eu já estava melhor. Bom desculpa-me por relatar , mais gostaria de pg se o inss vai ainda esperar completar o9s 60 anos em outubro , relato que ainda estou sobre cuidados psiquiaytricos e tomando medicações. Ou o que será que vai acontecer.

    Responder
  24. elaine viana

    boa noite . gostaria de saber se em caso de afastamento por motivo de doença quem da entrada no auxilio doença . o empregado ou o empregador ?

    Responder
  25. Roseane de oliveira

    Boa tarde…eu posso juntar vários atestados para dar entrada no Inss, ou precisa ser um único atestado com mais de 30 dias…e a empresa pode contar considerar varios atestados ate juntar 30 dias, ou precisa que seja um unico atestado?

    Responder
    1. Talita

      Roseane, o atestado tem que ser de apenas 1 doença. Por exemplo, 30 de tendinite. Mas tem um periodo, não nescessariamente esses 30 dias tem que ser corridos. Podem, ser 10 em uma semana, 10 em outra ou 10 em outra semana, cotando que sejam da mesma coisa. Isso dentro de um periodo, de 60 dias.

      Responder
  26. Adriano Gineste

    Atualmente, faço tratamento para hipertensão, diabetes, e pancreatite. Foi indicado, cirurgia bariatrica, que farei no dia 10 de Julho. Tal cirurgia indica afastamento de 30 dias. Esse afastamento, pelo que entendi, é de responsabilidade da empresa. Após meu retorno, a empresa pode me dispensar, ou existe direito a alguma estabilidade?

    Responder
  27. Márcia Peters

    Farei uma cirurgia no próximo dia 9 de julho de 2015, e segundo orientação médica, devo ficar 30 dias de atestado. Minha dúvida é nesses 30 dias o meu salário é por conta da empresa ou será 15 dias por conta da empresa e irei para a perícia???

    Responder
  28. Wesley Gomes de oliveira

    Boa tarde ,nos dias de hoje essa lei é realmente válida ?
    Minha esposa está com 36 semanas de gestantaçao , e a médica que a acompanha , afastou ela por 15 dias e no retorno ao médico no final dos 15 dias , a mesma lhe deu mais 15 dias . Não corremos o risco do seu trabalho , lhe afastar pelo INSS antes do final do atestado ? Se alguém puder me ajudar , com detalhes da nova lei de 30 dias que obriga o patrão pagar .
    Obrigado

    Responder
  29. Sabrina

    Bom dia!
    Tenho um atestado da minha obstetra de 30 dias e um laudo encaminhado ao INSS, minha gerente disse q não serve mais tem q tenho q voltar lá e pegar outro de mais 30 dias apos esse para ela poder me encaminhar ao INSS isso é verdade?

    Responder
  30. Claudia

    Tenho um atestado de 30 dias. Afinal de contas tá valendo a empresa arcar com os 30 dias ou é 15 dias como antes. Na empresa me disseram que é 30. mas estou na duvida.O que devo fazer?

    Responder
  31. monaliza adriano

    Olá minha médica me afastou por 15dias do trabalho por gravidez de risco dia 11 de junho 2015 ,se ela me der mais 2dias entro direto pelo inss já que a partir do dia 18 de junho de 2015 a lei voltou a ser como era antes. Me tire essa dúvida urgente.

    Responder
  32. agenor

    Tive um afastamento de 30 dias, sem dar entrada no INSS devido a nova legislação.
    Terei direito a estabilidade de 12 meses no trabalho?

    Responder
  33. agenor

    Tive um afastamento de 30 dias, sem dar entrada no INSS devido a nova legislação.
    Terei direito a estabilidade de 12 meses no trabalho.

    Responder
  34. Alceu

    oa noite , me operei de hérnia umbilical , tenho 45 dias de atestado , o que faço agora , trabalho de carteira assinada.

    Responder
  35. francine fernandes

    olá , peguei um atestado de 10 dias em maio, e agora estou pegando um no final de junho , e a minha empresa esta alegando que eu serei encostada porque estou ultrapassando os 30 dias, eu nao entendi como que eu vou escontar se um atestado foi no começo e o outro no final do outro mes pode interferir ?

    Responder
  36. cary

    Gostaria de saber o seguinte: estou a 20 dias afastada e voltei a trabalhar, trabalhei 3 dias e o médico da empresa me afastou novamente por mais 30 dias, será que vou ser encaminhada ao inss ou não? Me acidentei de moto indo para o trabalho machuquei minha perna, rompimento de ligamento! Obrigada!

    Responder
  37. marcos

    oi. preciso de uma ajuda!
    me acidente no trabalho dia 15/04/2015
    recebendo em carteira o valor de R$ 2.000
    como fica o valor do meu beneficio(auxílio doença-por acidente de trabalho)?

    Responder
  38. Daiane

    Ola boa tarde! Estou gestante de 25,e nao aguento mais minha coluna,sinto varias dorea constantes.gostaria de saber se caso minha medica me desse um atestado de 30 dias,eu iria para o inss? E caso fosse qual.seria o procedimento?
    Obrigada

    Responder
  39. BRUNA

    a empresa me afastou dia 01-06 e eu gostaria de saber se esse mes de julho quem teria que me pagar? inss ou a empresa?

    Responder
  40. Itamara

    Boa noite,fui submétida a uma cirúrgia vascular no dia 1de julho de2015 o médico marcou retorno para o dia 15do mesmo mes,só que nesse meio tempo mesmo seguindo as recomendações médicas minha perna inchou muito e não consigo andar porque doi demais,mesmo assim ele me deu alta e mandou eu procurar o medico da péricia.so que ele não me deu nenhum encaminhamento.preciso saber oque devo fazer por favor.atenciosamente:Itamara Paz

    Responder
  41. alessandro leonardo lima

    do dia 1 de julho ate o presente momento (25) ja coloquei 5 atestado medicos no total de 8 dias afastado, por 3 motivos diferentes…para receber o auxilio doença no espaço de 60 dias se chega aos 16 dias de afastamento…recebo ?

    Responder
  42. Carlos Fernando Perretti

    Fiz uma angioplastia no dia 15/06/2015 e o médico me deu um atestado de 30 dias . A empresa aceitou o atestado, mas agora voltou atrás e me encaminhou para o INSS pois alega que o atestado já dá afastamento. Isto é válido?

    Responder
  43. Juciely

    Fiz uma cirurgia e meu atestado é de 30 dias, gostaria de saber se no meu caso preciso dar entrada no INSS ou a empresa que fará meu pagamento. São 15 do mês de Julho e 15 agora em agosto.

    Responder
  44. kelly de oliveira lino

    boa noite sofri um acidente no serviço pequei 21 dias de atestado vou pro inss e com o cart eles podem mim manda embora

    Responder
  45. NANCY

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER AS REGRAS DE ATESTADOS DURANTE A GRAVIDEZ. MINHA DUVIDA É : AGORA OS 30 PRIMEIROS DIAS SAO PAGOS PELA EMPRESA. O MESMO SO VALE PARA DIAS CORRIDOS OU ALTERNADOS SAO INCLUSOS TAMBEM?
    OUTRA DUVIDA . CONTAM DA MESMA ESPECIALIDADE OU NAO?
    GOSTARIA DE ESCLARECER ESSAS DUVIDAS .
    DESDE JA AGRADECO.

    Responder
  46. Luiz geraldo de carvalho

    sofri acidente de trabalho e fui afastado por 17 dias mas a empresa disse que ja to no inss e abriram o cat mas pagaram só dois dias do acidente.

    Responder
  47. Elisnagela Ferreira de lima boura

    Gostaria de saber se a lei continua em vigor do atestado de 31 que entra pelo inss, ou voltou novamente para os 15 dias .Porq estou gravida e o médico me deu 30 dias de atestado.

    Responder
  48. Flavio henrique

    Primeiramente bom dia, gostaria de saber se tenho direito a receber os meses que fiquei esperando a data para a pericia do inss pois fiquei 3 meses esperando a data sem receber nada e ainda por cima doente dei entrada em janeiro de 2015 e a pericia so foi realizada em junho. Ja foi concedido e reconhecido a deficiencia mais minha duvida e essa esses tres meses fiquei largado sem amparo algum?

    Responder
    1. Flavio henrique

      Gostaria de saber se tenho direito a o retroativo dos meses q n recebi pois n tenho culpa do órgão do inss ter marcado uma data tao posterior ao pedido talvez seja pensando que com esse tempo de castigo a pessoa melhore do mal rsrsr obrigado aguardo resposta

      Responder
  49. Renilda Sampaio Pimentel

    Estou no benefício desde 17/04/2015 recebia na empresa no tempo 1.816,00 tenho mais de 16 anos na mesma empresa
    O valor do meu benefício ficou em 1.389,00 e este valor mesmo? ??

    Responder
  50. Renilda Sampaio Pimentel

    Depois que voltamos a trabalhar vindo do auxílio doença inss quanto tempo temos de estabelidade na empresa ???

    Responder
  51. juliana

    boa noite. estou de atestado de 30 dias. A empresa disse que foi oficializado que só afastaria após 31 dias para inss. Gostaria de saber se eu for trabalhar 2 dias e pegar um novo atestado por mais dias com cid diferente sou afastada pelo inss ?

    obrigada.

    Responder
  52. Mauro

    Boa tarde !! sofri um acidente de trajeto no dia 12-06 e ja fui afastado do trabalho por 30 dias, pois quebrei o pé … A empresa so me pagou 15 dias de afastamento e disse que o inss teria que pagar o resto.. o inss me pagou do dia 12-07 à 31-07 … fui na empresa e ela disse que pela mudança da lei eles são obrigados a pagar apenas 15 dias … Meu acidante foi dia 12-06 etão a empresa teria que me pagar os 30 dias e não 15 ?

    Responder
  53. Rosamgela gloria de oliveira

    Depois que voltar de um auxilio doenca.e antes dos 60 dias, preciso faltar por outra doenca ou fazer um exame por exemplo (faltar 1 dia) e trazer atestado a Empresa tem que encaminhar para Inss .agradeco

    Responder
  54. eder

    Olá, bom dia, no caso de auxilio doença, gostaria de entender como funciona o caculo, vou dar exemplo o caso de minha mãe para que me ajuda-se, ela estava a aproximadamente 15 a nos, sem registro em carteira, no inicio do ano resolvi pagar para ela o boleto da previdência social para ela, para que no futuro ela pude-se se aposentar com ao menos um salario minimo, pois bem, agora 7 meses depois ela adoeceu ao acionar o auxilio doença, fizeram um cálculo utilizando os últimos 12 meses de salario dela, e nesses 12 meses incluiu alguns meses do ano de 2000, e 1998, com isso concederam para ela o valor de 236.40, isso foi o que o inss considerou como renda mensal, ai minha duvida é a seguinte, esse valor conforme for sendo pago os próximos meses de guia da previdência, vai aumentar?
    Grato pela atenção!

    Responder
  55. leonilda aparecida santos

    gostaria de saber s a nova lei já está em vigor pois fiz uma pequena cirúgia a medica me deu 18 dias e a firma me mandou para pericia do inss ?

    Responder
  56. RUBIA SILVA

    Gostaria de saber se ainda esta valido a regra de 30 dias atestado pela empresa sem ter que entrar pelo inss.

    Responder
  57. Lais Ciscar

    Sou gestante e tenho complicações na minha gravidez e não posso trabalhar, minha medica me deu 14 dias de atestado e depois desses 14 dias vai me dar mais 14, e assim em diante, tenho que dar entrada no auxilo doença? Como funciona não sei como é .

    Responder
  58. Sueli

    Meu médico mi deu 20 dias de atestado e afirma só mi pagou 15. Isso foi agora em junho quando for mandada embora tenho direito nesses 5 dias que perdir?????

    Responder
  59. Tarcisio Júnior

    Meu médico meu 15 dias de atestado e depois me encaminhou para INSS. Fiz a pericia e foi indeferido.
    Voltei a trabalhar. Após 5 dias voltei para médico e o mesmo me deu outro afastamento para tentar a pericia.
    Tentei uma nova pericia, mais o INSS não marcou devido não ter 30 dias de uma pericia para outra.
    Voltei para médico e o mesmo me deu um atestado de 15 dias.
    A empresa não aceitou o atestado devido a mesma já ter pago outros 15 dias e esses novos 15 dias a mesma só paga depois 60 dias com apresentação de outro atestado. Então!
    A empresa estar correta? só 15 dias a cada 60 dias? Qual lei que diz isto?

    Obrigado pela atenção.
    Fico no aguardo.

    Responder
  60. Luis SergioBarretoPessanha

    Fiz uma cirurgia no dia 31/08/2015 e dei um atestado médico a parti desta data, em 24/092015 fui informado pelo RH da empresa que não teria direito de 30 dias e a mesma me informou que só teria 15 dias e restante seria pelo ISS, que foi marcado uma pericia para 07/10/2015 e quanto ao meu salário.
    Grato.
    no aguardo

    Responder
  61. Cíntia

    Oi, estou com depressão tirei um atestado do dia 13/08/2015 à 27/08/2015, totalizando 15 dias, voltei a trabalhar e tirei um novo atestado do dia 14/09/2015 à 20/09/2015, total de 7 dias, o primeiro atestado a empresa me pagou e o segundo quem deve me pagar?
    Agradeço um retorno.

    Responder
  62. Surley Pinheiro

    Boa noite!

    Gostaria de saber se a regra dos 15 dias de atestado mesmo que não seja consecutivo dentro dos 60 dias, depois de passado estes 60 dias zera e começa à contar tudo de novo? E tem que ser pela mesma doença ou com doenças diferentes? Não quero entrar pelo inss, exemplo:

    De 01/07/2015 até 30/08/2015 tive 15 atestados com 4 doenças diferentes 60 dias.
    Esse período zera e começa a contar os 60 de novo ou se não zerar e pegar mais atestado depois em exemplo dia 03/09/2015 de 02 dias completando 17 dias a empresa pode me mandar pro inss mesmo com doenças diferentes?

    Responder
  63. soneide p silva

    bom dia ! meu medico me afastou por 15 dias,o inss so vai fazer a pericia no dia 18 do 11 de 15, nesse periodo eu fico sem pagamento como funciona?

    Responder
  64. fabio

    Acabei de fazer duas cirurgias cravicola e punho o medico do sus me deu um atestado de quinze dias o que eu faço pois não posso dar entrada no auxilio doença, tendo em vista que eu só fui operado no 9 nono dia de enternaçao estou desesperado .Por favor me ajude

    Responder
    1. angela

      boa noite

      fiz ciruegia de nodulos nas axilas peguei 15 dias de atestado no 16 fui bati o cartão mas precisei a tarde ir tirar os pontos peguei declaração o dia mas o medico tirou os pontos e abriu uns 8 pontos e ficou aberto me deu mais 15 dias ja entro no beneficio como funciona nao querem usar meu atestado e descontar os dias que fiquei em casa obrigado

      Responder
  65. LETÍCIA

    Boa tarde ,

    Vou fazer uma cirurgia e ficar de licença médica para recuperação uns 45 dia. Sou registrada com valor menor do que ganho. Vou receber uma parte pelo iNSS e o restante meu chefe me pagará por fora né?

    Obrigada

    Responder
  66. sandro souza

    Olá

    Sou responsavel pelo setor de operações de uma empresa de telecomunicações no rio de janeiro, gerenciando inclusive obras, sofri um enfarto durante visita à uma obra em horário de trabalho, fui atendido e submetido há um procedimento cirurgico para colocação de um stent. O Inss me afastou por 90 dias com possibilidade de mais 90, as duvidas:

    1- mesmo sendo no horário de trabalho não é considerado acidente de trabalho?
    2- Após o tempo de afastamento pelo inss, quanto tempo de instabilidade terei que cumprir para ser desligado da empresa

    Responder
  67. valmir principe

    passei mal no trabalho,sendo que estou recebendo o auxilio doença, e não o auxilio doença acidental, minha pergunta é,quando estou recebendo o auxilio doença conta tempo para á aposentadoria? outra coisa estou pelo cid x, f40, f41 e h82 ,atenciosamente.

    Responder
  68. Silvio

    Fiquei 15 dias afastado por ser submetido a uma cirurgia. Após esse período trabalhei por duas semanas e após esse período no trabalho, fui submetido a outra cirurgia onde ficareimas 15 dias afastado. No meu caso, passo a receber o auxílio doença?

    Responder
  69. Marco Wellington angelo

    ola bom dia presto serviço para o ministério do trabalho sou vigilante terceirizado sofri uma queda da escadaria do serviço a minha pressão subiu e escurecei minha vista fui socorrido pelo corpo de bombeiro da minha cidade a firma se negou a dar a CAT e consegui depois de 9 dias pelo sindicato dos vigilantes ai o meu atestado foi de 7 dias primeiro e na revisão medica foi mais de 10 dias resumindo foram 17 dias ai marquei pericia no 16° dia e minha pericia esta marcada para daqui a 2 meses e esse tempo se eu nao passar na pericia o INSS me paga o tempo que fiquei em casa ?

    Responder
  70. Márcio Henrique ferla

    Oi, boa noite…. Estou com dúvida
    Sofri acidente trabalho e a empresa abriu a cat , estou pelo INSS ,médico perícia achou necessário dar 3 meses. Portanto gostaria saber o seguinte, como eu tenho dois empregos , sei que quando eu voltar a trabalhar tenho estabilidade de um desses dois trabalho aonde foi a queda que sofri, do outro trabalho eu também tenho os mesmo 12 meses de estalidade?
    Obrigado

    Responder
  71. Jéssic Cristina

    Olá, tenho uma duvida meu medico me deu um atestado de dez dias (10) no mês de novembro, e retornando no dia 28 de novembro trabalhei 3 dias e no dia 1 de dezembro peguei mas dez dias nesse caso preciso passar no INSS a empresa que trabalho não me deixa retornar.

    Responder
  72. Edilson Rodrigues Farias

    Bom dia,fiquei de atestado médico por 60 dias de 19 de junho a 19 de agosto d 2015 minha perícia tava marcada para dia 13 de agosto só q o INSS tava d greve e foi remarcada para dia 7 de Dezembro e fiz a perícia dia 7 de Dezembro, só q o médico perito do INSS concebeu o benefício os dois meses do meu atestado. Gostaria d saber se tenho direito d receber o mês d setembro, outubro, novembro e dezembro também pois só voltei a trabalha agora depois do dia 7/12 prq tava de greve e não tinha como passar pelo médico perito para me liberar para voltar ao trabalho prq só pode voltar ao trabalho depois q o perito libera não é? Alguém pode tirar minhas dúvidas? Obrigado!

    Responder
  73. alzeni

    Estou grávida a 4 meses tenho vários problemas de saude a minha chefe simplesmente mim afastou do emprego o que faço posso pedir auxílio doença

    Responder
  74. Maria

    Eu tenho 15 dias de atestado, o início e 17 de Fevereiro eu tenho que voltar a trabalhar dia 2 ou 3 de Março?

    Responder
  75. katia

    Eu peguei 30 dias de atestado a partir do dia 30 SET 2015, porém com a greve primeiro dos funcionários e depois dos peritos, eu não consegui marcar pericia, nem por telefone, nem internet que dava erro no final da operação nem pessoalmente na agência da vila mariana, inclusive fui lá várias vezes e eles diziam que o acesso deles era o mesmo que o site.
    só consegui dar entrada no dia em novembro com pericia agendada para MAR 2016.
    Para minha surpresa o meu pedido foi negado porque eu dei entrada depois de 30 dias.
    gostaria de saber se posso recorrer, pois perdi 30 dias que fiquei afastada sem receber.

    Responder
  76. fabiano

    fui afastado e janeiro mais ficou marcado a pericia so e março e fui afastado 60 dias quanto tempo demora pra receber dempois da pericia o pagamento e quais sao meus direitos no trabalho

    Responder
  77. Zirconita Costa

    Boa noite, então contribuir por 20 anos a previdencia nos ultimos 12 meses não contribuir, então não recebo auxilio doença? Sofri um acidente não contribuir nos ultimos 12 meses e ai o calculo?
    Grata pelo retorno,

    Responder
  78. jeniffer

    Estou gravida de 27 semanas gostaria de saber se posso entrar para o inss por auxílio doença pois sinto muitas dores e sagramentos eu trabalho de auxílio de serviços gerais(em creche) ou terei que entra já de licença maternidade?

    Responder
  79. MARCELO MENEZES

    Estou de licença pelo inss, fiz uma operação no tendão de aquiles o beneficio esta acabando e agora eu machuquei o joelho fazendo fisioterapia do tendao, sera que eles prorrogam o beneficio?

    Responder
  80. Ingrid Pereira

    Olá, boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida, estou grávida e estava com uma dor na lombar fui ao meu médico e o mesmo me deu 15 dias de atestado médico. Porém já havia apresentado outros atestados durante o mês. Meu médico disse que caso à dor persistisse deveria voltar ao mesmo, porém no sétimo dia de atestado já não sentia mais dor. Quando acabou meu período de atestado voltei ao trabalho, chegando lá minha chefia me informou que já havia solicitado ao contador que marcasse minha perícia para o então afastamento. Queria saber caso minha perícia seja negada quem arcará com os meses em que eu não receber o empregador ou o INSS ? Caso seja o empregador ele terá de efetuar o pagamento à vista ?

    Responder
  81. Jaime rosa dos santosj

    Gostaria de saber eu fiz uma cirurgia o médico mim deu 45 dias de atestado cendo quê 15 e péla empresa então quando devo por no INSS

    Responder
  82. Cristiane Ferreira

    Bom dia tenho a seguinte dúvida, apresentei um atestado de 7 dias com o Cid: S43, retornei ao trabalho e trabalhei 13 dias, o médico me doeu um novo atestado de 15 dias com o Cid: M75-1. A empresa pode me encaminhar para o INSS?

    Responder
  83. adelso eusebio

    estou afastado da empresa por 90 dias, gostaria de saber se vou receber o beneficio do inss só depois da pericia que foi marcado apois os 90 dias?

    Responder
  84. Leandro

    Estou pelo INSS .. me afastei dia 20/06/2016 a perícia tá marcada pra dia 30/08/2016 como é o cálculo pra mim saber mais ou menos quanto vo receber ? Obrigado

    Responder
  85. Daiane leal

    Viu meu marido pegou 15 dias de afastamento em julho e a empresa pagou. Porém meu marido voltou a trabalhar e não guento e pegou mais 15 dias em agosto e a partir do 16 dia já foi encostado pelo INSS e vai receber por 3 meses. O problema é que a empresa não pagou o atestado de agosto afirmando já ter pago um de 15 dias com o mesmo Cid da doença. E agora. O INSS diz que não é responsabilidade dele e é o sindicato disse que a empresa fez certo. Quem tá errado? O que eu tenho que fazer? Tá muito estranho ninguém quer se responsabilizar pelo pagamento.

    Responder
  86. Adilson

    Estou afastado do trabalho desdo dia 04 de agosto por rompimento do tendão de Aquiles minha perícia e somente dia 03 de novembro quantos meses pegarei de afastamento

    Responder
  87. Carlos

    Olá gostaria de tira uma dúvida. ..
    Eu fiquei de 8 dias de atestado ou termino desses dias eu voltei e trabalhei 1 semana, e voltei a fica de mas 8 dias atestado com o mesmo cid nesse caso , Qual procedimento a ser tomado? Tem que marca um perícia no inss para eu retorna a trabalha? Já que eu nem dei entrada para recebê nenhum benefício e não estão me deixando volta ao trabalho na minha empresa.. eles estão alegando que eu tive mas de 15 dias de atestado dentro de 60 dias sendo que os 15 dias não foram corridos … eu trabalhei entre os atestados….

    Responder
  88. Iza soares

    Boa tarde,fiz uma cirurgia no joelho e no laudo esta escrito no final CID M 23, por quanto tempo ficatei afastada por conta do auxílio doença. Obrigada.

    Responder
  89. Graça

    Fiquei 5 meses afastada pelo INSS. Esse afastamento influencia no meu 13º salario? Receberei o total, sendo a 1 parcela normal e a 2 com os descontos, ou receberei o valor proporcional aos meses trabalhados?

    Responder

Comentário