Aposentadoria Especial por Insalubridade

A aposentadoria especial é direito dos trabalhadores que exerceram atividade especial durante a vida, pelo período mínimo estabelecido em lei, que vai de 15 a 25 anos. As atividades consideradas especiais são as que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde humana, e dividem-se entre insalubres e perigosas.

Neste artigo, trataremos apenas sobre a aposentadoria especial por insalubridade.

Quem tem direito a aposentadoria especial por insalubridade?

Faz jus à aposentadoria especial por insalubridade o trabalhador que exerceu atividade insalubre durante parte de sua vida laborativa. De acordo com a Lei 9.032/95, para receber o benefício é necessário que a exposição a agentes prejudiciais tenha ocorrido de maneira permanente, e não intermitente ou ocasional, durante todo o período de carência exigido (15, 20 ou 25 anos).

Para receber o benefício, é necessário que o trabalhador comprove a exposição por meio de documentação fornecida pela empresa.

A atividade insalubre cria para o empregado o direito de receber adicional de insalubridade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo da região, dependendo do agente prejudicial e do grau de exposição. O recebimento do adicional facilita a comprovação da insalubridade, porém trabalhadores que não o recebiam também têm direito à aposentadoria especial.

O Supremo Tribunal Federal decidiu em dezembro de 2014 que o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), quando forem capazes de neutralizar completamente o agente insalubre, descaracterizam o tempo de serviço especial, retirando o direito à esse tipo de aposentadoria.

O que é atividade especial?

Segundo o artigo 189 da CLT, diz que:

serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Os limites citados na lei são especificados na norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres), que determina os níveis aceitáveis de exposição a ruídos contínuos, intermitentes ou de impacto, altas e baixas temperaturas, radiações ionizantes e não-ionizantes, ambientes hiperbáricos, vibrações, agentes químicos, biológicos, poeiras minerais e benzeno.

Já os agentes nocivos são listados no Anexo IV do Regulamento da Previdência Social – RPS (Decreto nº 3.048/99), com os respectivos períodos de exposição que dão direito à aposentadoria especial.

Como calcular a aposentadoria especial por insalubridade?

O cálculo do salário de benefício é realizado com base na média aritmética de 80% dos salários de contribuição do segurado desde 1994 até a data do protocolo do requerimento. São usados sempre os maiores salários para esse cálculo. A renda mensal inicial corresponderá a 100% do salário de benefício.

Compartilhe o texto:

123 Comentários

  1. Senhores boa tarde, consegui a minha aposentadoria especial, trabalho em área insalubre numa empresa carboquímica, pela lei tenho que ser afastado da área onde exerço minha profissão , a minha dúvida é pela lei, qual é o tempo estipulado que tenho de ser afastado, pois tenho de me desligar da empresa , mas não sei quanto tempo a lei me dá para continuar na função.
    Abraços:Trancoso

    1. Nobre, a partir do momento que foi concedido aposentadoria especial, a previsão que o segurado não pode ter mais contato com agente nocivo a saúde. Portanto aposentou-se deve desligar da empresa ou a empresa remaneja o trabalhador para outro setor sem exposição a agente á saúde.

      1. Senhor Antonio Marcos,meu esposo obteve uma advogada para dar entrada na aposentadoria especial isso ja a quase um ano, e ate entao ainda nao saiu a aposentadoria. Minha pergunta é: APOS A HOMOLOGACAO QUANTO TEMPO PARA RECEBER ?. E como ver online o andamento da aposentadoria ???

    2. A APOSENTADORIA ESPECIAL É CONCEDIDA PARA UM TEMPO MENOR DO QUE 35 ANOS. OU SEJA, 15,20,OU 25. ASSIM SENDO, POR SER PRECOCE EXTINGUE O CONTRATO DE TRABALHO IMEDIATAMENTE. ESTE É O ENTENDIMENTO MAJORITÁRIO DA DOUTRINA.

  2. Trabalhei por 3 anos manuseando combustíveis e recebia adicional de periculosidade (década de 1980). A atividade se enquadra nos requisitos para ser considerada periculosidade, possuo o PPP. Esse período me dá direito a um tempo adicional de contribuição (proporcional aos 3 anos)?

    1. PREZADOS,

      TRABALHO COMO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO NO SETOR DE RX DO HOSPITAL HÁ 17 ANOS.
      NÃO RECEBO INSALUBRIDADE.
      TRABALHEI MAIS 5 ANOS EM OUTRO HOSPITAL, TB NO RX COMO ESCRITURÁRIA
      POSSO REQUERER ESSE DIREITO

      1. Vc continua trabalhando na mesma área? tem que completar no mínimo 15 anos para aposentadoria especial e certamente deves retirar o PPP para saber se enquadra na aposentadoria que pretendes. É importante verificar a categoria em que se enquadra no seu sindicato, para saber se podes aposentar como trabalhadora para aposentadoria especial.

  3. Oi, td bem?
    Trabalhei desde 10/06/90 a 10/09/98 em um hospital, acredito que, com insalubridade a 20% e, dessa data até agora(15/06/15) com insalubridade a 40%. Vou fazer 53 anos em agosto. Quais as minhas chances de aposentadoria? São 25 anos completos, sem intervalo.

    1. Trabalho como técnica de raio X há 19 anos e tenho 60 anos de idade gostaria de saber se eu posso converter esse anos de isalubridade em dias com para pedir por tempo de ser viso.

  4. Trabalho na área da saúde desde 1995 posso me aposentar com aposentadoria especial vou fazer 60 anos em setembro e adquiri alguns problemas de saúde por movimentos repetitivos, Rompimento parcial de tendão de ombro direito tendinite e tenossinovite comprometimento em túnel do carpo das duas mãos, agradeço desde já se puder me ajudar pois estou perdida.

    1. trabalho a 26 anos na área da saúde com desenfecção de matérias e esterelização agora com vacina.tenho 49 anos já posso me aposentar?
      tenho dermatite nas mãos devido uso do alcool muito tempo.

  5. Trabalho em um aterro sanitário a 12 anos, tenho ao todo 32 anos de contribuição para previdência do município. O estatuto dos servidores do município não faz menção à aposentadoria especial, e diz que para o homem se aposentar deverá ter 35 anos de contribuição E 60 anos de idade. E agora, como posso me aposentar especial antes dos 60? Tenho 56 anos.

    1. Pedro Rocha, tudo bom
      Eu já tenho meu tempo de serviço convertido em especial, pois trabalho a 23 anos na pesquisa agrícola com 40% de insalubridade, entrei na justiça para conseguir a averbação.
      No caso do Sr. 32 anos de insalubre X 1.4 somaria 44.8 anos somando com a idade se der 95 já daria os requisitos para pedir a aposentadoria.
      Obs. se tiver o tempo de insalubridade já averbado, converse com um advogado a respeito, isso é causa ganha.
      Até mais
      Um abraço

  6. Boa noite! Trabalho na área hospital desde Agosto de 95, trabalhei na Radiologia por 14 anos, e agora estou trabalhando nefrolitotripisia a 4 anos. Eu teria que receber como a minha insalubridade? Eu perguntou por causa da radiação. Sou técnica de enfermagem. Agradeço desde já. Uma boa noite.

  7. Comecei a trabalhar na area insalubre 10/10/1983 não parei são 32 anos de serviço no setor Publicoe não consigo me aposentar

  8. trabalho com auxiliar de Dentista tenho labirintite e passo muito mal com o barulho, vou fazer 15 anos de trabalho esse ano já posso pedir minha aposentadoria especial?

    1. Completei 25 anos de trabalho insalubre na saúde da prefeitura Municipal de Porto Alegre, estou c vários prismas de saúde, mas nossa junta não aposentada por invalidez. Posso pedir a especial?
      NÃO AGUENTO MAIS
      Muito obrigada
      Denise

  9. Sou func. Publ. Federal desde de 1983, onde exerco atividade como ag de saude publica no controle de triatomineos ( barbeiros ) na zona rural. Esse controle e feito com inseticidas e mesmo com epi estava esposto aos riscos de contaminacao por transmissao da doenca e intoxicacao. Estou com 51 anos e 37 anos de contribuicao e continuando na atividade, porem, hoje e mais dificil pois e feita a pe em toda extencao rural. Ha alguma possibilidade de aposentadoria especial ou posso me aposentar agora? Um abraco e mto obrigado.

  10. Boa Tarde, Trabalhadores que trabalham em Plataformas de Petróleo tem o direito de receber aposentadoria especial?
    O regime de Trabalho é 14×14, 14 dias embarcado, trabalhando 11 horas por dia com 1 hora de almoço, e 14 dias em casa.
    Obrigado.

  11. Trabalho a vinte anos como auxiliar de saude bucal com 10% de insalubridade, gostaria de saber se poderei pedir aposentadoria especial com 25 anos…e qual documentação sera necessária.

  12. bom dia por favor me tire uma dúvida tenho um amigo que tem 30 anos de carteira assinada, desses 30 anos 12 ele trabalhou em uma areá insalubre
    a empresa pagou a insalubridade pra ele.esses 12 anos acrescenta algum tempo a mas pra ele poder se aposentar?

    att
    luciene

  13. Oi trabalho em hospital vou completar 25 anos em agosto de 2016 sempre ganhei 40% de insalubridade trabalhei 4 anos na lavadeira e agora estou a 20 anos e 3 meses no setor de Patrimônio posso pedir aposentadoria especial

    1. Boa tarde,
      Tenho 48 anos e 28 de contribuição.
      Trabalhei como insalubridade no ano de 1987 a 1998, gostaria de saber se esse meu tempo de insalubre conta para completar meus trinta anos de contribuição.

  14. Bom dia!!
    Sou fisioterapeuta e trabalho em hospital há 08 anos, em unidade de terapia intensiva (UTI). Futuramente terei direito a aposentadoria especial??

  15. boa noite tenho 37 anos de idade e 17 anos de contribuicao , nesses 17 anos so trabalhei em areas de insalubridade e periculosidade tais como
    – industria farmaceutica – 5 anos
    – motorista particular – 5 anos
    – aux. de farmacia hospitalar – 7 anos , ate a presente data

    gostaria de saber quanto tempo falta para eu dar entrada na minha aposentadoria
    desde ja agradeco pela atencao

  16. Bom dia, sou servidor público do município de Uberlândia-MG recebo insalubridade 20% a mais ou menos 28 anos e tenho 31 anos de contribuição, gostaria de saber se tem como aposentar e qual percentual seria.
    Grato
    Edilson Macedo

  17. boa noite sou pedreiro municipal iara -CE se eu tenho direito a insalubridade quanto por centro 20, 30, 40 e aposentadoria especial

  18. Tenho 45 anos e tabahei uns três anos em padaria e a17 anos trabalhando de técnico enfermagem em hemodiálise com quantos anos vou poder me aposentar especial e por agentes nocivos no setor usa se muito produtos químicos e pacientes com doenças infecciosas quero saber vcs podem me dar resposta por favor

  19. Bom dia , minha esposa trabalha como fisioterapeuta em hospital e recebe verba de insalubridade, ela poderia utilizar este tempo para diminuir sua contagem final ?
    Grato e bom dia

  20. trabalhei 25 anos e 4 meses neste tempo tenho, mais 8 anos de insalubre no ramo metalurgico.hoje estou com 57 anos existe a possibilidade de aposentadoria especial.ou aposent proporcional.

  21. Senhores, favor informar se Agentes de Saúde e Agentes de Endemias já têm aposentadoria especial específica e se, quando não forem servidores, ou seja não são regidos pelo estatuto, e se precisam apresentar ao INSS o PPP. Como apresentar esse documento se a prefeitura diz que não tem como emitir. Eu pedi minha demissão (não foi exoneração pois não fiz concurso público e sim processo seletivo)em julho de 2014 e fui aprovada no processo seletivo em out/2014. Contribui de 2008 até 2011 para o INSS e depois passamos a contribuir para RPPS,para o INSS era 8% e para o RPPS passou para 11%. Como resolver essa questão já que para o INSS não constam 3 anos de contribuição e eu não fiz concurso algum. Não tinha direitos algum mas contribuía para RPPS.
    Preciso converter 7 anos de atividades insalubre em atividade comum mas sem o documento não consigo. Como proceder.

  22. trabalhei 5 anos e 6 meses numa firma de cosméticos foi feito o levantamento na Medicina do trabalho alega não ter insalubridade tenho 31 anos contando com esses 2 anos o que fazer Dr. ou Dra.

  23. ola !! tenho 25 anos e 8 meses de carteira assinada , parte desse 25 anos …. 17 anos e 6 meses foram na área de segurança na qual recebo periculosidade ….gostaria de saber se já posso pedir a aposentadoria especial . obrigado

  24. Me chamo Jorge, sou funcionario publico municipal, tenho 25 anos de insalubridade de 40%, no serviço publico e 4 anos fora. Tenho 51 anos. Posso pedir aposentadoria especial?

  25. sou veterinaria e nao tenho como provar minha insalubridade a nao ser por contrato de trabalho na vigilancia sanitaria de prefeitura e em firma de laticinios, antes de 1995, A firma ja fechou…so tenho a carteira de trabalho…como posso agir no INSS so preciso de 4 meses,,,tenho 54 anos e 7 meses e 29 anos e 11 meses de serviço
    Alice

  26. Trabalho em UTI Neonatal e fico exposta a agente nocivos a saúde num período diários de 6 horas. Tenho direito a aposentadoria especial? Tenho 31 anos de contribuição e 52 de idade, o resultado seria de 83 pontos, para atingir 85 teria que ter especial destes anos trabalhados e ter 100% no fator?

  27. Trabalhei em uma empresa de leite em camara fria 17 anos. De 1976 a 1993.
    Sei que tenho um total de 23 anos de contribuição. Eu peguei as folhas de insalubridade ja. Consigo quanto tempo de salubridade?

  28. bom dia. tenho 53 anos e 33 de contribuiçao. nesse 33 anos de contribuiçao , trabalhei 6 anos c insalubridade. por favor , gostaria de saber , a quanto tempo corresponde esses seis anos insalubres. grato

  29. Tenho minha carteira assinada como eletricista desde 1980 trabalhei em frigorificos, mineradora,metalurgica hoje em empresa de beneficiamento de residos, tenho 51 anos de idade e mas ou menos 32 de contribuição gostaria de saber se tenho como me aponsentar.

  30. Trabalhei em uma empresa do Grupo Votorantim 20 anos sendo ,12 anos na profissão de soldador, o restante como Técnico de Segurança do trabalho e Técnico Mecânico .No exercício da profissão de soldador eles me enquadraram no insalubridade mais nas outras atividades eles não enquadraram alegando que não tem laudo pericial. Prezados eu pergunto a vós o porque ?: sendo que o meu trabalho era no campo todos os dias . Como que eu devo proceder para obter estes anos de insalubridade ?

  31. Boa tarde, sou comissária de bordo a 17 anos e mais 10 anos em escritório ( antes de ser comissária) . Aeronauta desde junho 1998. Tenho mais 5 anos de agricultura, pois meus pais são agricultores e eu morava com eles até 17 anos…Assinei minha carteira aos 17 no escritório ( onde trabalhei por 10 anos). Tenho 44 anos. Quando é que vou poder pedir minha aposentadoria integral se eu continuar na aviação? Pelos meus cálculos em dezembro de 2019 para ter cem por cento do INSS . Isto se eu puder contar 1.2 o tempo de aviação.
    Aeronautas ainda tem direito?
    Obrigada

  32. Boa tarde! trabalho a 28 anos de carteira assinada 8 deles na área de segurança tenho alguma beneficio para aposentar estou com 47 anos
    Obrigada: Marta

  33. Boa noite tenho 18 anos e 9 mesès cmo pintor com pistola e fiquei 6 mesês encostado com resido calcico em ambos hilos pulmonar, gostaria de saber se posso pedir aposentadoria especial ? e sou insalubri.

  34. Boa noite
    Trabalhei 21 anos no servivo público e já foi averbado o tempo de serviço insalubre, pelo multiplicador 1,20. No meu atual trabalho tenho insalubridade de 20%, nesse caso posso somar os tempos sem a conversão do tempo?

    Grata,

  35. BOA TARDE, TRABALHEI 10 ANOS COMO GARI DA COMLURB E 19 ANOS COMO VIGILANTE PATRIMONIAL VIGILANTE DE BANCO. EU TENHO DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL VOU FAZER 50 ANOS EM OUTUBRO.

  36. Boa noite, em janeiro de 2017 completo 20 anos em local insalubre, quantos anos faltariam ainda para trabalhar para adquirir aposentadoria especial, hoje tenho 44 anos, a idade irá influenciar no momento da entrada da aposentadoria?

  37. BOM DIA, EXERÇO ATIVIDADE DE MOTORISTA DE AMBULÂCIA DESDE 1998/2016 (CARGO QUE EXERÇO ATUALMENTE/INSALUBRE) E DE SEGURANÇA PATRIMONIAL NOS PERÍODOS DE 1994/1996 E DE 2011/2016 (NOTE QUE TIVE DOIS VÍNCULOS ENTRE 2011/2016).CONSEGUI VIA TRT COMPROVAR INSALUBRIDADE DE UMA EMPRESA DE 1998/2009.PERGUNTO AGORA EU CONSIGO APOSENTADORIA ESPECIAL,JÁ QUE O CARGO DE VIGILANTE É CONSIDERADO COMO PERICULOSIDADE POR PORTAR ARMAMENTO,E O DE MOTORISTA DE AMBULÂNCIA PARA FINS DE APOSENTADORIA VIA INSS? (OBS: TIVE CONTRIBUIÇÕES ALEATÓRIAS DESDE 1987 ANO QUE COMECEI A CONTRIBUIR)GRATO.

  38. trabalhei por 28 anos dentro de uma empresa de grau 4 ,aposentei por especial mas a empresa nao nuca me pagou minha insalubridade e nem para o INSS.Como proceder neste caso.

  39. Trabalhei dos anos 90 a 94 em uma cervejaria com barulho constante de garrafas em atrito e de 2005 a 2012 em um posto de combustivel.
    Queria saber se tenho direito a contar este tempo de insalubre para somar no meu tempo para aposentadoria?

  40. trabalhei 07 anos de cobrador de onibus! sera que tenho direito a algum tempo de contagem para complemento de aposentadoria? obrigado

  41. BOA TARDE TRABALHO NA PREFEITURA A 24 ANOS DE AJUDANDE GERAL NA ESCOLA MECHO COM LIXO DE BANHEIRO DO BANHO NAS CRIANÇA TROCO FRALDA DE COCO O DIA INTEIRO TENHO INSALUBRIDADE , EU TENHO DIREITO??JA TRABALHEI NA ROÇA CORTANDO CANA 5 ANOS NE BANHEIRO TINHA TENHO DIREITO DA APOSENTADORIA!!TENHO 57 ANOS???

  42. Boa tarde, sou funcionário publico concursado e recebo insalubridade a 20 anos consecutivos, se for aprovado essa reforma da previdência irei perder minha aposentadoria especial?

  43. Bom dia, minha aposentadoria é na área insalubre por ruído, gostaria de saber se posso trabalhar em outras áreas fichado ou contrato, sem risco de ser prejudicada?

  44. Bom Dia!
    Eu comecei a trabalhar desde 20/05/1995 na área insalubre com Raios-x. Tenho 41 anos já posso me aposentar? Ou tenho que contribuir mais quanto tempo? pela regra nova que estar para ser alterada da aposentadoria a área insalubre também entra?

  45. Bom dia sou casado recentemente e descobri que minha esposa trabalhou 15 anos em uma lavanderia hospitalar de um asilo com risco biológico continuamente. E ou pedir conta pra vim morar em minha cidade ela se desligou da empresa como ajudante de serviços diversos, se não conseguir testemunhas tem como recorrer num processo?

  46. Eu trabalho com contato com esgoto há 14 anos, quanto tempo ainda falta para eu me aposentar com aposentadoria especial?

  47. Bom dia, trabalho a mais de 15 anos na industria, sempre utilizando os EPIs da empresa, oculos, sapato, luvas, protetores. No inicio trabalhando diretamente com agentes como graxa, oleos, tintas e etc e mais recente trabalhando indiretamente como gestor.
    Gostaria de saber se este tempo que tenho de trabalho em áreas insalubres, mesmo sem receber, conta na minha aposentadoria e como fazer o calculo. Aguardo seus comentários

  48. Comecei a trabalhar com carteira assinada a partir de 01/11/1983 e foram varias empresas que trabalhei e tenho um total de 18 anos e 8 meses trabalhados. Porem durante esses 18 anos e 8 meses, eu trabalhei por quase 10 (9 anos e 7 meses) na mesma empresa com trabalho insalubre. Como é feito essa contagem para o INSS, eu tenho algum direito sobre esses anos insalubres dessa empresa?

  49. tenho 56 anos de idade, 37 anos de contribuição, dentro desses tenho 18 anos de insalubridade de 40%, para formula 85/95 .soma 93, posso converter esses anos de insalubridade em comum para somar 85/95 e pegar aposentadoria integral. será que o INSS aceita a conversão.

  50. Trabalho há 25 anos em hospital, na secretaria do RX, tenho 44 anos de idade, e 27 de contribuição.
    Dois hospitais tive insalubridade cerca de 3 anos CLT. Será que terei que esperar até 65 anos para aposentar?

  51. Existe teto para aposentadoria especial ?
    No meu caso tenho 28 anos de insalubridade comprovados e mais 7 anos em outra atividade meu salário é 8200 reais como fica este cálculo do beneficio ?

  52. Boa tarde!
    gostaria de saber como fica quem tem 19anons de contribuição como insalubre 40/% para converter em anos normais?

  53. Trabalhei 06 anos em drogaria como balconista e fazia aplicações de injeções, hoje trabalho em hospital há mais de 20 anos também na farmácia hospitalar, em alguns hospitais recebi insalubridade e outros não, mesmo assim sou exposto a doenças e medicamentos quimioterápicos, tenho ao todo 27 anos de registro sempre na área farmacêutica e hospitalar inclusive uns 05 anos trabalhei em dois empregos e recolhia inss dos dois, tenho 44 anos de idade, gostaria de saber se já posso me aposentar e qual seria mia faixa salarial? meu salário hoje é em torno de 3.500,00 mais adicional noturno que gira um total bruto de 4.700,00.
    Att.

    Renato

  54. boa noite.trabalhei 27 anos na area insalubre.trabalhei na função de maquinista de trem na ferrovia.hoje não recebo ainda o teto maximo pago pelo o inss que é de 5.579,06.Tenho 56 anos,aposentei em junho de 2012.tenho direito a pedir a revisão salarial junto ao inss.

  55. Boa tarde meu marido trabalhou Operador de Arc-Air por 18 meses. Depois 12 meses em outra e 21 meses em outra empresa como Grafiteiro Oficial. Agora esta há 17 anos tbem como grafiteiro oficial. ele tem 48 anos. Ele tem direito á aposentadoria especial/como proceder para fazer a contagem de contribuição.

  56. Bom dia

    Trabalhei durante 25 anos em área insalubre tenho direito a aposentadoria especial, gostaria de saber se é integral ou parcial este tipo de aposentadoria, meu regime de previdência é proprioda empresa onde trabalho

  57. boa noite

    trabalho 10 anos como vendedora, através de telefone, gostaria de sabe se posso tentar aposentadoria por insalubridade, semelhante a de telefonista, se ainda existe tempo especial para aposentadoria de telefonista, pois trabalho com o telefone red set 8 horas no ouvido

  58. trabalho no condôminio há 20 anos tenho insalubre por manusear lixo a cada 10 anos 4 anos eu enho vinte anos posso contar esse tempo de contribuição para me aposentar tenho 30 anos de contribuição posso dar entrada na minha aposentadoria?

  59. trabalhei 14 anos e 03 meses numa area periculosa, constando em meu Contrato de Trabalho, já estou desligada da empresa, mais estou desligada da empresa? hoje estou em Auxilio doença desde 2006, tenho direito a APOSENTADORIA ESPECIAL?
    Me orienta por favor

  60. Sou supervisor d produção de uma indústria têxtil. tenho contato direto com barulho d máquina com RPM de até 1300 por minuto e periculosidade da mesma ter alta velocidade e alto índice d ruídos e poeiras sou insalubre. tenho 25 anos d contribuição e percentual pela insalubridade. tenho direito a aposentadoria especial?

  61. Meu esposo tem 30 anos de FHDF trabalhou mais de 20 anos como mecânico da fundação hoje esse cargo não existe mais na fundação e trabalha agora como motorista carrega pacientes de hemodiálise. É insalubre ele já pode se aposentar?

  62. Trabalho á 17 anos em uma empreza com 6 camáras frias onde a temperatura chega a 5 graus negativos e tenho mais de 12 anos em outra empreza tenho direito a minha aposentadoria especial em outras emprezas totalizando 32 ános de contribuiçáo por favor mim mande uma resposta .vilmar.

  63. Trabalhei na área da saúde com 20%de insalubridade , me aposentei a 9 anos e sem aposentadoria especial posso pedir a especial , depois de estar aposentada?

  64. Boa noite, meu nome é Luciana. Tenho 44 anos (completarei 45 anos em novembro) e, 24 anos e meio em atividade insalubre (Técnica em Laboratório Químico). Sou funcionária pública e, tenho um ano de contribuição ao INSS fora desse contrato. Minha dúvida é: com a reforma da previdência, a aposentadoria especial (meu caso, desde que ingressei no serviço público, atuo e atuei em ambiente insalubre e, recebo por isso) deixará de existir e, eu automaticamente, serei migrada para o novo regime onde terei que trabalhar até os 62 anos (mínimos)? Apesar de saber que não atinjo a idade mínima, como fica meu caso? Completarei 25 anos de serviço público e, atividades insalubres em março de 2018. Se possível, gostaria de informações a respeito. Obrigada.

  65. Boa tarde.Trabalho na área ta saúde a 32 anos, e dei entrada na minha aposentadoria e 3 anos e estou aposentada com salário mínimo e agora sei q tenho direito a aposentadoria especial.Como faço para revogar minha aposentadoria para especial? Será q vou conseguir?Se eu entrar na justiça essa aposentadoria q recebo é cancelada?

  66. Meu nome é Patricia trabalho em uma clínica de Secretaria, e ganho insalubridade gostaria de saber se posso da entrada na aposentadoria especial . Obrigada, aguardo resposta

  67. Boa tarde !
    Trabalhei por 10 anos como Operador de empilhadeira submetido a barulho intenso , gostaria de saber se a possibilidade de me aposentar por insalubridade tenho 30 anos de contribição

  68. Se não ocorrer o desligamento do beneficiário ou até mesmo uma transferência, da área insalubre que trabalhe, o mesmo perde o beneficio definitivamente ? Ou o beneficio fica suspenso ?

  69. Boa tarde.
    Tenho 29 anos de atividade insalubre ininterruptos mas estou me desligando desta atividade (frentista) e ingressando em atividade salubre. Os 25 anos que preciso comprovar precisam ser imediatamente anteriores ao pedido ou pode ser um período mais antigo, mas desde que tenha o tempo necessário ininterrupto?

  70. Trabalho como mecanico de veiculos pesados 22 anos ,sempre mechendo com graxa, oleo lubrificante ,oleo diesel ,solda eletrica e ruidos execivos.Tenho direito a aposentadoria especial com a nova lei .

  71. Srs Faltam 4 meses para completar o tempo de contribuição Insalubre e tenho 49 anos de idade caso mude as regras vou perder os direitos de me aposentar especial????

  72. Srs tenho 26 anos trabalhando de motorista de ambulância recebo 20% de insalubridade tenho 51 anos posso me aposentar pela emenda 33?

  73. Srs…Bom Dia!

    consultei meu tempo de aposentadoria e me disseram que estava apto a dar entrada, pois tenho periodos insalubres, levantei toda a documentação ou seja os PPPS, consultei nos site da previdencia e consta Beneficio Pré-Habilitado…o que significa????

  74. Tenho 27 anos trabalhados na área hospitalar recepção/faturamento, meu PPP não comprova a exposição por agentes biológicos porém as empresas sempre pagaram adicional de insalubridade assumindo que havia exposição. Posso requerer minha aposentadoria?

  75. Trabalhei 9 anos no escritório no posto de combustível e ganhava periculosidade e pedi o PPP, mas só me deram informações sobre atividades em condições especiais. Quero saber se eles são obrigados a dar o PPP? Como devo proceder para conseguir?

  76. Meu marido tem 30 anos de contribuição desses 13 são insalubridade, trabalha como segurança num cemitério, a firma já paga para ele os adicionais. Ele já teria direito a aposentadoria?

  77. bom dia, sou cirurgião dentista e tenho várias contribuições no âmbito privado e também nas esferas municipal, estadual, e federal como militar (oficial dentista do exército). Antes de me formar trabalhei com instrutor de Escolinha de Basquetebol (de 1990 a 1996) e também como estagiário renumerado dentista (1994 a 1996), mas não houveram recolhimentos até 1996. Pergunto se posso juntar o período que atuei como instrutor e ou estagiário não registrado e sem contribuição, pagando os atrasados se necessário?

  78. Tom dia!!
    Tenho 29 anos de contribuição no geral. porem deste 15 anos com Montador de Fotolito (Ramo Gráfico.
    gostaria de saber se e possível solicitar aposentadoria especial , pois tenho 52 anos e 4 meses de idade.

    Grato e no aguardo

  79. Meu esposo está aposentado há 6 anos…um pouco salubridade e o resto contribuição, agora o juiz fez revisão negou a aposentadoria…mandou os papeis para outro juiz em Brasília…. Ele pode perder a aposentadoria? Ele tem 58 anos.

  80. eu tenho 52 anos e trabalhei 8 anos sem insalubridade e retornei para area isalubre agora tenho no momento 16 anos de insalubridade somando um total de 24 anos de trabalho se eu continuar trabalhando numa area insalubre com quantos anos eu me aposento? obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais