O que é IPVS – Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde

Antes de definirmos o que é IPVS, é importante destacar que a sigla IPVS significa Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde.

O que é IPVS?

O IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida ou à Saúde) refere-se à exposição aguda do aparelho respiratório ou dos olhos a condições atmosféricas que apresentem riscos iminentes à vida ou produza um imediato efeito debilitante à saúde, assim como impeça o indivíduo da evasão imediata dessa atmosfera perigosa.

Conforme, a norma regulamentadora nº 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) o Imediatamente Perigoso à Vida ou à Saúde – IPVS é:

Qualquer condição que coloque um risco imediato de morte ou que possa resultar em efeitos à saúde irreversíveis ou imediatamente severos ou que possa resultar em dano ocular, irritação ou outras condições que possam impedir a saída de um espaço confinado.

⇒ Leia também: O que é PPR – Programa de Proteção Respiratória?.

Os valores de concentração do IPVS conforme o IDHL (Immediately Dangerous to Health and Life) são proposto pelo NIOSH na publicação da Pocket Guide to Chemical Hazards. No âmbito da legislação brasileira, a norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres) estabelece os limites de tolerância.

Atmosfera IPVS

De acordo, a norma regulamentadora nº 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) a Atmosfera IPVS – Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde é qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante à saúde.

Além disso, o subitem 33.3.4.10 da norma regulamentadora nº 33, estabelece que:

33.3.4.10 Em caso de existência de Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde – Atmosfera IPVS, o espaço confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape.

Em caso da existência de uma Atmosfera IPVS é importante observar, além das legislações citadas acima no texto, a NBR 12543 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que define os termos empregados em equipamentos de proteção respiratória, bem como os necessários à sua seleção e uso, classifica os riscos respiratórios onde o uso de equipamentos de proteção respiratória pode ser necessário e os equipamentos de proteção respiratória de acordo com o seu projeto.

⇒ Leia também: O Que é Permissão de Entrada e Trabalho – PET?.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais