O que é Grau de Risco?


Hoje, abordaremos sobre o grau de risco, uma expressão bastante utilizada na área da segurança e medicina do trabalho.

O Grau de Risco trata-se de um valor numérico variável (1 a 4), referente à intensidade do risco da atividade econômica principal da empresa, descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Consultar Grau de Risco

Para consultar o grau de risco de uma determinada empresa devemos dispor do seu código CNAE. Portanto, caso ainda não saiba o código CNAE da empresa, acesse o site da Receita Federal,  digite o CNPJ da respectiva empresa e obtenha o seu código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

Agora, com o código CNAE da empresa em mãos, basta realizar uma simples busca pelo específico código CNAE no Quadro I da NR-04.

Ao encontrá-lo no Quadro I da NR-04, por favor, verificar na opção Denominação se realmente corresponde à atividade principal da empresa e por fim, conferir na opção GR” o grau de risco da determinada empresa.

Por exemplo:

Tabela de CNAE
*Imagem: Quadro I da Norma Regulamentadora nº 04.
  • Código CNAE: 01.13-0;
  • Atividade Principal da Empresa: Cultivo de cana-de-açúcar;
  • Grau de Risco (GR): 3.

Grau de Risco e SESMT

Conhecer o grau de risco de uma empresa é de fundamental relevância durante o processo de Dimensionamento do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, por isso a importância de sempre sabermos o código CNAE e o grau de risco da empresa.

  • Para saber mais sobre o dimensionamento do SESMT, acesse:

Dimensionamento do SESMT.


Veja também

Comentários

  1. Manoel

    Uma empresa em seu CNAE principal tem como grau de risco 1, porém em um dos seus CNAEs secundarios tem grau de risco 4, inclusive é essa atividade que vai exercer em área do cliente, o cliente tem grau de risco 3. Qual grau de risco essa empresa deve adotar? Qual norma devo referenciar essa decisão?

    Responder

Comentário