O que é EPR – Equipamento de Proteção Respiratória


Hoje, abordaremos sobre o que é o EPR, também popularmente conhecido como Equipamento de Proteção Respiratória.

Os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR são equipamentos de proteção individuais utilizados na prevenção dos trabalhadores à determinados agentes químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.

Conforme, estabelece a portaria n.º 25 de 29 de dezembro de 1994, os agentes químicos e biológicos são definidos da seguinte forma:

  • Agentes Químicos – São as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão;
  • Agentes Biológicos – São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Os agentes químicos e biológicos podem penetrar no organismo humano de diferentes maneiras, no entanto é importante destacar que os equipamentos de proteção respiratória são destinados na prevenção da contaminação pelas vias respiratórias.

Lembrando, que a presença de agentes químicos e biológicos num determinado ambiente de trabalho, em função da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

⇒ Leia também: O que é Insalubridade?

Objetivo do EPR

Os equipamentos de proteção respiratória tem como objetivo prevenir os trabalhadores contra os possíveis riscos químicos e biológicos presentes no local de trabalho, assim como o papel de complementação aos mecanismos de proteção coletiva implementados pela empresa.

⇒ Leia também: O que é EPC?

Por que usar EPR?

A respiração é um mecanismo natural e essencial em nossa vidas, através da respiração fornecemos oxigênio aos pulmões e ao restante do corpo, mantendo assim nossos órgãos em pleno funcionamento.

No entanto, nem sempre encontramos ambientes com condições atmosféricas saudáveis para se respirar, tornando-se necessário o uso dos Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR.

EPR e PPR

Primeiramente, a sigla PPR significa Programa de Proteção Respiratória e trata-se do conjunto de medidas implantadas pela empresa no âmbito da segurança e saúde do trabalho, contra a exposição dos trabalhadores à determinados riscos químicos e biológicos.

O Programa de Proteção Respiratória – PPR é um importante programa na avaliação, adequação e controle da utilização dos Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR, tal como na prevenção a saúde do trabalhador.

E para finalizar, é importante ressaltar que os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR por se tratarem de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, devem conforme o item 6.2 da norma regulamentadora nº 06, serem de fabricação nacional ou importado, assim como só serem postos à venda ou utilizados com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.


Veja também

Comentários

  1. Alonir Roberto

    Olá, gostaria de saber se a máscara respiratória que é um EPR, mesmo sendo um EPI, pode ser compartilhado, se o filtro for individual???

    Responder
  2. Julia Oliveira

    Boa tarde.

    Qual a melhor forma de definir o respirador diante de uma avaliação qualitativa? Ou o respirador é recomendado apenas com a avaliação quantitativa?

    Responder

Comentário