O que é Primeiros Socorros?

Primeiros socorros ou Socorro básico de urgência, como o próprio nome diz, trata-se dos primeiros procedimentos de emergência aplicados à vítima, com o objetivo de preservar os sinais vitais, conter o agravamento das possíveis lesões e manter a vítima estável até que obtenha assistência definitiva dos especialistas.

Dessa forma, enquanto se espera o socorro especializado, devemos tomar algumas precauções básicas. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Verificar o ambiente em que se encontra a vítima, buscando minimizar ou eliminar os possíveis riscos existentes no local ao acidentado e à terceiros;
  • Evite mover a vítima, somente movê-la quando encontra-se em perigo imediato;
  • Verificar o estado de consciência da vítima;
  • Verificar as vias aéreas, a respiração, a circulação e a pulsação da vítima;

Ao conferir as vias aéreas da vítima e constatar a impossibilidade em respirar, providenciar rapidamente a desobstrução das suas vias aéreas. Para isso, abra a boca da vítima e retire qualquer objeto que possa interferir na respiração da vítima, como: dentaduras (próteses), sangue, restos de alimentos, líquidos, etc.

No caso da vítima apresentar-se consciente, deve-se posicioná-la de costas para o chão erguendo cautelosamente o seu queixo. No entanto, caso a vítima esteja inconsciente deve-se virá-la de lado no chão com a boca aberta e queixo posicionados para baixo.

Em relação, a verificação da respiração deve-se aproximar da boca e do nariz da vítima, buscando ouvir e sentir a sua respiração. Assim como, procurar constatar os movimentos característicos da respiração no tórax e abdômen da vítima. No caso da vítima encontrar-se sem respirar, proceder imediatamente os procedimentos da reanimação cardiorrespiratória.

No aspecto da circulação e pulsação da vítima verificar a pulsação através artéria radial (inicio do pulso) ou  artéria carótida (lateral do pescoço, abaixo da mandíbula). E no caso, da ausência de pulso, inciar imediatamente os procedimentos da reanimação cardiorrespiratória.

Se possuir conhecimentos básicos de primeiros socorros, os utilize imediatamente. Caso contrário, ligue para o serviço de emergência e aguarde sua chegada no local.

⇒ Leia também: Aplicativo Primeiros Socorros para Celular e Tablet – Android.

É importante manter sempre calmo, com objetivo de transmitir à vítima (caso esteja consciente) uma maior confiança, tranquilidade e segurança. Assim como, ajudará na aplicação dos procedimento de primeiros socorros e na comunicação com os serviços de emergência.

Apostila de Primeiros Socorros

Essa apostila ou manual de primeiros socorros foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, com o objetivo orientar os profissionais da área de saúde sobre os principais procedimentos de primeiros socorros aplicados a vítimas de acidentes.

  • Para realizar o download da apostila, acesse:

⇒ Download – Apostila de Primeiros Socorros. (formato pdf)

Fonte da Apostila: Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro.Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

Compartilhe o texto:

2 Comentários

  1. Gostaria de sugerir a indicação de um guia de primeiros socorros mais recente, este da Fiocruz é de 2003, alguns procedimentos estão em desacordo com as novas normas divulgadas pela AHA (American Heart Association) de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais