O que é Ergonomia?


Conceito de Ergonomia

A palavra Ergonomia origina-se do latim e através dos termos Ergo que significa trabalho e Nomos que significa leis, regras ou normas, se estabelece o significado para ergonomia como as leis, regras ou normas que regem o trabalho.

A ergonomia é considerada por alguns autores como uma ciência, enquanto por outros está inserida no campo da tecnologia, devido o seu caráter aplicativo e de transformação.

No entanto, definiremos a ergonomia como uma disciplina científica que estuda a interação entre o homem e o trabalho, visando adequar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas, anatômicas e biomecânicas do ser humano, de modo a se obter o máximo possível de conforto, segurança e otimização.

O que é Ergonomia Cognitiva?

A ergonomia cognitiva estuda o processamento e comportamento mental dos indivíduos, como aspectos relacionados ao seu pensamento, raciocínio, comportamento e relacionamento pessoal e/ou profissional.

  • Por exemplo: Stress, Interação homem-máquina, resolução de problemas, etc.

O que é Ergonomia Física?

A ergonomia física estuda as características anatômicas, fisiológicas e biomecânicas dos seres humanos em consideração à execução de determinada atividade física.

  • Por exemplo: Lesão por Esforços Repetitivo – LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionados ao Trabalho – Dort, postura corporal, levantamento e transporte manual de peso, saúde e segurança do trabalhador, etc.

⇒ Leia também: O que é Antropometria?

O que é Ergonomia Organizacional?

A ergonomia organizacional como o próprio nome diz, estuda as características organizacionais, estruturais, processuais e políticas da organização.

  • Por exemplo: Divisão de trabalho, jornada de trabalho, gestão da qualidade, ambiente físico, remuneração, etc.

Dessa forma, observa-se que a ergonomia trata-se de uma ciência interdisciplinar, sendo constituída por diversas disciplinas como a psicologia, fisiologia, medicina do trabalho, psicofisiologia, biomecânica, engenharia, arquitetura, design, antropologia, sociologia, psicosociologia, informática, etc.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

Aplicação da Ergonomia

A aplicação da ergonomia é estabelecida pelas 3 (três) seguintes etapas:

  1. Ergonomia de Concepção – Como o próprio nome diz, essa etapa se dá imediatamente no início do projeto;
  2. Ergonomia de Correção – Como o próprio nome diz, trata-se de uma etapa corretiva ou de reparação. Portanto, é estabelecida sobre um cenário já existente;
  3. Ergonomia de Conscientização – Essa etapa se estabelece por intermédio de treinamentos, orientações e cursos. Portanto, trata-se de uma etapa de caráter educacional.

Independente da etapa pretendida é de suma importância realizar uma minuciosa pré-avaliação do ambiente antes de executá-la. Além disso, ao planejar à aplicação ergonômica no ambiente de trabalho é importante está atento à algumas normas técnicas abaixo:

  • Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
  • Anexo I da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho dos Operadores de Checkouts);
  • Anexo II da Norma Regulamentadora nº 17 (Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing);
  • NBR ISO 11228-3:2014 – Ergonomia – Movimentação manual. Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição;
  • NBR ISO 11226:2013 – Ergonomia – Avaliação de posturas estáticas de trabalho;
  • ISO 14738: 2002 – Segurança de máquinas – Requisitos antropométricos para a concepção dos postos de trabalho em máquinas;
  • NBR ISO 9241-210:2011 – Ergonomia da interação humano-sistema. Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos.

Veja também

Comentários

  1. Anderson Clayton dos Santos

    Parabéns pelo excepcional trabalho do blog da segurança.
    Acerca da ergonomia vocês explicaram de maneira pormenorizada e, assim facilita a compreensão do tema abordado.
    Para a equipe do Blog Segurança do Trabalho, feliz natal e um próspero ano novo!

    Responder
  2. Antônio Custódio de Lima

    Parabéns pelos excelentes trabalhos disponibilizados no blog. São todos de profundo conteúdo e fácil entendimento. São verdadeiras aulas.
    Para toda equipe do Blog de Segurança do Trabalho, feliz Ano Novo, com muita paz e Segurança.

    Responder

Comentário