O que é o Ciclo PDCA?

Se você buscar saber o que é ciclo PDCA, então está no lugar certo!

A sigla PDCA significa Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, respectivamente.

O ciclo PDCA trata-se de um método de melhorias contínuas no processo de gestão e qualidade, que busca o aperfeiçoamento na realização de determinada ação ou atividade.

Além disso, o ciclo PDCA também é conhecido como o ciclo de Deming, em homenagem ao famoso “guru” da qualidade, William Edwards Deming.

Etapas do ciclo PDCA

O ciclo PDCA envolve 4 (quatro) etapas:

Ciclo PDCA

  • PLANEJAR (PLAN): Nessa fase acentuamos o que fazer? onde? quem? e como fazer? Com o objetivo que sejam desenvolvidos planos de ação, com as devidas medidas corretivas.

O envolvimento de todos os membros da organização são de grande importância, pois são coletadas ideias influenciadoras, muitas empresas utilizam ferramentas de auxílio, como Brainstorming (ferramenta que busca ideias dos participantes envolvidos no plano de ação), 5W2H (orienta os membros envolvidos sobre o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo), Diagrama de Pareto (gráfico que ordena os problemas distinguindo os itens mais importantes dos menos importantes) com o objetivo de alcançarem o que almejam.

  • EXECUTAR (DO): Os membros envolvidos e treinados põe em prática o planejamento almejado.

Momento este, que serão apontadas as verificações coletadas durante a execução das ações, registrando assim os pontos positivos e negativos que serão classificados para prosseguir com a fase posterior.

  • CONTROLAR ou VERIFICAR (CHECK): Trata-se do acompanhamento das verificações realizadas na fase de execução do planejamento. Controlando e erradicando os pontos negativos, bem como aprimorando os pontos positivos encontrados com as ações.
  • AGIR (ACT): Agir corretivamente nas falhas encontradas com intuito de aperfeiçoa-las, com isso é realizado um novo ciclo para atingir a meta planejada, porém quando os resultados são alcançados é estabelecido uma padronização da solução garantindo o não reaparecimento de problemas.

Como abordado anteriormente, a implantação do ciclo PDCA busca a melhoria contínua da organização, por isso a importância da inserção do PDCA nas empresas ou instituições.

Dicas para o PDCA

Segue abaixo, algumas importantes dicas para a implementação do PDCA:

  • Evitar o desenvolvimento do PDCA, sem antes planejá-lo corretamente;
  • Evitar estabelecer as metas, sem a definição nítida dos métodos para atingi-las;
  • Disponibilizar de pessoas capacitadas para executar as metas;
  • Realizar ininterruptamente o ciclo do PDCA.

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Mais uma explicação fantástica desse material que dá fluência nas execuções das questões de SST nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais