O que é Ergonomia no Trabalho?

Basicamente, a ergonomia no trabalho visa adaptar o ambiente de trabalho ao mais apropriado, seguro e produtivo para o trabalhador.

A ergonomia no trabalho trata-se de um conjunto de técnicas e procedimentos que busca adequar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas, biomecânicas e anatômicas dos trabalhadores, de modo a se obter o máximo possível de conforto, segurança e otimização do trabalho. Aspectos estes, como os relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais no local de trabalho e à própria organização de trabalho.

De acordo, a norma regulamentadora nº 17 (ergonomia) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a ergonomia no trabalho trata-se dos parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Para saber mais sobre o conceito de ergonomia, por favor, acesse: O que é ergonomia?

Além disso, conforme estabelece o subitem 17.1.2 da norma regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, descrito abaixo:

17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

Dessa forma, concluímos que para a adaptação da ergonomia no ambiente de trabalho, conforme as características psicofisiológicas dos trabalhadores e o estabelecido pela norma regulamentadora nº 17, será necessário a elaboração da análise ergonômica do trabalho, também conhecida pela sigla AET. Para obter mais informações sobre a análise ergonômica do trabalho, por favor, acesse: O que é AET (Análise Ergonômica do Trabalho)?

Objetivos da Ergonomia no Trabalho

Basicamente, o principal objetivo da ergonomia no trabalho é estabelecer aos trabalhadores segurança, saúde e bem-estar na sua interação com o ambiente de trabalho. Dessa forma, estabelecer a eliminação e/ou redução do número de problemas relacionados a lesões por esforços repetitivos, traumas acumulativos e ações trabalhistas contra a empresa.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

Para obter acesso a mais artigos sobre ergonomia, por favor, acesse: Ergonomia.

Compartilhe o texto:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais