Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo


Saiba como organizar uma SIPAT. Confira!

Para saber como organizar uma SIPAT é importante estabelecer o planejamento e o comprometimento dos envolvidos na tarefa de organizar uma SIPAT, portanto através deste texto, buscarei descrever detalhadamente os procedimentos de como organizar uma SIPAT.

Primeiramente, é importante destacar que a sigla SIPAT significa Semana Interna de Segurança do Trabalho, que de acordo a letra “o” do item 5.16 da norma regulamentadora nº 05, cabe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

Como Organizar uma SIPAT

Segue abaixo as etapas de como organizar uma SIPAT:

  • 1º Passo – Estabelecer gradativamente durante as reuniões da CIPA, a data, os horários, a divisão de tarefas, os temas a serem abordados nas palestras, o logotipo da SIPAT, a frase principal da SIPAT, as brincadeiras/gincanas a serem realizadas, os profissionais convidados, os parceiros/patrocinadores, os prêmios e brindes, os recursos materiais e financeiros necessários, etc;

É importante salientar que todas as decisões tomadas acerca da SIPAT pela CIPA durante suas reuniões devem ser anotadas na Ata. Além disso, a Semana Interna de Segurança do Trabalho – SIPAT como o próprio nome diz, deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana.

⇒ Leia também: Frases para SIPAT.
⇒ Leia também: Brincadeiras para SIPAT.

  • 2º Passo – Estabelecer o cronograma da SIPAT;

A SIPAT deverá ser iniciada com uma simples abertura abordando sobre a sua importância, a atenção da empresa a respeito da segurança e saúde dos trabalhadores e o cronograma do evento durante a semana.

É interessante que pelo menos durante a abertura e o encerramento da SIPAT, conte com a presença e a participação do(s) diretor(es), presidente(s) ou responsável(eis) pela empresa.

Durante a Semana Interna de Segurança do Trabalho – SIPAT recomenda-se realizar apresentações teatrais, musicais, palestras, gincanas, coffee breaks, sorteios, distribuição de brindes, etc.

⇒ Download – Modelo de Cronograma da SIPAT.

  • 3º Passo – Confeccionar os cartazes (com o cronograma) e faixas para a divulgação da SIPAT;

Está fase é importante no aspecto de divulgar aos trabalhadores as atividades a serem realizadas durante a SIPAT, assim como garantir a sua presença e participação no evento.

  • 4º Passo – Realizar a SIPAT;

Finalmente chegou a Semana Interna de Segurança do Trabalho – SIPAT, portanto para mantê-la organizada e um sucesso total é importante se atentar aos seguintes itens: A limpeza, arrumação e iluminação do ambiente, aos recursos visuais (televisão, projetores) e sonoros (aparelhos de som, microfones), assim como ao cumprimento dos horários e ao cronograma da SIPAT.

No mais, boa SIPAT! 


Veja também

Uma ideia sobre “Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo

Comentário