Brincadeiras para SIPAT


Hoje, descreveremos algumas dicas de brincadeiras para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), algo bastante comum durante a realização da SIPAT nas empresas e/ou instituições.

A realização de brincadeiras na SIPAT tem como objetivo proporcionar a interação e o bem-estar entre os colaboradores, assim como promover a conscientização dos trabalhadores acerca da importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Dicas de Brincadeiras para SIPAT

Conforme combinado, segue abaixo algumas dicas de brincadeiras para SIPAT:

  1. Jogo de Perguntas e Respostas – Ao término de cada palestra da SIPAT realizar um jogo de perguntas e respostas com os trabalhadores, referente aos temas abordados durante a palestra. O colaborador que acerta mais perguntas ganhará um prêmio surpresa. Essa dinâmica tem como objetivo incentivar a participação e prender a atenção dos colaboradores durante a palestra;
  2. Ache os Erros – Consiste em demonstrar algumas fotografias em slides com erros referentes à segurança do trabalho, tendo como objetivo que os presentes trabalhadores possam identificá-los. Favorecendo assim, ao desenvolvimento crítico e observador dos colaboradores no âmbito da segurança e saúde do trabalho;
  3. O Desconhecido – Consiste em equipar um determinado colaborador, preferencialmente bastante conhecido no ambiente de trabalho, com diversos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Visando no máximo dificultar o seu reconhecimento pelos os outros trabalhadores presentes, no entanto o objetivo da brincadeira e o papel dos demais trabalhadores será identificá-lo;
  4. Jogo de Mímicas – Consiste em separar os trabalhadores em duas equipes, escolher 1 (um) representante de cada equipe e confeccionar uma caixa contendo inúmeros bilhetes (Em cada bilhete o nome de um determinado EPI). Posteriormente, de forma alternada cada representante de equipe terá que realizar mímicas referentes ao nome do EPI apanhado do interior da caixa. No final, ganha a equipe que acertar o maior número de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs através das mímicas;
  5. Jogo do EPI – Consiste em separar os trabalhadores em equipes, recebendo cada equipe um boneco (manequim) e uma caixa com vários Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, assim como supostamente a descrição do cargo/função do boneco na empresa. Dessa forma, ganha a equipe que colocar no boneco (manequim) a maior quantidade de EPIs corretos, conforme o seu cargo/função exercido na empresa.

⇒ Frases para SIPAT.

Se você possui mais algumas dicas de brincadeiras para SIPAT. Então, não deixe de compartilhá-las com os outros profissionais da área de segurança do trabalho, utilize o espaço abaixo em comentários e descreva a sua interessante dinâmica/brincadeira para SIPAT.


Veja também

Comentários

  1. Rafael Lobo

    Parabéns pelas ideias!
    Percebo que cada vez mais as empresas têm se preocupado com a SIPAT não como um evento obrigatório, mas sim como uma semana que realmente pode ajudar a mudar vidas, seja com orientação, uma dinâmica, uma reflexão e por que não brincadeiras?

    Acredito que nosso papel como educadores é justamente proporcionar a conscientização da forma que for mais conveniente com o público!

    Abraços, Rafael.

    Responder
  2. Fabiano Pereira dos Santos

    Temos uma brincadeira que se chama ” TROCA DE PROBLEMAS”.
    Cada ouvinte da palestra escreve um problema que ele tenha em um papel em branco, não pode colocar o nome da pessoa, após todos escreverem seu problema no papel, coloca-se todos os papeis em uma urna e cada um vai até a frente (um de cada vez) tira um papel e lê como se o problema escrito neste papel fosse dele.
    No final da brincadeira, todos irão perceber que o problema dele falado por outra pessoa, não parece ser realmente um problema, e no meio de todos os ouvintes, sempre existe alguém que passou tal problema e pode aconselhar como fez para resolve-lo auxiliando assim o verdadeiro dono do problema, sem que ninguém saiba de quem era o problema.
    Todos brincam muito, acabam se conhecendo e auxiliando indiretamente no problema do amigo.
    LEGAL NÉ?

    Abraços

    Fabiano Santos

    Responder
  3. Roberto Saldanha

    Gostei muito das idéias para a SIPAT, as empresas precisam se conscientizar a importância deste evento e enfatizar mas os colaboradores da importância em participar das palestras.

    Responder
  4. Rozangela Monteiro

    Boa dia gostei muito das dicas, mais já fiz alguns insentivos e ajuda ao conhecerem quais EPIs pertencem a cada trabalhador em sua função.Exemplo:Coloco em uma etiqueta alto adesiva a função e seus EPIs correspondentes sorteio um trabalhador.Realizo com ele algumas perguntas sobre seus EPis se ele acertar todos dou um brinde de participação e parabenizo seus conhecimentos;caso ele não acete pelo menos 50 por cento deles entrego a ele um adesivo com os seus EPIs escritos para ele não mais esquecer e saber quais fazem parte de seu trabalho.E muito querem participar e os que não conseguem acertar ficam felizes em ter este lembrete.

    Responder
  5. joão pereira

    dicas interessantes. desperta o interesse da plateia além de promover integração entre os participantes, como diz um colega muito show.

    Responder

Comentário