Brincadeiras para SIPAT – As melhores dicas de 2023

Hoje, vamos trazer algumas ideias ou dicas de brincadeiras para SIPAT, que são bastante utilizadas durante a realização desse evento nas empresas e demais estabelecimentos.

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, basicamente, trata-se do nome dado a uma semana de atividades voltadas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que deve ser realizada anualmente pelas empresas e durante o horário de trabalho dos empregados.

A obrigatoriedade da realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) nas organizações está prevista na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), cujo título é Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A CIPA é uma comissão paritária, composta por representantes do empregador e dos empregados, sendo obrigatória a todas as organizações e demais estabelecimentos que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme o disposto no Quadro I da NR-05 (Dimensionamento da CIPA).

Lembrando que, a SIPAT na atividade de mineração se chama Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração (SIPATMIN), nas empresas portuárias de Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho Portuário (SIPATP) e nas atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura de Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (SIPATR).

Quando fazer a SIPAT?

De acordo com a NR-5, a realização da SIPAT é uma atribuição da CIPA, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver, devendo ser realizada anualmente durante o horário de trabalho dos funcionários.

Portanto, a NR-5 não estabelece uma data especifica para realização da SIPAT, somente que deve ser realizada anualmente e durante o horário de trabalho dos funcionários, visando a participação de todos ou da maioria dos empregados da empresa.

Vale destacar, que os integrantes da CIPA devem registrar em ata e através de imagens (fotos e videos) todas as atividades realizadas durante a SIPAT, bem como utilizar listas de presença para comprovar a participação dos funcionários.

Objetivo da SIPAT

Brincadeiras SIPAT

Entre os principais objetivos da SIPAT, destacam-se:

  • Conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais;
  • Promover a interação e o bem-estar entre os trabalhadores;
  • Disseminar informações relacionadas a segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar os trabalhadores sobre os riscos ocupacionais que estão submetidos e as devidas medidas de prevenção a serem tomadas no exercício da função.

⇒ Leia também: Como Organizar uma SIPAT – Passo a Passo.

Infelizmente, ainda há muitas empresas que promovem a SIPAT de forma superficial apenas com o intuito de cumprir o disposto na Norma Regulamentadora nº 05 (NR-5), bem como instituir uma imagem positiva da empresa perante à sociedade em geral. No entanto, essa atitude trará mais malefícios do que benefícios à empresa.

Objetivo das brincadeiras na SIPAT

A utilização de brincadeiras na SIPAT tem o objetivo de promover a integração dos trabalhadores, bem como tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso, saudável e seguro.

Resultando, trabalhadores mais empenhados no processo produtivo e no cumprimento das medidas de prevenção adotadas pela empresa, proporcionando o aumento da produtividade, da satisfação dos trabalhadores e reduzindo despesas referentes a acidentes e doenças ocupacionais, bem como o absenteísmo e a rotatividade dos funcionários, etc.

Além disso, podemos citar a melhoria na relação entre os empregadores, supervisores e demais empregados.

Agora, que vimos um pouco sobre o significado, a obrigatoriedade e os objetivos da SIPAT, veremos a seguir algumas dicas de brincadeiras para SIPAT. Confira!

Brincadeiras para SIPAT

brincadeira para sipat

Como já vimos, a utilização de brincadeiras na SIPAT tem como objetivo proporcionar uma maior interação e bem-estar entre os trabalhadores, bem como promover uma maior conscientização sobre os assuntos relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Entre as principais brincadeiras para fazer na SIPAT, destacam-se:

1. Jogo de Perguntas e Respostas

Ao término de cada palestra da SIPAT realizar um jogo de perguntas e respostas com os trabalhadores, referente aos temas abordados durante a palestra. O colaborador que acerta mais perguntas ganhará um prêmio surpresa. Essa dinâmica tem como objetivo incentivar a participação e prender a atenção dos colaboradores durante a palestra;

2. Ache os Erros

Consiste em demonstrar algumas fotografias em slides com erros referentes à segurança do trabalho, tendo como objetivo que os presentes trabalhadores possam identificá-los. Favorecendo assim, ao desenvolvimento crítico e observador dos colaboradores no âmbito da segurança e saúde do trabalho;

3. O Desconhecido

Consiste em equipar um determinado colaborador, preferencialmente bastante conhecido no ambiente de trabalho, com diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Visando no máximo dificultar o seu reconhecimento pelos os outros trabalhadores presentes, no entanto o objetivo da brincadeira e o papel dos demais trabalhadores será identificá-lo;

4. Jogo de Mímicas

Consiste em separar os trabalhadores em duas equipes, escolher 1 (um) representante de cada equipe e confeccionar uma caixa contendo inúmeros bilhetes (Em cada bilhete o nome de um determinado EPI). Posteriormente, de forma alternada cada representante de equipe terá que realizar mímicas referentes ao nome do EPI apanhado do interior da caixa. No final, ganha a equipe que acertar o maior número de EPIs através das mímicas;

5. Jogo do EPI

Consiste em separar os trabalhadores em equipes, recebendo cada equipe um boneco (manequim) e uma caixa com vários EPIs, assim como supostamente a descrição do cargo/função do boneco na empresa. Dessa forma, ganha a equipe que colocar no boneco (manequim) a maior quantidade de EPIs corretos, conforme o seu cargo/função exercido na empresa.

6. Adivinhe quem sou

Nesta brincadeira um funcionário descreve algumas características e a importância de um determinado EPI ou EPC para os outros trabalhadores, para que algum dos seus colegas de trabalho consiga adivinhar o EPI ou EPC em especifico. Nesse caso, a empresa pode organizar algum tipo de premiação para o trabalhador ou grupo que acertar mais itens.

7. O maior responsável pela segurança do trabalho

Consiste em colocar um espelho numa caixa de papelão ou madeira, escrito na tampa a seguinte frase: “Veja aqui o maior responsável pela segurança no trabalho!”. Dessa forma, quando o trabalhador abrir a tampa e colocar o rosto sobre a caixa verá o seu próprio reflexo. Essa brincadeira é uma forma de conscientizar os trabalhadores que a segurança do trabalho é de responsabilidade de todos e não somente dos integrantes do SESMT e da CIPA.

8. Preço do EPI

Esta brincadeira consiste em separar alguns EPIs novos, de preferência, que são utilizados na empresa.

Após isso, demonstrar os EPIS para os presentes e entregar uma ficha de papel a cada trabalhador, para que de acordo com o seu palpite, estipule um valor para cada EPI apresentado. Depois que todos preencherem as fichas, revele o verdadeiro valor de cada EPI e veja quem mais acertou ou ficou próximo do valor.

Independente, de quem mais acertar ou ficar próximo do valor real dos EPIs, a finalidade da brincadeira é que os trabalhadores possam refletir e valorizar mais o investimento da empresa na saúde e segurança deles, consequentemente, aumentando o comprometimento dos trabalhadores com o uso, a conservação, a higiene e a guarda dos EPIs.

⇒ Leia também: Dicas de Brindes para SIPAT.

Que tipos de ações podem ser desenvolvidas durante a SIPAT?

jogos e brincadeiras para sipat

Apesar de citarmos algumas ideias de brincadeiras para SIPAT, é importante destacar que durante a SIPAT podem ser realizadas diversas atividades, como palestras, treinamentos, peças teatrais, ginásticas laborais, gincanas, sorteios, quick massage, paródias musicais, etc.

Em relação aos temas mais abordados durante a SIPAT, podemos destacar: o tabagismo, alcoolismo, HIV/AIDS, LER/DORT, primeiros socorros, adornos no trabalho, relacionamento interpessoal no trabalho, ergonomia, a utilização dos EPI’s, entre outros. Para saber mais temas abordados na SIPAT, acesse: Temas para SIPAT.

Ideias de brincadeiras para SIPAT na pandemia

Devido, já termos um texto especifico sobre como realizar a SIPAT durante a pandemia. Por favor, acesse e confira o texto: SIPAT na Pandemia: Veja ideias, temas e como fazer!

Por fim, se você possui mais algumas dicas de brincadeiras para SIPAT. Então, não deixe de compartilhá-las com os outros profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), utilize o espaço abaixo para comentários e descreva a sua brincadeira preferida para SIPAT ou o que achou das dicas descritas no texto. E claro, não podia deixar de desejar, boa SIPAT!

Compartilhe o texto:

6 Comentários

  1. Parabéns pelas ideias!
    Percebo que cada vez mais as empresas têm se preocupado com a SIPAT não como um evento obrigatório, mas sim como uma semana que realmente pode ajudar a mudar vidas, seja com orientação, uma dinâmica, uma reflexão e por que não brincadeiras?

    Acredito que nosso papel como educadores é justamente proporcionar a conscientização da forma que for mais conveniente com o público!

    Abraços, Rafael.

  2. Temos uma brincadeira que se chama ” TROCA DE PROBLEMAS”.
    Cada ouvinte da palestra escreve um problema que ele tenha em um papel em branco, não pode colocar o nome da pessoa, após todos escreverem seu problema no papel, coloca-se todos os papeis em uma urna e cada um vai até a frente (um de cada vez) tira um papel e lê como se o problema escrito neste papel fosse dele.
    No final da brincadeira, todos irão perceber que o problema dele falado por outra pessoa, não parece ser realmente um problema, e no meio de todos os ouvintes, sempre existe alguém que passou tal problema e pode aconselhar como fez para resolve-lo auxiliando assim o verdadeiro dono do problema, sem que ninguém saiba de quem era o problema.
    Todos brincam muito, acabam se conhecendo e auxiliando indiretamente no problema do amigo.
    LEGAL NÉ?

    Abraços

    Fabiano Santos

  3. Gostei muito das idéias para a SIPAT, as empresas precisam se conscientizar a importância deste evento e enfatizar mas os colaboradores da importância em participar das palestras.

  4. Boa dia gostei muito das dicas, mais já fiz alguns insentivos e ajuda ao conhecerem quais EPIs pertencem a cada trabalhador em sua função.Exemplo:Coloco em uma etiqueta alto adesiva a função e seus EPIs correspondentes sorteio um trabalhador.Realizo com ele algumas perguntas sobre seus EPis se ele acertar todos dou um brinde de participação e parabenizo seus conhecimentos;caso ele não acete pelo menos 50 por cento deles entrego a ele um adesivo com os seus EPIs escritos para ele não mais esquecer e saber quais fazem parte de seu trabalho.E muito querem participar e os que não conseguem acertar ficam felizes em ter este lembrete.

  5. dicas interessantes. desperta o interesse da plateia além de promover integração entre os participantes, como diz um colega muito show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais