O que são Agentes Extintores?


Os agentes extintores são determinadas substâncias (sólidas, liquidas ou gasosas) utilizadas na prevenção e extinção dos incêndios através dos métodos de resfriamento ou abafamento.

Tipos de Agentes Extintores

Os agentes extintores mais conhecidos e utilizados na prevenção e combate aos incêndios são os seguintes:

  • Água Pressurizada – É indicada no combate aos incêndios de classe A e atua pelo método do resfriamento;
  • Dióxido de Carbono – É indicado no combate aos incêndios de classe B e C,  atua pelo método do abafamento;
  • Espuma Química – É indicado no combate aos incêndios da classe B e atua principalmente pelo método do abafamento;
  • Pó Químico Seco – PQS – É indicado no combate aos incêndios de classe B e C, atua pelo método do abafamento.

Além dos já mencionados, podemos considerar como agentes extintores: Areia, talco, cal, grafite, entre outros.

*Observação: Nos incêndios de classe C não utilizar a água pressurizada ou a espuma, pois são condutores de corrente elétrica e podem ocasionar um choque elétrico.

⇒ Veja também: Modelo – Check List Extintores (formato pdf)

O que são Aparelhos Extintores?

Os equipamentos ou aparelhos extintores são recipientes destinados ao armazenamento dos agentes extintores, podendo apresentar vários formatos e serem fixos ou móveis.

Além de armazenar e conserva o agente extintor, os equipamentos ou aparelhos extintores tem como objetivo auxiliar no manuseio dos agentes extintores, tal como na prevenção e combate dos incêndios.

⇒ Leia também: Fogo e Incêndio – Qual a Diferença?

É importante destacar, que conforme estabelece o item 23.1 da norma regulamentadora nº 23 (Proteção contra Incêndios) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

Sinalização de Emergência e Incêndio

Assim como os equipamentos ou aparelhos extintores, as placas de sinalização de emergência e incêndios são bastante utilizadas pelas empresas e industrias.

Para saber mais sobre a importância da sinalização de segurança no âmbito da prevenção dos acidentes de trabalho, por favor, acesse: Sinalização de Segurança: O uso das Cores.


Veja também

Comentários

  1. Wanderlen castanheira

    Bom lembrete das classes de incêndio e extintores, porém deveria falar algo sobre o combate ao incêncio classe D, pis faltou este item que não foi sequer citado em momento algum, acho q ficou dvendo…

    Responder

Comentário