O que é Programa de Ergonomia (PROERGO)?

Primeiramente, antes de falarmos do programa de ergonomia é importante destacarmos a definição de ergonomia, visando um maior esclarecimento e entendimento dos nossos leitores sobre o tema.

O que é Ergonomia?

A ergonomia trata-se de uma ciência multidisciplinar que estuda a interação entre o homem e o ambiente de trabalho, visando adequar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a se obter o máximo possível de conforto, segurança e a otimização do trabalho.

Assim como, a ergonomia estuda os aspectos relacionados ao levantamento, ao mobiliário, ao transporte e descarga de materiais, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

⇒ Leia também: O que é Ginástica Laboral?

O que é o Programa de Ergonomia?

O programa de ergonomia ou PROERGO trata-se de um programa de gestão dos riscos ergonômicos no ambiente de trabalho que visa estabelecer a minimização ou a neutralização dos possíveis riscos ergonômicos, assim como desenvolver uma conscientização ergonômica no ambiente laboral.

Objetivos do Programa de Ergonomia

  • Entre os principais objetivos do plano de ergonomia, destacam-se os seguintes itens:

– Promover a segurança dos trabalhadores;
– Proporcionar  o bem-estar aos trabalhadores;
– Impulsionar  à saúde ocupacional dos trabalhadores;
– Favorecer ao eficiente desempenho dos trabalhadores;
– Estabelece a minimização ou a neutralização dos riscos ergonômicos;

Etapas do Programa de Ergonomia

Basicamente, o programa de ergonomia se estabelece nas seguintes etapas:

  • Planejamento ou Organização – Está etapa inicial fundamenta-se na definição dos responsáveis pela coordenação e gerenciamento do programa, assim como o estudo da participação dos servidores;
  • Desenvolvimento – Está etapa fundamenta-se na realização da Análise Ergonômica do Trabalho, para que a partir dos seus resultados se estabeleça efetivamente a elaboração do programa de ergonomia;

⇒ Leia também: O que é AET (Análise Ergonômica do Trabalho)?

  • Controle e Revisão – Está etapa fundamenta-se no monitoramento, treinamento, avaliação e revisão do programa de ergonomia, visando a melhoria contínua do programa.

Modelo do Programa de Ergonomia

Segue abaixo um simples modelo do programa de ergonomia, com o objetivo de aperfeiçoar o seu entendimento acerca do assunto.

  • Para realizar o download do programa de ergonomia, acesse:

⇒ Download – Modelo de Programa de Ergonomia.

Compartilhe o texto:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais