Modelo de Mapa de Risco


Hoje, disponibilizaremos um simples modelo de mapa de risco com o objetivo de ajudá-lo no entendimento acerca do assunto e na confecção do seu próprio modelo de mapa de risco.

No entanto, antes de disponibilizarmos para download o modelo de mapa de risco é importante destacarmos alguns aspectos sobre o próprio mapa de risco. Então, vamos lá!

O que é Mapa de Risco?

O mapa de risco trata-se da representação gráfica do mapeamento dos possíveis riscos ambientais presentes nos ambientes de trabalho.

Devido, já possuirmos uma outra publicação que aborda detalhadamente sobre o mapa de risco, não entraremos em muitos detalhes nesta publicação. Porém, caso queira obter mais informações sobre o mapa de risco, por favor, acesse: O que é Mapa de Risco?

Cores do Mapa de Risco

Conforme, a tabela I do anexo IV, da portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994, a classificação dos riscos ambientais e suas respectivas cores são:

Cores do Mapa de Risco
*Portaria n.º 25, de 29 de Dezembro de 1994.

Dessa forma, temos as seguintes cores para o mapa de risco:

  • Verde – Riscos Físicos;
  • Vermelho – Riscos Químicos;
  • Marrom – Riscos Biológicos;
  • Amarelo – Riscos Ergonômicos;
  • Azul – Riscos de acidentes.

Graduação dos Riscos Ambientais

Modelo de Mapa de Risco
*Graduação dos Riscos Ambientais.

Geralmente, a graduação dos riscos ambientais do mapa de risco é simbolizada através da utilização de círculos em 3 (três) diferentes tamanhos:

  • Pequeno;
  • Médio;
  • Grande.

Sendo utilizados conforme a proporcionalidade de intensidade ou de presença do risco no ambiente de trabalho, assim como representados pelas cores estabelecidas na tabela I do anexo IV, da portaria n.º 25, de 29 de dezembro de 1994.

Além disso, é importante destacar que a proporcionalidade de intensidade ou de presença do risco no ambiente de trabalho será de acordo com a percepção dos trabalhadores, juntamente com a CIPA e o SESMT da empresa.

Modelo de Mapa de Risco

  • Para realizar o download do modelo de mapa de risco, acesse:

⇒ Download – Modelo – Mapa de Riscos (formato pdf)


Veja também

Comentários

  1. Rafael Portelada

    No modelo de mapa de risco ficou faltando colocar em riscos físicos o ruído. Muito bom o modelo, parabéns!

    Responder
  2. Pedro Henrique

    Bom, sobre modelo de mapa de risco em forma de planta baixa eu não agrado muito, prefiro com fotos do local, pois assim facilita ainda mais para o trabalhador visualizar o seu local de trabalho, lembrando que nem todos sabem ler uma planta baixa. Sobre as dicas são ótimas! quanto mais conhecimento melhor, parabéns!

    Responder

Comentário