Modelo de APR


Primeiramente, é importante definirmos o significado da sigla APR que refere-se à expressão Análise Preliminar de Risco.

No entanto, a Análise Preliminar de Risco – APR trata-se de uma técnica de avaliação antecipada dos presentes riscos envolvidos na realização de uma determinada atividade.

Além disso, a Análise Preliminar de Risco – APR consiste em analisar minuciosamente a cada etapa do trabalho e os riscos envolvidos na execução dessa atividade.

⇒ Leia também: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

Objetivo da APR

Então, entre os principais objetivos da APR, pode-se destacar os seguintes itens:

  • Detectar os riscos;
  • Estabelecer um trabalho de maneira planejada e segura;
  • Informar e orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes na execução do trabalho;
  • Organizar a execução da atividade;
  • Estabelecer os procedimentos seguros e com isso, a prevenção dos acidentes de trabalho;

É importante destacar que a Análise Preliminar de Risco – APR deve ser sempre desenvolvida e colocada ao conhecimento dos funcionários envolvidos, antes da execução de qualquer atividade, seja ela realizada pela própria empresa ou por empresas terceirizadas.

Assim como, o SESMT e supervisor(es) devem fiscalizar e garantir que os procedimentos da análise preliminar de risco estejam sendo efetivamente aplicados.

⇒ Leia também: APR e PT – Qual a diferença?.

Além disso, a pessoa ou a equipe responsável pela elaboração da APR (Análise Preliminar de Risco), assim como, todos os trabalhadores envolvidos. Na busca, da melhoria contínua da APR e na prevenção dos acidentes de trabalho devem está sempre atentos aos novos riscos e/ou as situações perigosas que possam surgir no ambiente de trabalho.

Modelo de APR

Conforme prometido, segue abaixo 2 (dois) modelos de APR para auxílio na confecção das suas próprias análises preliminares de risco:

É importante ressaltar, que a APR – Análise Preliminar de Risco deve ser documentada e recolhido a assinatura de todos os trabalhadores envolvidos na execução da atividade. Recomendo, que leia também: O que é Permissão de Trabalho – PT?


Veja também

Comentários

  1. Rafael Portelada

    Poderiam colocar o nome do autor e data de publicação. Para ficar fácil a utilização do arquivo em trabalhos academicos.

    Responder

Comentário