Quem tem Direito ao Adicional de Insalubridade?


Primeiramente, não poderiamos começar abordando sobre o adicional de insalubridade, sem antes, definirmos o significado da expressão insalubridade.

Sendo assim, o termo insalubridade pode ser entendido como a exposição do trabalhador a determinados agentes físicos, químicos ou biológicos em circunstâncias prejudiciais à saúde, que porventura possa existir no ambiente de trabalho.

Além disso, o Art. 189 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, estabelece que as atividades ou operações insalubres sejam aquelas que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Como é estabelecido o Direito ao Adicional de Insalubridade?

Primeiramente, conforme estabelece o Art. 195 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade no ambiente de trabalho são estabelecidas através da realização de pericia técnica, a cargo do Médico ou Engenheiro do Trabalho, devidamente registrados no Ministério do Trabalho.

Quem pode requerer a realização da perícia técnica de insalubridade?

De acordo, o § 1º do artigo 195, da consolidação das leis de trabalho – CLT é facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização da perícia no estabelecimento ou setor, deste que o objetivo seja de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades insalubres ou perigosas.

Quais os graus da insalubridade e seus adicionais?

Conforme, o artigo 192 da consolidação das leis de trabalho e o item 15.2 da norma regulamentadora nº 15, o exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

  • 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
  • 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
  • 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
Pode receber mais de um adicional de insalubridade?

No caso do trabalhador exerce sua atividade laboral exposto a mais de um grau de insalubridade, o item 15.3 da norma regulamentadora nº 15, estabelece que seja considerado apenas o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa de mais de um adicional de insalubridade.

Quem tem Direito ao Adicional de Insalubridade?

A norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres) estabelece os agentes nocivos, bem como os dados qualitativos e quantitativos necessários para caracterização das condições de insalubridade do ambiente de trabalho. Dessa forma, somente os profissionais que estiverem em conformidade com as condições estabelecidas pela NR-15 e a CLT, terão direito ao adicional de insalubridade. Caso contrário, a empresa ou instituição não terá obrigatoriedade ao pagamento do adicional de insalubridade para o trabalhador.

  • Para obter mais informações sobre o direito ao adicional de insalubridade, acesse:

⇒ Norma Regulamentadora Nº 15 + Anexos.

Trabalho noturno dá direito a adicional de insalubridade?

Trabalho noturno, segundo o § 2º do Art. 73 da CLT, trata-se do trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. No caso, do trabalho rural o Art. 7º da lei nº 5.889, de 8 de junho de 1973, considera o trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária. No entanto, o adicional de insalubridade não é inerente ao trabalho noturno.

Pode receber simultaneamente os adicionais de insalubridade e periculosidade?

O trabalhador não poderá receber simultaneamente os adicionais de insalubridadepericulosidade, mas somente um único adicional, seja ele de insalubridade ou de periculosidade, prevalecendo sempre o de maior valor monetário. Mesmo que, o § 2º do artigo 193, da Consolidação das Leis de trabalho – CLT estabeleça que o empregado possa optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.


Veja também

Comentários

  1. jota pe

    trabalhar com entulho de resto de construção civil, que tenha materiais como objetos pontiagudos, tintas e solventes, ratos, barulho de maquinas retroescavadeiras entre outros pode dar adicional de insalubridade.

    Responder
  2. jota pe

    trabalhar num ambiente de trabalho que tem uma usina de asfalto no local de trabalho pode dar direito a insalubridade… usina asfaltica CBUQ.

    Responder
  3. Jorge de Jesus Junior

    Trabalhei por mais de 03 anos em um supermercado, e lá manipulava produtos estragados queria saber se tenho direito a insalubridade, há e trabalhava com desvio e função

    Responder
  4. carlos alexandre de souza

    Ola. Trabalho fazendo recarga de cartucho de toner durante 2 anos. tenho direito a insalubridade. Obrigado!!

    Responder
  5. Marcelo jose

    Trabalho no porto em aérea alfândegada conferindo container de produto químico (agrotóxicos). Isso me dá o direito de receber o adicional de insalubridade?

    Responder
  6. jose paulo gardim

    Trabalho ha dez anos como motorista em uma clinica veterinária, a empresa recolhe adicional de insalubridade,
    para fins de aposentaria é feito calculo ?

    Responder
    1. isabel

      trabalhei de 1978 a 1986 companhia jauense industrial em jau tenho direito de insulibridade quando aposentar obrigado.

      Responder
  7. helena sena de almeida

    Trabalho a.5 anos de auxiliar dentista só que registrado 2 anos nunca passou por aqui um tecnico para fazer essa avaliaçao o que posso fazer para receber esse benéfico?

    Responder
  8. Claudemir Ferreira

    trabalho com permanganato de potássio em uma lavanderia pra fazer used em jeans , tenho direito a insalubridade

    Responder
  9. ademar gomes dos anjos

    bom dia eu trabalhei com cola dois ano meio agente usava equipamento de segurança mais sera que tem direito a insalubridade

    Responder
  10. walbert

    trabalho em uma locadora de veículos que fica no terreno de um posto de gasolina e não temos vestiário nem banheiro tenho direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade?

    Responder
  11. Loide Garcia de Oliveira

    Exerço a função de Telefonista na Prefeitura Municipal e gostaria de saber qual meus direitos de insalubridade e tempo de serviço para efeito de aposentadoria!

    Responder
  12. Manoel Sebastião de Medeiros

    Bom dia.
    Trabalho a catoze anos em um condomínio, sou registrado como zelador, mais faço serviço de manutenção geral em quatro empresas diferentes na ultima a seis anos e meio, gostaria de saber se tenho direito a insublidade.

    Responder
  13. Cristiane da Costa

    Trabalho como Ace, agente de endemias e ACC, agente combate ao caramujo. Foi cortado nossa insalubridade por que alegaram que agente não mexemos com veneno. Quem devemos procurar para legalizar isso?

    Responder
  14. neide alves

    trabalho de cosinheira em um hotel e la ,eles nao pagam insalubridade.Mas antes trabalhava em outro e la pagava,e ai como faço para saber se tenho ou nao direito?

    Responder
  15. Adriana Coutinho

    olá trabalho em uma clinica medica com varias especialidades de médicos, auxilio nos testes ergométricos e faço eletrocardiograma
    gostaria de saber se tenho direito a insalubridade
    obs aqui tbm trabalha outras recepcionistas e todas recebem

    Responder
  16. Raimundo Clemente Pereira Lobato Filho

    oi! trabalho em um hospital com distribuição de materiais de limpeza entre eles produtos químicos para limpezas leves e pesadas. Será que tenho o direito a insalubridade?

    Responder
  17. Hellen Cristina

    Oi, trabalho a mais de dois anos em uma farmácia de manipulação,como auxiliar de laboratório. E nunca recebemos nada além do salário mesmo. Tenho direito ao adicional?

    Responder
  18. Hebert santos duarte

    Quem trabalha na área da farmácia de manipulação tem este direto de receber o salubridade

    Responder
  19. Mário

    Trabalho na vigilância sanitaria na saúde do trabalhador, como denuncia de veveno na lavoura tenho direito a salubridade??

    Responder
  20. Lucas Spindola

    Trabalho em um Hospital na área da informática, trabalho atendendo todos os setores , inclusive centro cirurgico e UTI que possuem computadores, hoje não recebo insalubridade, gostaria de saber se tenho o direito de receber e qual porcentagem seria. Obrigado.

    Responder
  21. flavio

    Trabalho como mecanico de maquinas e utizo gasolina óleo e
    gostaria de saber se eu tenho direito a salubridade?

    Responder
  22. Fabio Ribeiro

    Tenho uma pergunta trabalho de operador de caixa de supermercado das 22 as 07 da manha todos os dias com folga 1 domingo por mês tenho direita a quais benefícios fora adicional noturno????? Aquardo resposta desde ja agradeço

    Responder
  23. luiz paulo

    Ola ,queria tirar uma duvida. Eu trabalho em estoque de agrotóxicos, fertilizantes, foliares, ou seja, produtos agropecuários. eu tenho direito de receber periculosidade ou insalubridade?

    Responder
  24. Danuzia

    Todos os funcionarios de uma unidade de saude deveriam receber insalubridade? Pois eu trabalho no financeiro e trabalho com pacientes entrando e saindo da minha sala e não recebo insalubridade. Isso é certo?

    Responder
  25. vilma

    oi,trabalho a 5 anos num hotel e sou camareira, limpo todos apartamentos com detergente e sabão liquido, sera que tenho direito a receber alguma insalubridade, trabalho com todos os epis que o hotel exige?

    Responder
  26. Sidnei

    Sou serralheiro e fabrico portões , trabalho o dia todo com solda migue e poli corte tenho direito a in insalubridade e quantos por cento

    Responder
  27. Davidwey OSC goncalves

    Estou saindo de uma empresa de frete e ela transporta duas,três vezes ao mês produto quimico para lavanderia da Guararapes tais como cloro amaciante alvejante e outros que nao sei o nome e a mesma freteira, tem serviço em obra de construção carregar e descarregar cimento, cal, ferro,gesso e tudo que precisar em uma obra eu gostaria de saber se esse tipo de material me da direito a insalubridade sendo que sou motorista e Bato e arrumo a carrada

    Responder
      1. José Rômulo Azeredo Gomes

        Cara Damiana,
        Bom dia!

        Com relação aos funcionários de hospital, a NR 15 é bem clara em estabelecer que no que tange a avaliação qualitativa de RISCO BIOLÓGICO, todos os funcionários que tenham atrelado a suas atribuições contato permanente com pacientes ou material infectocontagiante em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana fazem juz a percepção do pagamento do adicional de periculosidade em grau médio (20% do Salário mínimo nacional).

        No seu caso, o contato direto é com material infectocontagiante por se tratar de manipulação de roupas contaminadas (antes da lavagem). Ainda que você utilize todos os EPI’s, a caracterização da exposição ao Risco Biológico está ligada ao agente, que no seu caso é bem tácito. Portanto, você tem direito a receber o adicional de insalubridade em grau médio.

        Lembro que funcionários de unidade hospitalar que não possuam contato permanete com pacientes ou material infectocontagiante não fazem juz à percepção do pagamento do adicional de insalubridade (Atendentes, porteiros, copeiros, pessoal de cozinha, dentre outros).

        Espero ter ajudado!

        Att,

        José Rômulo Azeredo Gomes
        Engenheiro de Segurança do Trabalho

        Responder
  28. cristina

    Trabalho em um hospital ha dez anos na mesma função recebendo 40 % de insalubridade agora recebo um aumento e a empresa baixou a insalubridade para 20% isso esta certo

    Responder
    1. José Rômulo Azeredo Gomes

      Bom dia Cristina!
      Em primeiro lugar, qual a sua função?
      No que tange a RISCO BIOLÓGICO, a luz do anexo 14 da NR 15 e fazendo uma análise qualitativa, se sua função tiver operação ou contato permanente com pacientes ou material infectocontagiante, você tem direito a percepção adicional de insalubridade em grau médio ou seja, 20% do salário mínimo nacional (Ex: Pessoal de Limpeza, Médicos, Enfermeiros, Auxiliar de Enfermagem, Biólogos, Pessoal de Laboratório, Pessoal de Lavanderia, etc).
      Agora, se sua função tiver operação ou contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso não previamente esterilizados, você tem direito a percepção do adicional de insalubridade em grau máximo ou seja, 40% do salário mínimo nacional. Como exemplo de pacientes em isolamento por doenção infectocontagiosas podemos citar: Portadores de Aids, E-Bola, Tuberculose, dentre outros.
      Obs: Atente-se a palavra PERMANENTE, que não é sinônimo de EVENTUAL ou OCASIONAL.
      Demais funções de um hospital que não possuam contato permanente com pacientes tais como: Porteiro, Atendente, Copeiro (a), Cozinheiro (a) e etc, não fazem juz a percepção do adicional de insalubridade.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      José Rômulo Azeredo Gomes
      Engenheiro de Segurança do Trabalho

      Responder
  29. Aparecida

    Trabalhei 5 anos como balconista em uma lavanderia, manuseando roupas pessoais e cama, mesa e banho, teria direito a insalubridade?

    Responder
  30. aline

    Meu marido trabalhar no torno de uma oficina. .e fabricando embreagem ..ele mexe com produtos químicos como diesel, po de ferro , po de pedra, oleo protetivo .Gostaria de saber se ele tem direito a insalubridade?

    Responder
  31. thiago

    trabalho em um grafica e sou impressor de uma ploter de impressão
    eco sorvente tenho direito a insalubridade e agrafica é off set

    Responder
  32. Adriana

    Trabalho em um hotel na lavanderia com maquinas muito barulhentas, mas sou fichada como arrumadeira. Gostaria de saber se tenho direito a receber o adicional de salubridade.

    Responder
  33. thiago silva de de souza

    boa tarde! minha empresa trabalha com alguns agentes quimico, classificação corrosivo nivel 8 e peroxido organico 5,2, tenho direito a insalubridade ou periculosidade. laguem pode me ajudar

    grato por a ajuda

    Responder
  34. Rafael

    Trabalho com óleo lubrificante em uma transportadora com empilhadeira circulando todo tempo e sou conferente. Tenho direito a periculosidade

    Responder
  35. Maria José do Nascimento Pishinin

    Boa noite,trabalho em um hospital de telefonistahá 6 anos e sempre recebi insalubridade e nessr mes de setembro não recebi,gostaria de saber como proceder.obrigada!

    Responder
  36. karina

    BOM DIA TRABALHO COM UM ESCANNER E MAQUINA DE XEROX MAIS OU MENOS 8 HORAS POR DIA O ESCANNER TEM UM BARULHO ALTO EU TERIA DIREITO A ISALUBRIDADE

    Responder
  37. Carlos

    Bom dia. trabalho em um lavador de carro e uso sabão aluminio e sabão solupan, tenho direito a 40% de insalubridade ou 20%? Desde já agradeço.

    Responder
  38. leandroelielsonribeiro

    Sou mecânico de bicicletas a 2 anos trabalho com graxa e óleo diesel tenho direito a insalubridade obrigado.

    Responder
  39. valdilena

    Trabalho em uma biblioteca sou assistente de bibliotecária mexo frequentemente em poeira que da ate coceira tem direito a salubridade? sou funcionário público

    Responder
  40. Henrique

    Trabalho pra uma empresa que presta serviço a compesa no interior de Pernambuco.
    Eu sou leiturista, tiro leitura queria saber se tenho direito a insalubridade.

    Responder
  41. anjos nissh

    Trabalhei quase 6 anos como auxiliar administrativo na recepção de um hospital e dentre minhas funções era levar faxes para os médicos responderem inclusive dentro das UTI S tenho direito ao insalubridade eles alegavam sempre que não tínhamos contato com o paciente quando na verdade o primeiro contato e na recepção.Agora fui mandada embora tenho direito pois gostaria de recorrer.
    obrigada

    Responder
  42. maria jvanilda soares da silva

    eu sendo auciliar de vetrinario,quantos feriados durante um ano eu tenho direito de folgar,eu gostaria de saber porque hoje dia do comercio nao folguei,e tem outros que nao folguei,so queria ta por dentro pra min ficar sabendo dos meus direitos,obrigada

    Responder
  43. Tarciana

    Trabalho como operadora de caixa, estou com dentinite tenho direito a insalubridade? Tem dias que nao consigo mexer meu braço.

    Responder
  44. valdir barbosa

    trabalho no centro de saude na função de tec em manutenção troco cindro de arcomprimido cindro de oxigenio desntopimento de vaso sanitario ralos de esgotos das obs masculina feminina pediatra troco disjuntores faço todo s tipo de trabalho na unidade tenho direito receber insalubridade

    Responder
  45. Nilce

    Bom dia,

    Sou técnico de administração hospitalar, trabalho como recepcionista da unidade de emergência de um hospital escola.
    Atendo pacientes com HIV, Tuberculose, com VRE, KPC, etc., fazendo as fichas de atendimento, acompanho pacientes trazidos pelo SAMU, entrando na sala de emergência para coletar dados pessoais e descrever o paciente.
    Circulo entre todos os pacientes para realização do SENSO diário.
    Sei que tenho direito ao insalubre grau médio, mas se recusam a pagar e nem laudo técnico não fazem.

    Responder
  46. jose Ivonaldo

    Guarda municipal que trabalha em hospital fazendo ali a seguranca interna e externa do local tem direito a insalubridade? ?

    Responder
  47. Renato antonio da silva

    Eu trabalho subindo em poste e em torre de 35 mentros de alturas eu recebo salubridades?? Pq neu patrao nao me paga isso nao

    Responder
  48. Diva Domingues

    Bom dia, sou funcionária Publica auxiliar Técnica de Enfermagem lotada no Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha, Sou readaptada desde 2006 mas dei continuidade nos trabalhos de coleta de sangue e outros materiais biológicos depois fui para os curativos, e hoje estou na SCIH (Controle de Infecção Hospitalar ),e saiu uma publicação que nos os readaptados sóvamos receber 10% da Insalubridade , pode acontecer isso?

    Responder
  49. Sergio fernando

    Trabalho com alimentos e passo a maior parte do tempo dentro de uma câmara congelada de -10 graus tenho direito a isalubridade e qual o valor quantos por cento do meu salario, desde de ja agradeço e fico no aguardo.

    Responder
  50. Jorge Cristiano

    Trabalho em uma gráfica como operador de guilhotina à quase doze anos; tenho direito à adicional de periculosidade?

    Responder
  51. Éverton Celestino da Silva

    Olá,trabalho com mistura e aplicação de agrotóxicos na lavoura uso epi, gostaria de saber se tenho direito a insalubridade

    Responder
  52. Ricardo

    Trabalho para uma universidade na area de patrimonio,nossa equipe entrega e recolhe bems pesados,enferrujados e utilizados em laboratorio,a que direito nos temos?

    Responder
  53. idalice

    sou auxiliar de serviços gerais de uma escola municipal, na limpeza em geral lavando banheiros recolhendo lixo e também faço a preparação dos alimentos, tenho direito a insalubridade?

    Responder
  54. joao paulo

    oi boa tarde
    gostaria de saber e tira duvidas sobre meu trabalho, sou Agente De Prevençâo e Pedras. se teria direito a Isalubridades e Pericusosidade.

    trabalho com rotina de inspençao de equipamentos tais como: cameras frias, cameras de congelados, equipamentos de ar condicionando e Marquinarios, Geradores de Energia , verificaçoes de temperaturas e equipamentos Extintores e Hidrantes como brigadistas . nessa caso tenho direito a Insalubridade e Periculosidade
    obrigado

    Responder
  55. Stephanie

    Boa tarde ! Trabalho como assistente técnico de blindagem de carros tenho direito a adicional de insalubridade ? Se tiver qual a porcentagem e o cálculo é feito com base no salário da carteira ou o salário mínimo ????

    Responder
  56. Luyza

    Olá Sou Assistente Administrativo, e trabalho numa embarcação.. fico embarcada entorno de 4 meses e durmo no mesma embarcação. e passo 5 dias de folga em casa… a minha pergunta é . Nesse caso eu teria direito a adicionais insalubridade e a periculosidade no meu salario.. e qual seria a porcentagem..

    Responder
    1. Maciel borges de Araújo

      Eu trabalho numa clínica de ax de limpesa mais mecho com produtos químicos la tbm tem animais silvestres como araras corujas e esses animais principalmente a coruja estão em salas fechadas eu tenho que limpar os restos dos ratos principalmente das feses dela e dos outros bichos eu tenho direto a issalobridade

      Responder
  57. Flávio

    Oi trabalho como motorista de ambulância no instituto nacional de trauma ortopedia ( Into ). Minha empresa é prestadora de serviço pro Into levo pacientes de alta pós cirúrgica entre outros fins e nosso alojamento fica dentro do hospital entre os geradores que tem vários avisos de perigo de alta tensão, sendo assim tenho direito a insalubridade. Obs muitas das vezes o paciente com prevenção de contato.

    Responder
  58. Sandro

    Sou mecânico de máquinas pesadas a empresa que tira o valor da insalubridade e colocar com sem fosse o salário nosso o técnico de seguranças do trabalho ,falou que a empresa pode por que ela fornece todos os epi, isso está certo como posso saber sim tenho direito ou não

    Responder
  59. sar

    trabalhei 05 anos em hospital com insalubridade maxima, agora estou desempregada, como faço para contribuir com insalubridade, estou como cuidadora autonoma

    Responder
  60. sidi

    ola sou motorista executivo de uma empresa a 13 anos e de dois anos para ca devido a um corte de custos estou transportando tambem funcionarios que se acidentam ou que não estao bem devido a viroses ou conjuntivite e outras doenças ate o hospital, gostaria de saber se tenho algum direito

    Responder
  61. DAMIAO VITERBINO

    TRABALHO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE VALORES NA FUNÇAO DE ARMEIRO.FASO MANUTENÇAO USANDO MATERIAL QUIMICO COMO OLEO SINGER, WD-40, WHITE LUB, QUEROSENO.NAO RECEBO MEN INSALUBRIDADE MEN PERICULIOSIDADE JA QUE EU TAMBEM SAIO PARA FAZER MANUTENÇAO EM POSTO DA VIGILANCIA. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RECEBE.
    OBRIGADO DESDE JÁ.

    Responder
  62. Regina Jordelina Da Costa

    Trabalho em em um condominio, com mais três funcionário! A onde otres recebe insalubridade e Eu não recebo por que? Trabalho dose horas pór dia. Dia sim dia não! Tem dez anos de empresa. O que tenho que fazer se tenho esse direito?

    Responder
  63. DANIEL QUEIROZ SANTOS FILHO

    BOM DIA, EU SOU ESTOQUISTA A 2 ANOS EM UMA EMPRESA QUE FORNECE PRODUTOS AGRÍCOLAS PARA PRODUTORES RURAIS, E JÁ TIVE VARIAS VEZES CONTATOS COM OS DEFENSIVOS, E A MAIORIA DE FAIXA VERMELHA.
    TENHO DIREITO A INSALUBRIDADE?
    Não coloquei meu nome correto por motivos de segurança.

    Responder
  64. Alonso Santos Silva

    Sou funcionário público Municipal contratado, com cargo de confiança, mais exerço a função de examinador de lâminas de hanseníase e tuberculose e outros, e não recebo insalubridade. Quero saber se tenho direito a receber insalubridade, águas o resposta obrigado

    Responder
  65. Romnei

    boa tarde minha mãe trabalha como telefonista em uma autarquia do estado ela tem dia a insalubridade?

    Responder
  66. alexandre

    boa noite
    sou ferramenteiro trabalho em empresa de auto peça ,opero ponte rolante,dirigo impinhadeira,soldas,masarico
    todo ano fazemos exames periodico nele consta risco quimico risco de pequenas queda isto da isalubre
    grato

    Responder
  67. Andrezza

    Olá, boa noite!!!
    Sou enfermeira em uma empresa de ensino superior, atendo alunos e colaboradores da instituição e se precisar encaminho para o hospital, quero saber se tenho direito a insalubridade ?

    Responder
  68. Adriana

    Bom dia,estou com uma causa trabalhista e foi marcado uma perícia para verificar o grau de insalubridade,trabalho como tec de enfermagem em uma uti ,com contado com tds os pacientes infectados,roupas sujas q recolhemos ,expurgo ,sangue ,raio c q e tirado dentro do local e os auxiliares deste serviço usam coleta de chumbo e quanto a nós so pedem para afastar um pouco ,qual o grau de insalubridade eu teria q recebee?obrigada

    Responder
  69. Edivania Mesquita Barbosa

    Boa tarde eu trabalho como aux.de serviços gerais
    Mas exerço a minha função no andar,que e ambulatorial(ginecologia e clínico),exame laboratorial(sangue e coleta de exames de fezes e urina) e Odontológico.
    Eu que conservo a limpeza do andar e recolho,o lixo infectante.
    Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade e qual o grau.
    Trabalho a 06 anos no mesmo local e andar.

    Responder
  70. Andre ruiz

    Boa noite. Por favor tenho uma dúvida sou laqueador e queria saber se tenho direito a insalubridade Por favor aguardo minha resposta

    Responder
  71. Sidney Oliveira

    Oi sou chapista trabalho na manipulação de lanches na chapa no horário noturno tipo o local que trabalho e um lugar confinado e em um veiculo exatamente um ônibus pois tem combustível,freeze a meio metro atrás de mim tenho o botijão fica exposto fica perto de mim tenho direito a insalubridade ou outro benefícios?

    Responder
  72. José Jefson costa freitas

    Trabalho como Eletrecista de automóveis e máquinas nos 8 primeiro meses recebi 10% de insalubridade depois fui cortado e até hj não sei o pq sendo que trabalho com graxa combustível bateria ( que possuir ácido ) tenho direito ou não a insalubridade?

    Responder
  73. Mizael

    Trabalho como eletromecanico e meixo com graixa e óleo e eletricidade de caminhão qeria sabar se tenho de reito a insalubridade

    Responder
  74. Ricardo

    Trabalho em horário de turno de revezamento, de 6 horas.
    Porém estamos executando uma atividade que é de abastecimento de combustível (Diesel) em um gerador.
    Porém é uma atividade temporária.
    Ficamos expostos durante mais ou menos, 30 minutos por dia a esta atividade.
    No local temos dois tanques plásticos de 1000 litros cada. Temos direito a este adicional de periculosidade?

    Responder
  75. lilian

    Boa tarde
    trabalho em um hopital como copeira entrego as dietas dentro dos leitos dos pacientes e de 3 e 3 meses mudamos de andar com todos os tipos de doenças ate mesmo isolamentos que somos obrigadas a entra gostaria de saber se tenho direito a insalubridade.

    Responder
  76. Andrea

    Meu nome e Andrea quero saber se pessoas que trabalham como merendeiras escolar tem direito a receber insalubridade?

    Responder
  77. jalisson

    SE a pessoa trabalha no laboratorio de alimentos,realizando analises fisico-quimicas,tem direito a insalubridade,mesmo se recebam epi?

    Responder
  78. anzini

    boa noite tudo bem trabalhei em um industria de plastico por 8 anos era operador de injetora aonde tinha que abastecer manualmente a injetora com o plastico moido no moinho alem do ruido alto das maquinas sera que tenho direito a insalubridade voce pode me dar uma resposta sobre o assunto agradeço ..

    Responder
  79. priscila Oliveira Lima

    Meu marido trabalha como lavador de carro e e exposto a produtos químicos diariamente e não recebe o adcional nem mesmo o almoço ou ticket a empresa dos que não paga porque da os materiais de proteção e porque não e todos funcionários que botam na justiça então a empresa não sai perdendo como o facionário deve agir nessa situação

    Responder
  80. ricardo alexandre nowasck

    Boa tarde trabalho há 25 anos em uma loja de tintas, onde estamos sempre em contatos com elas e havendo sempre a necessidade de abrir as latas tanto paa a dosagem de pigmentos como na amostragem á cliente. Gostaria de saber se tenho direito a insalubridade. Obrigado

    Responder
  81. newton

    Com todo respeito ao blog, acho que a idéia é orientar pessoas, mais o que se vê é um monte de gente tentando arrumar uma forma de tirar proveito de uma situação. É deprimente.

    Responder
  82. Suelyviana

    Olá trabalho num sitio e uso formol duas vezes por semana numa quantidade de 4 litros. já faz 4 anos posso reclamar pelo meu direito

    Responder
  83. Natalia

    Boa noite! Trabalho em um hospital,depois de 11 meses foi retirada a minha insalubridade de 40% estou só com a metade,isso pode?

    Responder
  84. Anônimo

    Boa noite.

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Trabalho como assistente administrativo no laboratório de um determinado hospital. Minha sala fica especificamente dentro do laboratório, onde tenho que transitar pelo laboratório para chegar a minha sala. Digito todos os laudos clínicos, dentre eles: sumario de urina ( onde alguns dos papeis passado pelas biomedicas estao melados de urina para mim digitar); parasitológico ( onde os resultados que as biomédicas passam para o papel e contaminado de fezes) e sorologia ( onde os papeis que as biomedicas me passam pra mim digitar os resultados no sistema, veem melados de sangue tambem). A pergunta é bem obvia, eu teria direito a insalubridade ?

    Responder
  85. leonete maganini palmeira

    nao sei se vai me responder mais trabalho a 22 anos em uma escola do estado na limpeza de todos os espaços banheiros etc meus colegas tem a insalubre e eu por q vim de outra escola perdi e nunca mais ganhei qquero meu direito de volta mas nao consigo ningem quer meu processo

    Responder

Comentário