O que é Higiene Ocupacional?

A higiene ocupacional ou higiene do trabalho trata-se de uma ciência do ramo da segurança e medicina do trabalho, destinado à antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos provenientes do ambiente de trabalho, que possam ocasionar prejuízo à saúde e a integridade dos trabalhadores.

Objetivo da Higiene Ocupacional

A higiene ocupacional tem como principal objetivo reconhecer os riscos ocupacionais, controlar e prevenir os trabalhadores das doenças ocupacionais.

O que são Doenças Ocupacionais?

As doenças ocupacionais são as doenças decorrentes das condições do ambiente de trabalho ou das atividades executas pelo trabalhador.

⇒ Leia também: A Diferença entre Doença Profissional e do Trabalho.

Fases da Higiene Ocupacional

  1. Antecipação dos Riscos – Está fase considera-se os possíveis riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
  2. Reconhecimento dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação qualitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
  3. Avaliação dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação quantitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Levando em consideração os limites de tolerância, estabelecidos pela norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres).
  4. Controle dos Riscos – Nesta fase se estabelece as medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho em beneficio à saúde e a integridade dos trabalhadores. Tendo como base, os dados obtidos durante as fases de reconhecimento e avaliação dos riscos.
O que são Riscos Ambientais?

Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, presentes nos locais de trabalho. Sendo capazes de provocar algum dano a saúde e a integridade do trabalhador, em função da sua natureza, concentração/intensidade e tempo de exposição. Segue abaixo, a tabela dos riscos ambientais:

Riscos Ambientais - Blog Segurança do Trabalho

Vídeo Aulas – Higiene Ocupacional

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco através do seu programa de educação profissional a distância, disponibiliza no YouTube inúmeros vídeos referentes a variadas áreas profissionais. Sendo assim, separamos 2 (duas) vídeo aulas sobre higiene ocupacional, visando a sua melhor compreensão sobre o assunto:

Normas de Higiene Ocupacional

A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo – Fundacentro de Segurança e Medicina do Trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, disponibiliza em seu portal determinadas normas de higiene ocupacional, que podem ser acessadas através do link abaixo:

⇒ Normas de Higiene Ocupacional – Fundacentro.

Compartilhe o texto:

8 Comentários

  1. Sou técnica de segurança do trabalho na construção civil, gostaria de receber artigos pra que posso me ajudar na minha área…

    Muito obrigadoooo….

  2. Boa tarde!
    Por favor gostaria de saber que tipo de treinamento posso ministrar, visto que só possuo o curso técnico de segurança do trabalho. obrigado!
    Como estou iniciando a ver agora os seus artigos, tenham certeza que estou gostando muito e esta me ajudando muito para somar aos meus conhecimentos.

  3. ESTOU TERMINANDO O CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ,GOSTARIA MUITO DE RECEBER TODO TIPO DE SUPORTE QUE VENHA ACRESCENTAR EM MEU DESENVOLVIMENTO COMO PROFISSIONAL.

  4. Bom dia, Sou Técnico Segurança do Trabalho há 12 anos atuando na área de Montagem e Manutenção Industrial e Obras e gostaria de fazer uma reciclagem EAD sobre Higiene Ocupacional, gostaria de obter informações a respeito.
    Obrigado.
    Nelson

  5. Olá, bom dia!
    Mto bom esse SITE, e rico em detalhes em nos ajudar como prevencionistas.
    Sou formafa em Seg do Trabalho e Téc em enfermagem, gostaria de saber se posso atuar na área como Enfermagem do Trabalho, por ter o dois curso? Ou se tenho que fazer alguma adequação, digo, agregar a outro curso para atuar?
    Caso tenha algo a ver com o estado, sou do estado de SC
    Desde já,
    Obrigada!

  6. Bom dia,gostaria de parabeniza-lo pelo conteudo,sou estudante do curso de tst,estou com uma duvida quais sao os principios da higiene ocupacional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais