Fogo e Incêndio – Qual a Diferença?

A diferença entre o incêndio e fogo é simples, porém sempre recebemos perguntas a respeito do assunto, principalmente dos estudantes da área de segurança e saúde do trabalho.

Nesse sentido, descreverei separadamente sobre o conceito e a diferença entre o fogo e o incêndio, buscando esclarecer as possíveis dúvidas dos nossos leitores acerca do tema.

O Que é o Fogo?

Independentemente do que muitas pessoas pensam a respeito do fogo, ser algo negativo e prejudicial, o fogo pode ter sido a maior descoberta da humanidade, pois alterou consideravelmente o rumo da civilização e tornou-se um dos fatores mais importantes na sobrevivência da humanidade.

No ponto de vista da química, o fogo trata-se de uma reação química exotérmica (liberação de calor), denominada de combustão, sendo caracterizada pela presença da luz.

*Dica: O filme “A Guerra do Fogo” de 1981, dirigido por Jean Jacques Annaud, que retrata a descoberta do fogo. O filme foi ganhador de 10 (dez) prêmios, sendo um deles o Oscar, além de 7 (sete) outras indicações nos anos de 1982 e 1983.

O que é Incêndio?

No ponto de vista da química, o incêndio é igual ao fogo, no entanto sua ocorrência se dá fora do controle, gerando na sua maioria prejuízo ao homem.

*Dica: O filme “Brigada 49″ de 2004, dirigido por Jay Russell, que têm no elenco os ilustres atores: John Travolta e Joaquin Phoenix. O filme descreve o resgate de um bombeiro que fica preso dentro de um incêndio, assim como, presta uma grande homenagem à profissão de bombeiro.

Diferença entre Fogo e Incêndio

Portanto, estabeleceremos a diferença entre o fogo e o incêndio, basicamente, da seguinte maneira:

  • Fogo – Trata-se do fogo realizado de forma ordenada e em beneficio ao homem;
  • Incêndio – Trata-se do fogo ocorrido fora do controle e em malefício ao homem;

⇒ Veja também: Modelo – Check List Extintores (formato pdf)

Compartilhe o texto:

3 Comentários

  1. Excelente matéria, objetiva e bastante prática, atendendo aos questionamentos mais básicos sobre as diferenças entre o sinistro e benéfico, valeu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais