Prevenindo Acidentes com Máquinas Agrícolas próximo a Redes Elétricas


O trabalho com máquinas agrícolas próximo a redes elétricas é muito perigoso, no Brasil a ocorrência de acidentes é muito grande, principalmente em regiões onde o foco é a agricultura. O mais impressionante são as altas taxas de gravidade destes acidentes. Portanto observe abaixo uma lista com dicas para a prevenção destes acidentes.

Cuidados necessários para evitar acidentes na operação de máquinas agrícolas perto de rede elétrica.

  • Antes de iniciar os trabalhos com equipamentos agrícolas, observe com atenção se a altura da máquina ou equipamento ficará a uma distância segura da rede elétrica. Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles;
  • O responsável pelo trabalho deve informar a equipe no inicio da jornada quanto a localização e riscos contidos no ambiente, e que procedimentos serão adotados para mitigar as chances de qualquer ocorrência.
  • Ao manusear qualquer equipamento agrícola, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão). Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados ou mudados de lugar;
  • Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica e três metros do cabo condutor;
  • Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica, pois o arco voltaico pode ocorrer a qualquer momento, atingindo assim o equipamento.

Vídeo – Dicas de Segurança para Máquinas Agrícolas

Se mesmo tomando todas estas precauções, acontecer algo, nunca toque com as mãos nos fios, e de forma alguma saia do interior da máquina.

Nestas ocasiões é necessário que o colaborador tenha bem definido em sua mente quais os procedimentos de emergência da empresa, para que os responsáveis pela rede elétrica sejam informados e o problema seja sanado rapidamente.

Lembre-se! Estes cuidados são muito importantes para a sua Vida, pois um acidente envolvendo eletricidade pode ser FATAL.


Veja também

Comentários

  1. Renato

    Realmente áreas que contém redes elétricas é muito perigosa, já aconteceu comigo eu estava com uma equipe de pessoas e máquinas em uma fazenda de cana-de-açúcar onde eu trabalhava e um operador bateu e quebrou um fio da rede elétrica e foi o maior desespero quase houve morte.

    Responder
    1. Marcos José

      Nunca passei por uma situação parecida através dos relatos já colocados por aqui, mais tenho em mente que certamente precisamos identificar e relatar aquilo que possa, está se direcionando a uma acidente;
      Nos brasileiros acostumados a vivenciar diversas acidentes, desde de acidentes doméstico ( lar) até situações a diversas empresas de ramo diferentes, precisamos treinar e certamente conscientizar e orientar, os perigos envolventes a o nosso trabalhador que se, preocupa realmente diminuir a escala alta, que temos de acidente ocupacional…
      Marcos josé- Paracatu- MG

      Responder

Comentário