O que é DDS?


A sigla DDS é popularmente conhecida como Diálogo Diário de Segurança DDS, porém não é raro encontrarmos outras expressões referentes a sigla DDS, como Diálogo de Segurança ou Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde DDSMS.

O DDS trata-se de um simples e prático treinamento relacionado à segurança e saúde do trabalhador, tal como a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Consiste na realização de uma breve reunião diária entre os trabalhadores, antes de começar suas atividades no local de trabalho. Apesar de não ter um tempo estipulado para a realização do diálogo diário de segurança – DDS recomenda-se uma duração de 5 a 15 minutos.

O Diálogo Diário de Segurança – DDS poderá ser aplicado pelo empregador, supervisor, membros do SESMT, membros da CIPA e/ou responsável pelo setor de segurança do trabalho na empresa, registrando diariamente o tema do DDS e as assinaturas dos participantes, tal como, a duração do DDS.

Objetivo do DDS

  1. Informar aos trabalhadores sobre os riscos existentes durante a realização dos seus trabalhos;
  2. Estabelecer uma interação e aproximação dos encarregados e seus empregados;
  3. Facilitar e diversificar a transmissão do conhecimento, referente a segurança, saúde e meio ambiente;
  4. Estabelecer os procedimentos seguros para a execução das atividades diárias;
  5. Formação e manutenção das atitudes prevencionistas entre os colaboradores;
  6. Buscar melhorar a comunicação interna.

Benefícios do DDS

  1. Aumento do nível de satisfação dos trabalhadores;
  2. Redução do índice de acidentes de trabalho;
  3. Melhoria no ambiente de trabalho e na produtividade;
  4. Redução do custo com assistência médica;
  5. Eleva o comprometimento e a mobilização entre os colaboradores com a segurança no trabalho.

Legislação sobre o DDS

Apesar das expressões “DDS” ou “Diálogo Diário de Segurança” serem bastante utilizadas no dia-a-dia dos profissionais de segurança e saúde do trabalho, ainda não existe nenhuma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que aborde ou mencione o termo “Diálogo Diário de Segurança” ou “DDS”.

No entanto, a elaboração e implantação do Diálogo Diário de Segurança – DDS pelas empresas teve como propósito prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como cumprir determinados itens das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os quais, podemos citar:

A alínea “c” do item 1.7 da norma regulamentadora nº 01 (Disposições Gerais), que estabelece:

1.7  Cabe ao empregador: 

c) informar aos trabalhadores:
I. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
II. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;

Além disso, o subitem 9.5.2 da norma regulamentadora nº 09 estabelece que:

9.5.2 Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.

Registro do DDS

Segue abaixo, modelos de registro e planejamento do Diálogo Diário de Segurança – DDS:

Vídeo – Diálogo Diário de Segurança – DDS
  • Segue abaixo um vídeo de exemplo do DDS:

⇒ Vídeo – Diálogo Diário de Segurança – DDS.

Recomendações:

  1. Recomenda-se realizar o Diálogo Diário de Segurança – DDS no local de trabalho, visando a demonstração e a visualização dos possíveis riscos envolvido na execução das atividades;
  2. Os temas abordados e os trabalhadores participantes do Diálogo Diário de Segurança – DDS devem ser registrados em uma lista de presença, tal como, a assinatura de cada um dos participantes e a duração do DDS;
  3. Evitar conversas paralelas, pois desviam a atenção dos participantes;
  4. Evitar termos muito técnicos ou bastante rebuscados, procure realizar um dds com mais clareza;
  5. Incentivar a participação dos colaboradores no diálogo diário de segurança – DDS.
  6. Os temas e assuntos abordados no Diálogo Diário de Segurança – DDS não devem sair do âmbito da segurança do trabalho, meio ambiente e da saúde dos trabalhadores.

Veja também

Comentários

  1. Bruno Manoel

    Olá boa noite, queria dizer que gostei muito de ter lido essa parte que fala sobre DDS, parabéns pala página, essa é uma ótima pagina de Segurança do Trabalho. 🙂

    Responder
  2. JUNIOR

    ola, bom dia, gostaria de dizer que este blog é muito importante e interessante para todos que trabalham na área de saúde e segurança do trabalho. Eu me formei a quatro meses mais não to trabalhando ainda, confesso que to um pouco inseguro, vocês poderiam me dar uma dica de como me portar diante deste desafio em uma empresa que ainda não sei onde vou atuar??. aborigado

    Responder
  3. Jannes melo

    Olá bom dia, Sou TST, trabalho no ramo de metalurgica em uberlandia/MG e gostei muito das dicas sobre DDS e ou informações, gostaria de receber por email informações, atualizações e o que mais o blog constar…
    nota 10 para esta galera

    Responder
  4. Sílvia Roberta de França

    Adorei conhecer esse blog. Afinal nos técnicos de segurança, sempre temos a necessidade de se manter atualizados. Conhecer novas ferramentas de trabalho é de fato muito importante para o melhor desenvolvimento do nosso trabalho.

    Responder
  5. DÉBORA ALINE NEGRI

    Gostaria de ver alguns temas que se apresenta diferente, e que os trabalhadores possam interagir cada vez mais conosco.

    Responder
  6. Jéferson W Souza

    Olá Bom Dia,atualmente estou no início da minha carreira como TST pois estou atuando como estagiário em uma empresa do ramo de injeção de componentes plásticos.A empresa situa-se em Paraisópolis-MG e não obtem procedimentos e segurança,o que pra mim sera de grandes desafios,mas com base nos meus estudos e em blogs assim como este,que por sinal é de excelente qualidade.Gostaria de lhe dar os parabéns.Iremos todos atuar na prevenção de nossos trabalhadores.

    Responder

Comentário