O Que é Avaliação Qualitativa e Quantitativa?


Ao realizar uma avaliação dos riscos ambientais no ambiente de trabalho podemos distingui-la em 2 (duas) maneiras:

O que é Avaliação Qualitativa?

Trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, observando as características especificas do ambiente laboral, os presentes agentes ambientais, as atividades exercidas e as funções existentes naquele local.

  • Exemplo nº 01: A presença de ruídos no local de trabalho são características facilmente perceptíveis a nossa audição, porém para sabermos se aquele nível de ruído encontra-se dentro dos limites de tolerância estipulados pela legislação, será necessário um avaliação quantitativa.

⇒ Leia também: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

O que é Avaliação Quantitativa?

Trata-se de uma avaliação ou inspeção sobre determinado local de trabalho, utilizando-se de equipamentos específicos de medição para a quantificação dos agentes ambientais presentes aquele ambiente de trabalho. Visando, o dimensionamento dos presentes riscos e estabelecer medidas de controle, assim como, o tempo de exposição dos trabalhadores.

  • Exemplo nº 02: Analisando a situação do exemplo nº 01, foi realizado uma avaliação quantitativa e constatado um nível de 110 dB(A), que de acordo o anexo nº 01 da norma regulamentadora nº 15 (atividades e operações insalubres) terá  a máxima exposição diária permissível de 15 minutos.

⇒ Leia também: O que é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA?

Gostou da nossa publicação sobre avaliação qualitativa e quantitativa? Então, acompanhe o Blog Segurança do Trabalho nas redes sociais: Twitter, Facebook e Google plus.


Veja também

Comentários

  1. Sanoete Portela

    Gostei muito da matéria! parabéns ao BST, Gostaria de informações sobre materias a respeito de trabalho em altura.

    Responder
  2. Guilherme

    Parabéns pelas matérias publicadas…. minha sugestão é que coloquem um link para que os novatos na área possam baixar os arquivos, no inicio da vida profissional gostamos de arquivar tudo que lemos, não é mesmo?
    Sucesso.
    SDs
    Guilherme

    Responder
  3. roberto arruda

    Gostaria de saber se p /mim assinar qualquer doc de uma empresa eu tenho que ter um vinculo com ela ou posso contrato de trabalho so pelo o serviço prestado,ex: se eu for fazer um ppra eu posso so alugar os equip de mediçoes e fazer ,ou tenho que ter um contrato de prestaçao de serviço,ou tenho que abrir uma empresa de assessoria…

    Responder
    1. Person Stater

      O técnico de segurança do trabalho não pode elaborar e nem assinar um laudo, O técnico pode elaborar um PPRA, mas para avaliar se o local de trabalho é insalubre ou de periculosidade é de responsabilidade do engenheiro do trabalho.

      Responder
  4. Eliana Leon

    Adorei seu blog, estou cursando o Técnico em Segurança de Trabalho, estou no primeiro módulo, iniciei dia 18/08/14. Aqui encontrei muito material excelente para estudar. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder
  5. Sandr Loiola

    Bom Dia!!

    Estou fazendo o curso de TST e este blog está sendo muito útil em estudo e pesquisas.

    Parabéns Person Stater!!

    Responder
  6. leila fabiane

    Estou estudando sobre esse assunto, avaliação institucional. Quero saber mais se possível. Exemplos de avaliação quantitativa e qualitativa. Obrigada!

    Responder

Comentário