APR e PT – Qual a diferença?


Não é raro, recebermos ou vermos em fóruns de segurança do trabalho qual a diferença entre a APR e PT, porém através dessa publicação esperamos respondê-la e findar definitivamente as possíveis dúvidas a respeito desse tema.

O que é APR?

A sigla APR significa Análise Preliminar de Risco e trata-se de uma técnica de avaliação prévia dos riscos existentes e envolvidos na execução de uma determinada atividade. Baseia-se no detalhamento minucioso de cada etapa da atividade, assim como, dos riscos envolvidos na sua execução.

  • Mais Informações sobre Análise Preliminar de Risco – APR, acesse:

⇒ O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

 O que é PT?

A sigla PT significa Permissão de Trabalho é também conhecida pela sigla PET que significa Permissão de Entrada e Trabalho, assim como, por PPT que significa Permissão para Trabalho. E trata-se de uma ferramenta de prevenção, controle e de autorização para execução de determinadas atividades a serem realizadas na empresa ou instituição.

  • Mais Informações sobre Permissão de Trabalho – PT, acesse:

⇒ O que é Permissão de Trabalho – PT?

APR e PT

A análise preliminar de risco – APR não é nada mais do que uma das etapas da permissão de trabalho – PT, pois na emissão da PT um dos fatores observados é a elaboração da análise preliminar de risco – APR, ou seja, a análise preliminar de risco – APR complementa a permissão de trabalho – PT.

Trata-se de 2 (dois) documentos bastantes diferentes, porém que não deixam de terem uma certa ligação. Principalmente, na busca pela prevenção dos acidentes de trabalho e na fomentação da segurança e saúde no trabalho.

Vale destacar, que antes da realização do trabalho os colaboradores envolvidos devem ter o pleno conhecimento do conteúdo da análise preliminar de risco – APR, estarem cientes dos riscos existentes e capacitados para a execução das atividades.

Modelo de APR e PT

Segue abaixo, um modelo ilustrativo da APR e PT.

 ⇒ O que é Ordem de Serviço?


Veja também

Comentários

  1. juvenio conceição dos santos

    Parabéns,o blog é muito bom adorei ! Me ajudou bastante no esclarecimento de algumas dúvidas pertinente à segurança do trabalho.

    Responder
  2. Carlos Alberto Miranda da Silava

    PT e uma ferramenta que se aplica naquelas atividades de grau de riscos mais elevados que não são atividades rotineiras e que acontecem exporadicamente

    Responder
  3. William

    Olá,

    Até onde eu saiba, PT é utilizada para trabalhos que fogem do padrão ja estipulado pela função do colaborador, ex: Motorista de Caminhão Betoneira, em um dia ele vai exercer a função de ajudante de caminhão, o mesmo tem que ter permissão de trabalho para executar a tarefa fora do padrão, e nesta PT vai constar treinamento e apitidão e riscos desta função, já APR sempre utilizada para Antes de trabalho em altura e espaço confinado ou também para antes de uma nova execução.

    Responder
  4. Thainá

    Qual a diferença entre PT e OS?
    Trabalho em uma empresa de Telecomunicações, onde os cabistas realizam trabalho em altura diariamente. Nesse caso o que deverá ser aplicado??

    Responder

Comentário