Avaliação dos Riscos Ambientais no Ambiente de Trabalho


Um ambiente laboral saudável e seguro são direitos de todo trabalhador e o dever de toda empresa em oferecer aos seus colaboradores, porém para alcançar esse nível, primeiramente, é necessário que as empresas realizem uma avaliação dos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho.

Quais são os Riscos Ambientais ou Ocupacionais?

  • Riscos Físicos – Ruídos, Vibrações, Radiações ionizantes, Radiações não ionizantes, Frio, Calor, Pressões anormais e umidade;
  • Riscos Químicos  – Poeiras, Fumos, Névoas, Neblinas, Gases, Vapores, Substâncias, Compostos ou outros Produtos Químicos em geral;
  • Riscos Biológicos – vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
  • Riscos Ergonômicos – Esforço físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição de ritmos excessivos, Trabalho em turno e noturno, Jornadas de trabalho prolongadas, Monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico;
  • Riscos de Acidentes – Arranjo físico Inadequado, Máquinas e equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, Eletricidade, Armazenamento inadequado, Animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

O que é uma Avaliação de Riscos Ambientais?

É um procedimento avaliativo de estimar os riscos ambientais presentes no ambiente laboral, classificando-os em toleráveis ou não toleráveis. E assim, tomar medidas para minimizá-los ou eliminá-los.

Como Avaliar os Riscos Ambientais

  • Existem dois tipos básicos de avaliação:
  1. A Avaliação Qualitativa (preliminar) – Fundamentada no conhecimento e na sensibilidade do avaliador em observar os riscos existentes no ambiente laboral. Exemplo: Ao adentrar um ambiente barulhento, imediatamente através da audição e do conhecimento do avaliador é identificado o risco existente naquele local.
  2. A Avaliação Quantitativa – É um método de avaliação mais minuciosa, sendo necessário o uso de equipamentos e procedimentos para a obtenção de valores, que quantificam o(s) risco(s) presentes no ambiente laboral. Exemplo: Na avaliação quantitativa do nível de ruídos presente no ambiente laboral, utilizam-se, por exemplo, o Audiodosímetro (Dosímetro) e/ou Decibelímetro na medição da intensidade de pressão sonora. Saiba mais, acesse: O Que é Avaliação Qualitativa e Quantitativa?

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