Perguntas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO

Segue abaixo algumas perguntas comuns sobre o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO feitas pelos visitantes ao  Blog Segurança do Trabalho:

O que é um Atestado de Saúde Ocupacional – ASO?

É o documento que o funcionário recebe com o resultado dos exames, as opções são: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.

Quando se deve realizar o exame Admissional?

O exame admissional: realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades e antes da assinatura da carteira de trabalho. Para se estabelecer as condições de saúde do funcionário neste momento, e evitar que futuramente alegue alguma doença pré-existente.

Quando é realizado o exame periódico?

O exame periódico é realizado anualmente na empresa, e se faz indispensável para identificação de alterações na saúde do funcionário quando comparadas a exames anteriores.

Quando se deve realizar o exame de Mudança de Função?

Somente quando a mudança de função implicar na alteração dos riscos ocupacionais.

Quando se deve realizar o exame de Retorno ao Trabalho?

O Exame de Retorno ao Trabalho: realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho, após qualquer afastamento, por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto (exclui férias).

*Observação: Ausência por férias e/ou viagens a serviço não exigem o exame de Retorno ao Trabalho.

Qual o prazo de validade para que o Admissional ou Periódico, já realizado anteriormente, possa ser utilizado como Demissional?

  1. Empresas com grau de risco 1 e 2: exames realizados em até 135 dias;
  2. Empresas com grau de risco 3 e 4: exames realizados até 90 dias;

Quando se deve realizar o exame Demissional?

O exame demissional: realizado obrigatoriamente até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há:

  1. Até 135 (cento e trinta e cinco dias) – para empresa com grau de risco 1 ou 2;
  2. Até de 90 (noventa dias), para empresa com grau de risco 3 ou 4.

Se no exame Demissional, o funcionário for considerado inapto, ele pode ser demitido?

Não se pode prosseguir com a demissão.

Os exames médicos e emissão do ASO, podem ser realizados com outro prestador ou outra equipe médica?

Não, conforme determinação da legislação (NR-7), é obrigatória a realização de todos os exames médicos ocupacionais (Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e Demissional) com o médico Coordenador indicado no PCMSO ou com a equipe por ele designada e orientada.

Qual deve ser o procedimento do médico coordenador em caso de acidente de trabalho?

  1. Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico.
  2. Solicitar a empresa a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT;
  3. Indicar (quando necessário), o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho;
  4. Encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho;
  5. Orientar o empregador quanto à necessidade da adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho.

Pode-se encaminhar empregados em gozo de férias ou afastados do trabalho para realizar exame Periódico ou Demissional?

Não. Encaminhar o funcionário no primeiro útil após o término do afastamento para a execução do Exame de Retorno ao Trabalho.

O que fazer quando o empregado apresenta atestados médicos repetidos?

Sugerimos encaminhá-lo para uma avaliação médica, com a equipe do PCMSO, com objetivo de avaliar a sua real situação de saúde e definir as medidas cabíveis, tais como: afastamentos previdenciários, avaliações por médicos especialistas ou solicitação de exames complementares.

Vídeo – Exames Médicos Ocupacionais

*Observação: O ASO obedece às regras estabelecidas no PCMSO da Empresa, desta forma é um documento pertencente ao PCMSO.

Compartilhe o texto:

106 Comentários

    1. O funcionário depois de afastado, antes de ser confeccionado o ASO de retorno, ele deve passar no especialista de seu quadro de saúde, de preferência o que já vem lhe acompanhando, para que seja realizado um laudo de sua capacidade laboral, sendo APTO, o médico do trabalho vai confeccionar o ASO de retorno ao trabalho em anexo com o laudo do especialista.

  1. Tenho uma dúvida. Pois ao ser admitido no exame admissional, me foi dado como Apto para execer as atividades da qual fui contratado. Porem com menos de 7 dias após ser admitido, recebi um comunicado da empresa que eu deveria procurar um cardiologista, pois o meu exame realizado na época da admissão havia dado uma alteração. A noticia me trouxe um desgaste emocional e fisico, estou chegando a pensar que tenho mesmo esse problema, pois até o ar me falta. Depois de passar pelo médico do trabalho da empresa, onde o mesmo recomenda em carta que devo me afastar das atividades físicas que exigao do coração mais esforço e com uma série de atestados externos de afastamento. A Empresa quer me demitir imediatamente, no máximo até o final do mês. Ao tentar me desligar da mesma o médico me considerou inapto para deixar a empresa.
    Devo assinar esses papeis da minha demissão?

    1. Visto que esse ASO Admissional tem evidências (exames) que comprovam que sua doença JÁ preexistia, e você tem plena confiança que dentro desses sete dias não exerceu suas atividades laborais, então sabe que seu quadro de saúde não tem vinculo com o seu trabalho, é uma briga quase que impossível, tente buscar avaliação com o especialista (cardiologista), para exames complementares, talvez seu quadro clínico não seja o caso de uma demissão.

    1. Você está APTO para trabalhar e exercer parcialmente suas funções, más com restrição para algumas atividades em específico.

  2. O que exatamente que dizer quando o médico coloca “Apto Com Restrição” na ASO? E não especifica qual ou que tipo de restrição. Existe alguma legislação que dá base para isto?

  3. Um auditor perguntou se emitimos ASO nos análises semestrais toxicológicos.
    Não conseguimos na NR-7 definir um critério para a obrigatoriedade desta emissão.
    Caso tenha que emitir, o colaborador deve passar em avaliação médica?
    Entendemos que o ASO deve ser emitido quando existe a avaliação médica e não para informar que foi realizado as análises.

  4. olha tenho uma duvida,fui empregada ha pouco tempo por uma empresa e madaram eu fazer o aso,aí deu tudo certo,recebi duas folhas:a original e a cópia do aso.fui e entreguei a original pra menina do rh,mas ela pediu a cópia tbm.o problema é que a segunda via sempre fica com o trabalhador segundo a NR,mas ela n deixou ficar cmg .fiquei na duvida nessa situaçao

  5. O médico do trabalho de uma empresa com mais de 500 funcionários deve ser efetivo da empresa ou pode ser contratado? Esse mesmo médico contratado para ser o médico do trabalho da empresa, pode vir a ser o dono da Clínica onde é oficialmente procedido os ASOS dos funcionários desta empresa? Isso é éticamente / técnicamente viável em referencia a NR-07?

  6. afastei do trabalho em abril de 2013 por motivo hernia de disco constatado pelo perito do inss como doença ocupacional ou agravo ,fui liberado para o trabalho em 20/12/2013,mas a empresa pediu exames de retorno ao trabalho q ficou pronto em 27/12/2013,o medico do trabalho colocou inapto para a funçao .e agora quem vai me pagar?a empresa q nao deixa eu retorna ao trabalho.se eu entrar com recurso no inss e ele indeferir como eu fico.agradeço pela atençao desde ja

  7. Após retorno de afastamento do trabalho é realizado o exame normal de retorno.Tenho que realizar um Aso de retorno e outro de periódico no mesmo dia ?

    1. Boa tarde!tenho uma dúvida? alguém me por favor.Meu esposo fui registrado em Empresa em 20 de junho de 2018,antes de ser admitido fez os exames para leberar o ASO e foi liberado,Agora o aso já está vencendo,teve que refazer os exames para renovar o aso,Mas nesses exames deu uma alteração no coração ai o médico não liberou o aso e falou que nos exames a um ano atrás ja tinha dado uma alteração, Mas essa informação não fui passada para meu esposo e também não entregue cópia para ele.as informações foi passada para a secretária da Empresa e ela ocultou a informação.Como isso que o médico não liberou o aso passou vários tipos de exames de sangue e coração,Os exames dá mas de 2000 mil reais a Empresa falou que ele tem fazer por conta.E correto isso quem deve pagar a empresa ou trabalhador?

  8. estou pra exercer a função de estagaria, e me pediram atestado medico , tenho duvidas se eu que pago atestado ou a empresa qe solicita a realização da avaliaçao

  9. Colaborador com menos de 12 meses de trabalho pode realizar exame periódico antecipado? Somos uma empresa pequena e neste caso, todos ficariam com a mesma data de vencimento do exame evitando-se assim, saídas mensais, uma vez que todos os exames são realizados na empresa.
    Grato pela atenção e aguardo retorno.

  10. Sou proprietário de uma empresa de prestação de serviço e uma empresa me pedio o exame ASO para executar um serviço interno isso procede?

  11. tenho uma admissão de um funcionario no dia 22/08/2014 e ela esta de atestado do dia 17/10/2014 a21/10/2014 e prorrogaram o atestado deste dia para mais 05 dias posso mandar embora ainda de atestado?

    1. Na verdade o ASO deve estar no local (área) de trabalho e deve estar até o fim de suas atividades para consultas, e até mesmo auditorias internas e externas, exemplo ministério do trabalho entre outros…

  12. Em uma empresa de Grau de risco III com trabalhadores expostos a diversos produtos químicos, o PPRA reconhece apenas o qualitativo não realizando as avaliações quantitativas, como o médico do trabalho deverá preencher o ASO? Assinala os riscos químicos assim mesmo? E quanto aos exames complementares?

  13. tenho um funcionário que saio da empresa faz 5 dias e ele faz o exame demissional, mas agora ele quer voltar pra empresa ele tem que fazer o exame admissional de novo??? Ou servi esse demissional também pra 90 dias???

  14. Fui contratada antes de fazer os exames admissional, ea carteira assinada. Se der inapto nos meus exames o q ganho e o q perco… ?posso ser demitida? E se for demitida quais os meus direitos?

  15. Fui demitida porem o medico indicado pela empresa nao me deu a ASO nem apta e nem inapta alegando que eu estava com doença do trabalho por movimentos repetitivos porem eu nao consegui um atestado medico que comprovasse isso embora a doença exista,ai a empresa me encaminhou para outro medico do trabalho que me liberou a ASO como apta a ser demitida, isto esta correto. Posso entrar na justiça contra a empresa por conta disso.

  16. Caso um funcionário vá fazer o exame periódico e dê pressão alta, a clínica emitirá algum documento comprovando que o funcionário foi encaminhado para um especialista para demais exames, pois o INSS não afasta por problemas de pressão ou diabetes, e qual seria esse documento, ou caso não tenha um documento específico qual seria o procedimento a ser feito nesta situação?

  17. gostaria de saber qual o procedimento a empresa deve tomar qdo o ASO der apto somente para tbalho em solo,mas a profissāo exige q seja apto para tblho em altura?

  18. Todas empresas são obrigadas a contratar um profissional medico para fazer o exame admicional? E quem é que paga o exame?

  19. TENHO UMA DIVIDA, QUANDO EU FOR REALIZAR O EXAME PERIÓDICO, EU TENHO QUE PAGAR AS HORAS QUE ESTIVE FORA DO ESPAÇO DE TRABALHO? POIS MINHA EMPRESA ESTA ME COBRANDO HORAS QUE EU ESTIVE REALIZANDO O EXAME MEDICO.

  20. existe legalidade em avaliação medica, sem emissão de ASO em exames de retorno ao trabalho ( acidente, restrição medica ou homologação de atestado ) como proceder qdo ao parecer de inapto.

  21. Gostaria de saber se o funcionário pode fazer o exame de sangue com as mesmas solicitações que o da empresa porém em clínica diferente da indicada e levar o resultado para a clínica indicada para avaliação do clínico geral? Ou o funcionário é obrigado a fazer no local indicado pelo empregador?

    Obrigada.

  22. Estou com restrição médica conto a função que tenho na carteira de trabalho devido uma doenca por esforço repetitivo no ombro que adquiri no serviço posso ser mandado embora.

  23. Fui fazer o Aso de retorno e me mandaram ficar aguardando
    O resultado do meu hemograma.
    Passou uma semana e me ligaram para o retorno com a seguinte informação ” Esse período em que você estava aguardando a empresa não vai te pagar pois não sabia que se você seria apat ou não “”
    Isso procede ?

  24. Foi colocado a função trocada no aso ex: SOLDADOR MONTADOR, e o correto seria MONTADOR SOLDADOR – A ALTERAÇÃO NÃO IMPLICA NA FUNÇÃO E FAREMOS UM PERIODICO DEVIDO AO VENCIMENTO DE 1 ANO,POSSO APROVEITAR E CORRIGIR O ERRO INICIAL.

  25. boa tarde!!

    fui fazer exame periódico e o medico me perguntou varias coisas
    e em uma delas do que eu trabalhava e com o que
    ele viu na fica e falou q eu não estou apto e não me deu as vias e agora

  26. Meu pai é mecânico, trabalha em uma fábrica de cimento, com os anos, adquirir art. chegando a fazer várias infiltrações, e ligamentos, pois continuou na mesma função, tendo que descer e subir escadas o tempo todo com peças pesadas….esse ano ele teve que por prótese total de joelhos…faz 1 mês e meio que operou, e não mudaram ele de função de novo…ele continua subindo e forçando o joelho recaem operado. E já passou no médico do trabalho, médico este que o deu como apto pra função. Quem tem que dar uma declaração de mudança de função neste caso? O medicoque o operou ou o médico do trabalho?

  27. Boa noite
    Gostaria de saber, se o ASO é conforme conta na NR7 emitido em duas vias, pois na minha especialização de Enfermeiro do Trabalho, foi feita uma observação em que se deve ser emitido em 03 vias? e se exames complementares do tipo Audiometria de ser acompanhado do exame clinico do Médico.

    att Ronaldo

  28. primeira pergunta é doença cronica é considerada acidente de trabalho? segunda pergunta. estou fazendo uma denuncia contra o medico examinador junto ao CRM só que eles alegam que a ASO esta ilegível não aparece com clareza o CRM DO MÉDICO com clareza tanto é que a empresa preencheu a caneta. enviei pro conselho regional de medicina junto com todos os exames ultrasonografia que tenho e esta ultrasonografia mostra que tenho BURSITE E UM RUPTURA NO OMBRO POR MOVIMENTOS REPTITIVOS. O CONSELHO ESTA ME PEDINDO UM ASO COM CLAREZA.A PERGUNTA É.EU PEÇO ESTE ASO NA CLINICA OU NA EMPRESA.

    1. A empresa tem uma cópia, caso a mesma tb esteja ilegível solicite ao RH de sua empresa que tome medidas para que seja emitida uma nova via para a prestadora de medicina ocupacional, caso o RH não solicite, você tem direito a consultar o PCMSO.

  29. Bom dia,gostaria de saber qual a obrigação da empresa no meu caso que fiz os exames periodicos para troca de funçao para meio oficial de refrigeração em agosto e ate agora não veio
    E agora dia 23/12fui diagnostigado com pneumonia tô terminando o tratamento como fica minha situaçao na empresa?

  30. Olá, gostaria que tirassem uma dúvida minha. Vou prestar concurso para a prefeitura da minha cidade, no edital diz que deve-se apresentar vários documentos para a posse do cargo e o ASO aparece na lista, o ASO é obrigatório para todos? ou só pra quem vai trabalhar em um setor de risco? ou é para quem é deficiente?
    no meu caso vou prestar concurso para ser secretária, esse tipo de emprego não me oferece nenhum risco e não sou portadora de nenhuma deficiencia, preciso fazer esse exame ASO? E como que é o procedimento para realiza-lo? aonde faço?. Solicito ajuda, aguardo resposta. desde já agradeço.

  31. Boa tarde, trabalhei em uma empresa ferroviária risco 03, e fue desligado sem o ASO e com problemas de saúde comprovados,que devo fazer?

  32. Tenho uma dúvida. Em Janeiro de 2015 a empresa me encaminhou para o. Médico do trabalho por causa da tendinite e bursite trabalho de caixa. Só que a medica me deu uma carta escrita que estou apta com restrições so posso pegar até 1kg no ombro direito minha dúvida e se essa carta Vale para o ano de 2016 também? A empresa pode me mudar de função? Obrigada fico no aguardo!

    1. Vc pode mudar de função sim,que pode ser temporária .Também vc deve realizar um tratamento com antiinflamatórios e fisioterapia, caso seja um processo agudo vai haver recuperação após o tratamento. Poderá também retornar o trabalho anterior,Deve ser verificado seu posto de trabalho ,se não há posições viciosas,se há pausas,se faz outra atividade extra,uso de computadores ,teclados fora do trabalho ,qto tempo?. São várias investigações que devem ser feitas ,avaliar e dar a melhor solução para o colaborador e sr já é um processo crônico,tb tem q se avaliar o início do quadro clínico,funções ,anteriores,se deve ser afastado ,e submetet-se a tratamento específico, e ou mudar de função.

  33. Boa tarde, tenho que realizar o ASO anual, tenho vários anos na empresa mas estou com tendinite nos punhos e dor no joelho, devo informar na inspeção ou isso vai me prejudicar no trabalho?

  34. Gostaria de saber se o exame admissional pode ser utilizado em outra empresa na mesma função e qual o prazo de validade se poder ?

  35. O funcionario faz um aso de mudança de função, A partir dai vamos contar um ano apos o admissional, ou um ano apos o aso de mudança de função?

  36. Fui demitido recentemente e preciso realizar a homologação. No meu caso, preciso apresentar a ASO, porem não possuo mais minha via. Posso pedir uma nova via no trabalho?

  37. fiz o exame admicional em uma empresa e deu tudo ok, começei a exercer minha função no mesmo dia, porém após um mes do exame fui demitida ainda sem terem assinado minha carteira. tenho algum direito a receber porque não recebi nada.

  38. fiquei afastada por motivo de cirurgia 30dias de afastamento o médico da fábrica mim liberou e deu o atestado aso e dia 27/06/16 vou fazer a perícia queria saber caso eu não apresente o atestado aso na pericia o que acontece? mim responde por favor.

  39. Bom dia,
    Trabalho no escritório de uma indústria. Com a mudança de estação, o sol começou a bater a tarde toda diretamente em mim, principalmente em meu rosto. Tenho histórico de câncer de pele na família e sou muito branca. Conversei com minha patroa (dona da empresa) e expliquei que estou indo embora todos os dias com o rosto ardendo e vermelho. A mesma me pediu para procurar um papelão pra tapar o sol……Detalhe, os vitrôs são grandes e não será resolvido dessa forma. Tratou o assunto com descaso.
    Neste caso, devo procurar pela saúde ocupacional para deixar isso documentado?

  40. ola.
    Na empresa onde trabalho um funcionario realizou o exame periodico e o mesmo deu INAPTO por causa da pressão. e
    Qual o procedimento que a empresa tem que ter diante deste quadro?

    Agradeço

  41. Ola, infelizmente um colega, admitiu um funcionário na quinta-feira e pediu para ele fazer o exame admissional e na correria acabou esquecendo e o funcionário não fez e no final de semana o funcionário se acidentou e vai ter que fazer uma cirurgia e ficar afastado 6 meses, qual a melhor forma de proceder nesse caso ?
    Quais riscos ele corre ?

  42. Oi Fiz o exame admissional 25/07/2016 , a empresa está com todo meus documentos durante todo esse período inclusive com minha carteira de trabalho. Tenho o ASO comigo ! Agora pergunto já perdi uma oportunidade de emprego por causa que tenho a esperança de trabalhar na empresa, eles estipularam q prazos q seria dia 01/08 e não me contrataram , ficou pro dia 16/08 novamente ficou para dia 01/09 ,depois o prazo ficou novamente dia 16/09,liguei hj pra pessoa q trabalha no Rh e perguntei quando eles teriam uma posição da minha contratação , ela me respondeu precisaria de uma posição da matriz , estou muito cansado , com tudo isso pois já perdi oportunidade em outra empresa pq tenho feito todos os exames admissionais e pretendo trabalhar com eles, mais pelo q vejo não vão mais me contratar !!O q devo fazer, tenho direto de alguma coisa??

  43. Bom dia , meu ASO venceu a quatro meses fiz ao exame periodico no fim de setembro ficou faltando o clinicoa empresa me botou de aviso dia 6 de setembro , ai passei pelo medico da empresa ele me deu como apto sendo que eu to fazendo tratamento de nervo ciatico quase não consigo me locomover pois minhas atividade e trabalho em altura como proceder.

  44. Ola, eu não recebi cópia dos meus exames que fiz para entrar na empresa, comprovando que estava apta ao trabalho, já tenho 6 meses na empresa e vou precisar de uma cópia desse documento. como proceder? eu posso exigir da empresa uma cópia no rh ? ou a empresa pode me negar istp?

    1. Uma via do ASO deve ser entregue ao funcionário. A cópia dos exames são arquivados na empresa de medicina ocupacional e ficam a disposição do médico coordenador para que o mesmo possa traçar um histórico clínico do trabalhador. Caso queira a cópia de algum exame, solicite ao Rh e o mesmo entrará em contato com a empresa de medicina ocupacional para que enviem uma cópia.

  45. Fui demitido e me trouxeram a aso pra mim assinar em casa pq precisavam com urgência, so que a aso nao veio preenchida e mesmo assim eu assinei esta certo isso? Ou tinha q estar preenchida antes de eu ter assinado?

  46. Gostaria de saber se a empresa pode exigir ou solicitar os exames complementares ou a anmnese do funcionario, uma vez que fica arquivados na empresa de medicina ocupacional,

  47. Os exames complementares ficam na empresa de medicina ocupacional para que o médico coordenador posso traçar um histórico clínico dos funcionários (de sua admissão até sua demissão) conforme cada exame realizado, esses exames arquivados no RH de nada teriam serventia a não ser ocupar espaço, mas, caso queiram, vocês podem solicitar esses documentos ou cópias, visto que o Médico Coordenador deve ter acesso à esses documentos, verifique a real necessidade de tê-los em uma gaveta dentro de sua empresa.

  48. Fui comunicado da minha dispensa sem justa causa num sábado através de um telegrama e de imediato tive uma crise hipertensiva. Procurei meu médico e ele me deu um atestado de 15 dias de afastamento para investigação das causas. Como sera o procedimento da empresa ao apresentar o Atestado de 15 dias no Exame demissional, a ser realizado na segunda-feira? Poderei ser demitido ou terão que aguardar o término do atestado?

  49. Bom dia !!

    Tenho uma dúvida ? Como coloco na CTPS do colaborador sua mudança de função a mesma data do aso, um dia depois ou um dia útil depois da data do exame de mudança de função?

  50. Bom dia!

    Gostaria de saber se o colaborador terá que realizar todos os exames novamente para a mudança de função, sendo que o mesmo tem 8 meses na empresa!?

  51. Boa noite, entrei na empresa que eu trabalho em 2010 entrei como marinheiro de convés meu ASO, como marinheiro, hoje sou contramestre meu ASO como contramestre, e está na minha carteira de trabalho como contramestre, agora a empresa me mandou eu fazer o ASO, como marinheiro isso é correto.

  52. Uma empresa pequena (LTDA) prestadora de serviços, em escritório- treinamento, com dois sócios, e um funcionário CLT. Na empresa onde realizam suas atividades solicitou o ASO dos 3 Diretor executivo, gerente executivo e secretária, e outros documentos, como a empresa já existe e não possuem nenhuma documentação de segurança fiquei me dúvida quanto ao tipo de ASO. Seria o admissional ou periódico?

  53. Fiz os exames do ASO e fui considerado apto para minhas atividades, porém, não fui contratado pela empresa por motivos não esclarecidos. Estou exigindo todas as cópias dos meus exames, por considerar que são documentos de natureza confidencial, já que fui considerado apto e não fui contratado. A empresa se nega a entregá-los. O que devo fazer?

  54. Bom dia
    Sou professora de educação infantil, sofri um acidente de trabalho há 2 anos, cirurgia na coluna, voltei ao trabalho após 5 meses. Hoje tenho que atribuir uma nova sala, mas não tenho um relatório de restrição para trabalhar com turmas maiores (que não necessitam mais de colo). Quem emite este relatório?????

  55. O exame admissional foi realizado por uma empresa especializada, porém o demissional foi realizado por um médico contratado pela empresa. Isso ta correto.

  56. Tenho um funcionário problemático e encaminhei para fazer o ASO demissional, mas veio que ele não esta APTO a ser demitido o que a empresa deve fazer???

  57. bom dia,

    posso aproveitar o exame demissional, de um colaborador, para admiti-lo em minha empresa, a demissão dele em outra empresa foi em julho de 2017 e a admissão dele em minha empresa 02/01/2018, por tanto o exame dele só tem 05 meses?

  58. Olá, Boa noite.

    O colaborador que realizou exame periódico em 29/1/18 e foi promovido para outra função 15/2/18 sem implicar na mudança dos riscos, deve realizar novo exame periódico somente constando o exame clínico para atualização do ASO?

    Desde já, agradeço seus préstimos.

    Abraço!

  59. Bom dia,

    Tenho uma duvida, um colaborador que realizou exames admissionais pra uma area e será transferido para outra com os mesmos riscos, posso reaproveitar os exames para essa que ele fez primeiramente podem ser reaproveitados para a area que será transferido ou tenho q refazer todos os exames necessariamente? Existe algum criterio para o reaproveitamento de exames ou é algo acordado com a clinica que os realiza? Aguardo retorno

  60. Bom Dia!

    Posso pedir para empresa uma cópia dos resultados dos exames da minha admissão? E se sim, eles podem ser obridado a mim fornecer caso não queiram?

  61. Bom dia,

    Referente ao um colaborador o qual necessita de realização de exame de mudança de função, porém o mesmo já realizou os exames que são pedidos para a nova função no exame admissional ou periódico o mesmo deve refaze-lo?.
    Exemplo 1:
    Colaborador admitido no dia 07/12/2017 realizou no Aso admissional os exames de Audiometria, eletroencefalo e eletrocardio o mesmo irá ter mudança de função no dia 15/07/2018 e para a nova função contemplaria Audiometria, eletroencefalo, eletrocardio e colinesterase. Sendo assim ele deverá repetir todos os exames ou somente colinesterese?

  62. Boa tarde, quanto tempo posso ficar com um ASO retido por falta de exame complementar? Por exemplo , emiti um ASO em 20 de Setembro de 2018, porém tem um exame complementar para ser realizado. Até quando eu posso esperar esse resultado laboratorial para entregar o ASO ?

  63. Boa noite,
    Gostaria de saber se o empregador é obrigado a fornecer o ASO para o funcionário, uma vez que o mesmo está em processo de aposentadoria por invalidez, porem por manobras do governo o funcionário que estava afastado a mais de 10 anos recebeu alta pela perícia médica, porem o empregador compreende também que o mesmo não tem condições de retorno as atividades profissionais, mas se nega a emitir o ASO. Como proceder?
    Obrigado
    Alexandre

  64. Bom dia,
    O informativo sobre o exame de retorno ao trabalho deve ser realizado pela empresa com antecedência, ou pode ser no mesmo dia da consulta agendada?

    “Informar ao trabalhador data, horário, local para realização do exame admissional e médico responsável pelo exame, de maneira formal – documentada.”

  65. Boa noite. A empresa me informou que o ASO poderia ser feito em um dos dois expedientes: manhã e a tarde. Escolhi ir a tarde. Mas ao ser considerada apta para trabalhar, me dirigi a empresa para me apresentar para trabalhar. Meu gestor disse que se não conseguir justificar por que não foi fazer o ASO logo pela manhã, para assim trabalhar no expediente da tarde, eu levarei falta no período da manhã. A empresa pode fazer isso?

  66. Bom dia, fui encaminhado para realizar um ASO numa Clinica e esta solicitou Exame de ACETONA, e recebeu o material, mas deu errado, pois teria que SER o material coletado em estado sólido, CONGELADO, para que o exame seja realizado. E demora 5 dias pra receer o resultado. Pode me dizer a razão dessa nova exigência? Antes, eram exames de sangue, e audio, espectometrico, pressão e tal. Agora além do exame de sangue, tem o da URINA, eletrocardiograma…estou aguardando resposta. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a utilização do site. Saiba mais